O Discurso do Rei: aprendizados para inovar a liderança de equipes
31 de maio de 2022

Como aplicar a metodologia ágil para obter melhores processos e resultados?

Para muitas empresas, o momento de transformação no mundo corporativo que estamos vivendo teve origem na metodologia ágil e sua abordagem para projetos de desenvolvimento de software.

A lógica é simples: quanto mais conduzir processos ágeis e menos custosos, maior a tendência que sejam influenciados com aumento na produtividade e conclusão de tarefas, focados na qualidade do produto final e em melhores resultados.

Além de propiciar um minimalismo operacional, ou seja, um fluxo de operações mais flexível, aderente às mudanças, sem tantos atritos, esforços e obstáculos desnecessários.

E o que isso quer dizer?

A metodologia ágil, ou agile, engloba métodos diferenciados, porém todos alinhados aos valores e princípios centrais descritos no Manifesto Ágil.

Por isso, contribuem para que equipes desenvolvam soluções mais eficientes, dinâmicas e sejam mais bem-sucedidas do que as convencionais.

Vamos agora identificar a história do Manifesto Ágil e o que tem de tão valioso nesse tipo de metodologia para adotá-la em seu negócio?

Confira a seguir cada etapa que preparamos sobre esse conceito!

Manifesto Ágil: uma breve história

A metodologia ágil surgiu em resposta às expectativas de um grupo de desenvolvedores de software, cansados da abordagem tradicional baseada no modelo “cascata”.

A metodologia da época, e estamos falando da década de 1990, funcionava de maneira linear e sequencial, com uma cadeia de eventos normalmente inflexível e resistente às mudanças.

Eles estavam descobrindo que as armadilhas desses métodos pesados, como falta de flexibilidade, adaptabilidade e até autonomia, tornavam o ambiente de trabalho sufocante e extremamente difícil para incorporar seus aprendizados.

Totalmente o contrário do que se conhece sobre o meio de desenvolvimento de softwares, com mudanças e otimizações sendo parte do ciclo de criação do produto.

E para fazer isso, os profissionais precisavam de ciclos de desenvolvimento mais curtos, chamados de sprints, processos mais abrangentes e iterativos, e feedbacks e testes constantes.

Então, em 2001, o mesmo grupo de 17 mentalidades inovadoras se reuniu em Utah, nos EUA, para discutir os princípios básicos da metodologia ágil, criando o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software.

Este ano de 2021, celebra-se o seu 20º aniversário e sentimos de compartilhar esse marco e refletir sobre sua notável jornada nas últimas duas décadas.

Metodologia Ágil: valores principais

Para que as equipes aderissem a uma metodologia ágil para trabalhar de forma rápida e colaborativa, dentro do prazo e orçamento de um projeto, estabeleceu-se quatro valores principais:

  • O foco deve ser mais nos indivíduos e interações em vez de processos e ferramentas;
  • O software funcional é mais importante do que uma documentação abrangente;
  • A colaboração do cliente é mais vital do que a negociação do contrato;
  • O processo deve responder às mudanças ao invés de seguir um plano.

Se os respectivos valores repercutem centrados no desenvolvimento de software, não se preocupe!

É comum associar a metodologia ágil com equipes de TI ou de produtos digitais desenvolvidos com software em mente, mas com o passar dos anos, sua aplicação se espalhou pelo mercado, sendo utilizada na gestão de projetos como um todo.

Aliás, seus valores são orientados para as pessoas e usuários finais, e também úteis para guiar diversos outros tipos de equipes a atingir seus objetivos.

Portanto, esteja você criando um software ou algo totalmente novo como uma ação de marketing, finanças e recursos humanos, existem muitas soluções aplicáveis, independente do seu setor atuante.

Metodologia Ágil: doze princípios

A metodologia ágil tem por finalidade maximizar a produção das equipes de projetos e os resultados gerados aos clientes, tendo por base doze princípios:

  1. Ter como prioridade a satisfação do cliente por meio de entregas contínuas e rápidas de software valioso;
  2. Ser receptivo a alterações nos requisitos em qualquer fase do processo para melhor oferecer vantagem competitiva ao cliente;
  3. Efetuar entregas frequentes de produtos ou serviços no menor período de tempo possível;
  4. Reter a colaboração das partes envolvidas em todo o projeto, diariamente;
  5. Construir projetos em torno de indivíduos motivados. Para tal, forneça o ambiente, as ferramentas e o suporte de que precisam e confie neles para realizar as atividades.
  6. Estimular a comunicação ativa e reuniões presenciais, que transmitem as informações assertivas ao time de colaboradores;
  7. Corresponder a medida primária de progresso ao software em funcionamento;
  8. Processos ágeis promovem o desenvolvimento sustentável. Logo, os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de assegurar um ritmo contínuo e cíclico;
  9. Manter atenção frequente à excelência de design e técnica, aperfeiçoa a agilidade;
  10.  Abolir o máximo de esforços que não geram valor ao produto, pois a simplicidade é parte vital de uma gestão ágil eficaz;
  11.  Equipes auto-organizadas produzem a melhor arquitetura, design e requisitos do projeto;
  12.  O time de colaboradores expressa sobre como ser mais prestativo por meio de adaptação e inspeção regulares, ajustando seu comportamento de acordo.

Como vimos acima, os princípios da metodologia ágil de gerenciamento de projetos contam com um processo altamente colaborativo, com fortes pilares interpessoais.

Conheça os benefícios da Metodologia Ágil

A implementação de uma metodologia ágil na gestão de projetos traz uma série de benefícios para as empresas.

Segundo a 15ª Edição do Relatório State of Agile, a mais longa pesquisa anual contínua de técnicas e práticas ágeis, a importância da organização dar esse passo refere-se à uma transformação estrutural, operacional e estratégica.

Aqui estão as oito principais razões para adotar a metodologia ágil e determinar o sucesso da sua jornada, relatadas pela pesquisa:

  • Visibilidade dos projetos;
  • Alinhamento entre a empresa e seu TI;
  • Tempo ágil de entrega e para o mercado;
  • Motivação e promoção dos funcionários;
  • Redução de riscos associados aos projetos;
  • Previsibilidade nos projetos;
  • Aprimoramento da habilidade de gerenciar prioridades;
  • Avanço na produtividade.

Isso tudo mostra que os entrevistados procuram medidas prósperas com foco externo, como satisfação do cliente (59%) e valor do negócio (58%).

Em contraste com métricas internas, como escopo do produto (19%) e visibilidade do projeto (30%).

Está evidente que os entrevistados continuam a ver o valor de ampliar a adoção do Agile como uma forma de alcançar resultados de negócios críticos.

Dois terços deles, identificaram o gerenciamento de prioridades, visibilidade e alinhamento entre negócios e TI como tendo o maior impacto positivo da aplicação da metodologia ágil.

Como aplicar a metodologia ágil?

Para que a metodologia ágil tenha todo tipo de impacto transformador que você espera, precisa de suporte, aceitação, e claro, algumas pessoas verdadeiramente excepcionais na sua equipe.

Portanto, se você está se perguntando como se tornar ágil, aqui está o que você precisa ter em mente para prosseguir.

  • Pessoas e ferramentas certas

A metodologia ágil de gerenciamento de projetos conta em priorizar o recrutamento e contratação de novos talentos.

Encontre as pessoas certas, capacitando-as para implementar as estruturas dos métodos ágeis, incluindo as mais cotadas Scrum, Kanban, Extreme Programming (XP) e Adaptive Project Framework (APF), e você já estará na metade do caminho.

  • Cultura Organizacional

Sem dúvida que para implementar a metodologia ágil em sua gestão de projetos, se faz urgente uma mudança cultural em sua empresa.

Ainda de acordo com o 15ª Relatório do Estado do Agile, surpreendentemente a cultura organizacional, uma vez regularmente citada como uma barreira para a adoção, não é mais um grande desafio.

Este é um desenvolvimento empolgante que exigirá mais comprometimento e validação de líderes e colaboradores para adequar ao modelo operacional proposto, alinhando as entregas conforme as diretrizes da metodologia ágil escolhida.

Lembre-se: a necessidade de velocidade imposta por uma metodologia ágil não será temporária e depende de muitos fatores, um deles é a tecnologia.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.