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Como Miguel Krigsner, de O Boticário, tornou a franquia a maior do mundo?

Miguel Krigsner é idealizador e dono da maior rede de franquias do Brasil e do mundo em perfumaria e cosméticos.

Fundada em 1977, a jornada de sucesso de O Boticário estava só inaugurando.

Quem diria que uma portinha de farmácia de manipulação, em Curitiba, iria se expandir em 15 países e 4 mil lojas brasileiras.

Nem Miguel Krigsner, na época recém formado em Farmácia e Bioquímica, ao decidir empreender, fazia ideia da proporção de faturamentos, empregos e iniciativas socioambientais que sua empresa representaria ao longo dos anos.

Como este recorde é possível?

Descubra aqui, nas próximas linhas deste artigo.

Miguel Krigsner e sua trajetória de empreendedorismo

Miguel Krigsner traz em seu DNA toda história de luta e resiliência dos seus pais judeus diante da Segunda Guerra Mundial e de tantos recomeços em lugares diferentes.

Ele nasceu na Bolívia e chegou ao Brasil aos 11 anos, junto com os pais, em plena década de 60.

A família fixou residência por aqui e criou um pequeno comércio de roupas no centro de Curitiba.

Toda inspiração para abrir um negócio próprio veio do pai de Miguel, um comerciante nato, com quem trabalhou desde muito jovem e aprendeu a valorizar as relações humanas.

E foi US$ 3 mil emprestados do seu tio, o que poderia ser um risco, que virou uma enorme oportunidade: O Boticário.

Krigsner fez acontecer porque teve visão, atitude e propósito, características que são essenciais para um empreendedor.

O pulo do gato em direção à rede de franquias

Vamos agora ficar por dentro das ações que impulsionaram Miguel Krigsner a conquistar novas franquias.

  • Construção da marca

Lá no início, quando a primeira loja ainda era uma farmácia de manipulação, Miguel Krigsner fabricava e vendia medicamentos dermatológicos antes mesmo de produzir cosméticos.

Daí o nome O Boticário: em homenagem aos antigos farmacêuticos e suas formas artesanais de manipular medicamentos.

Viu só, empreendedor?

Construir uma identidade para o seu negócio é um processo que envolve muita atenção aos detalhes e dedicação ao trabalho.

  • Conhecer público-alvo e produtos

Miguel Krigsner logo percebeu que o seu público-alvo era de mulheres e a sua sacada inicial foi fazer receitas originais de cremes faciais a base de algas marinhas e colágeno.

Agora diz aí: qual mulher resistiria aos encantos diários para cuidar da sua beleza?

A resposta é certeira: nenhuma!

Então você pode imaginar o sucesso rápido das suas fórmulas e novas criações circulando pela cidade.

A partir daí, o direcionamento da empresa passou a ser a fabricação de cosméticos.

Ficou claro como um forte conhecimento sobre produtos e consumidores faz toda diferença para os ganhos da empresa?

  • Locais estratégicos de venda

Outro passo importante de Miguel Krigsner, para crescer mundo afora, foi abrir a segunda loja, em 1979, no Aeroporto Internacional de Curitiba e adotar o sistema de franquias.

Genial agregar a localização estratégica de um aeroporto, onde grupos de variadas regiões são apresentados à marca e aos produtos.

Tão genial quanto isso é a possibilidade de revendê-los pelo Brasil e pelo mundo.

Mas afinal, o que move o interesse de tantas pessoas a comprar, presentear, consumir e revender os cosméticos e perfumaria de O Boticário?

Bingo se você apostou em qualidade, capricho e diferencial excepcionais da empresa em sua linha de produtos e serviços.

Olha só para alguns dos seus atrativos: 20 anos sem testes em animais, programas de reciclagem e ações de sustentabilidade.

Impressionante mesmo!

Só para você ter uma noção, hoje, são mais de 3.700 pontos estratégicos de venda e 900 franqueados em 1750 cidades do país, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Miguel Krigsner provou que por trás de uma marca há sempre caminhos abertos para você, empreendedor, construir experiência, maturidade e crescimento nos negócios.

Presleyson Lima
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