O que é intraempreendedorismo? Saiba como empreender dentro da empresa
16 de agosto de 2020
O que é autoliderança e por que ela é importante para você
13 de setembro de 2020

Caito Maia, da Chilli Beans, reinventou o mercado

Caito Maia é um dos empresários de maior sucesso do Brasil, mas ele é também um grande investidor, se destacando junto com os outros quatro do programa Shark Tank Brasil.

Como fundador da Chilli Beans, o empreendedor persistiu, inovou e chegou a um patamar que poucos já chegaram, superando inclusive a falência da sua primeira empresa devido à má administração.

É isso mesmo!

Quer conhecer mais da história de Caito Maia?

Então fique por aqui e acompanhe as próximas linhas desse texto!

Quem é Caito Maia?

Nascido em São Paulo em 1969, Caito Maia, ou Antônio Gomes Pereira Filho, seu nome de registro, é o dono de uma das marcas mais revolucionárias do Brasil: a Chilli Beans.

Mas você sabia que o empresário jamais teve como sonho ser empreendedor e menos ainda trabalhar com óculos?

Na verdade ele queria mesmo ser músico.

Inclusive, Caito chegou até a se tornar vocalista e guitarrista de uma banda de rock, a Las Ticas Tienen Fuego, que em 1996 foi indicada a um importante prêmio da televisão, o Video Music Brasil, da MTV.

Para ganhar um dinheiro extra, o empresário comprava óculos escuros nos Estados Unidos e revendia no Brasil.

Com o sucesso do negócio, ele achou que seria interessante ampliá-lo revendendo também para lojas de varejo.

Foi aí que surgiu sua primeira empresa, a Blue Velvet, atacadista de óculos.

Apesar do grande número de vendas, Caito tinha bastante dificuldade em administrá-la, fazendo com que fosse à falência.

Mas ele não desistiu.

Pegou o que sobrou do estoque e montou um quiosque no Mercado Mundo Mix, grande evento realizado em São Paulo voltado a roupas e acessórios.

Era o início da Chilli Beans, que se destacou com relação às demais marcas e acabou realizando um número enorme de vendas logo na inauguração.

Só um parêntesis: o nome da empresa tem tudo a ver com o gosto pessoal do empresário por pimenta!!!

Voltando… a partir daí foi só sucesso.

Em 2000 a Chilli Beans abriu o primeiro quiosque em um shopping e em 2001 a primeira franquia.

Hoje ela conta com mais de 750 lojas espalhadas pelo Brasil e também por países como Estados Unidos, Portugal, Caribe, Tailândia, Chile, Colômbia, etc.

Caito ainda foi além e passou a oferecer mochilas e bolsas, isso sem contar as roupas íntimas, guitarras, bicicletas e chinelos de empresas licenciadas que contam com o logo da marca.

As sacadas de Caito Maia

Quem ia imaginar que Caito Maia, depois de ter falido uma empresa por não saber nada de administração, conseguiria se reinventar e se tornar um dos empresários de maior sucesso do Brasil.

Inclusive, ele é também um dos investidores de destaque do programa Shark Tank Brasil, ao lado de empresários como Cristiana Arcangeli (do segmento de moda), João Appolinário (Polishop), Robinson Shiba (China in box) e Camila Farani (investidora-anjo).

Mas quais foram as grandes sacadas dele, afinal?

1 – Inovação

Caito Maia fez um modelo de negócio na Chilli Beans bastante diferente, o self service.

Isso significa que na loja o cliente fica totalmente à vontade para pegar e experimentar quantos óculos quiser.

Outro ponto interessante com relação à inovação está nos designs dos produtos.

Eles são bem diferentes do que se encontra no mercado, com cores vivas, detalhes em dourado, tamanhos maiores, etc.

A marca ainda lança modelos diferentes a cada 45 dias, uma forma de atrair cada vez mais clientes.

E você, como acha que pode inovar no seu negócio?

2 – Persistência

Caito Maia não desistiu quando viu seu primeiro negócio falir.

Ele foi atrás para entender de administração e finanças e apostou na sobra de mercadoria e em vendê-la no quiosque de um evento para tentar recomeçar.

Mais tarde o empresário incluiu no portfólio da Chilli Beans mais produtos além dos óculos e fez parcerias com outras empresas para conquistar ainda mais mercado, tornando a sua marca extremamente valiosa.

Qual é a lição?

Quando tudo parecer ruim, procure meios de recomeçar.

Mais importante do que colocar muito dinheiro no seu negócio é fazer a coisa certa e da forma certa.

3 – Crescimento

Caito Maia não se tornou apenas um grande empresário, mas também um baita investidor, ao ponto de ser um dos destaques do programa Shark Tank Brasil.

Então, se você acha que o seu negócio já chegou em um bom patamar, veja o que mais pode fazer para alavancá-lo ainda mais.

Talvez se surpreenda consigo mesmo!

Caito Maia é sim um dos empresários de maior sucesso do Brasil.

Se inspire na sua história de sucesso para fazer a diferença como empreendedor!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

2 Comentários

  1. […] de bem-sucedido e muito inteligente, sua visão sobre dinheiro era bastante […]

  2. […] Construir uma identidade para o seu negócio é um processo que envolve muita atenção aos detalhes e dedicação ao trabalho. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.