A história de superação de Alexandre Costa, o dono da Cacau Show
22 de setembro de 2019
Tesla, sobre o inventor que abriu caminho para o mundo sem fio
13 de outubro de 2019

O que está série tem a nos ensinar sobre liderança e empreendedorismo

Parks and Recreation é uma série de televisão americana bastante cômica.

Criada por Greg Daniels (de Saturday Night Live, Os Simpsons e The Office) e Michael Schur (de Brooklyn Nine-Nine e The Good Place), ela tem como protagonista a engraçada (mas dedicada) líder Leslie Knope.

Apesar das inúmeras risadas, quem assiste ao programa é enfático em dizer que a moça dá um belo show de liderança e empreendedorismo em todos os episódios.

Com uma confiança absurda em seu trabalho e uma facilidade diferenciada de visualizar o lado bom dos problemas e encontrar rápidas soluções, certamente ela tem muito a nos inspirar nos nossos negócios e empresas.

Saiba mais sobre a hilária líder de Parks and Recreation ao ler esse artigo e aproveite para “pegar” algumas valiosas lições!

Quem é Leslie Knope, de Parks and Recreation?

Leslie Barbara Knope é a personagem principal da engraçadíssima série Parks and Recreation.

Ela é interpretada por Amy Poehler, que também fez A Casa Caiu: Um Cassino na Vizinhança (junto com Will Ferrel) e deu voz à personagem Alegria no desenho da Pixar Divertida Mente.

Durante grande parte do programa a moça atua como vice-diretora do Departamento de Parques e Recreação da cidade fictícia de Pawnee, em Indiana, e acredita que o governo deve encontrar uma forma de servir e atender a população.

Mas a sua história começa ainda cedo, quando criança, ao ser inspirada a seguir uma vida de serviço público graças aos programas comunitários que desfrutava nessa época de sua vida.

Em determinado momento, porém, ela passa a se tornar membro do conselho da cidade e como vice-diretora atua em diversos comitês, como o de Igualdade de Oportunidades, o Diversão ao Sol, o Força-Tarefa para Banheiros Limpos, etc.

Sua intenção é simples: melhorar a cidade e alavancar na carreira.

Dá para perceber que apesar das cenas pra lá de cômicas, a protagonista tem muito a nos ensinar sobre liderança e dedicação e empenho para atingir objetivos, certo?

E parece que fez isso muito bem!

Pois é, a atuação da atriz atraiu tanto a crítica que ela foi indicada a vários prêmios até finalmente conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical em 2014.

O que Leslie Knope, de Parks and Recreation, nos ensina sobre liderança e empreendedorismo?

Leslie Knope, de Parks and Recreation, tem muito a nos ensinar sobre liderança e empreendedorismo, veja:

1 – Tenha confiança em si mesmo

Leslie diz, em Parks and Recreation, que um líder deve ter confiança em si mesmo e em seu trabalho.

Isso significa que quando ele atua com competência em um projeto ou lida bem com uma situação difícil é essencial que tenha orgulho de si mesmo.

Vamos transportar isso para a nossa vida enquanto líderes e empreendedores?

O simples fato do seu negócio ou projeto ter ido para frente e dado lucros já é um ótimo motivo para se orgulhar.

E isso não quer dizer arrogância ou falta de humildade, mas sim confiar no seu taco e ter a certeza de que pode fazer ainda melhor.

E é justamente essa sensação unida a ações inteligentes que fazem com que cresça e evolua profissionalmente.

2 – Você não vai agradar a todos

Leslie fala sobre o fato de não ser possível agradar a todos e sobre a importância de aceitar isso e seguir com o seu trabalho.

Afinal, ela acha que para cada pessoa que não acredita em você, existem muitas outras que o respeitam e admiram.

E é isso que deve considerar: a maioria e não a minoria.

E os motivos pelos quais não gostam de você podem estar relacionados às próprias frustrações e dificuldades dessas pessoas sobre si próprias.

Portanto, dê atenção a quem interessa e deixe os melindres de lado.

Isso vai te manter focado no seu objetivo!

3 – Enxergue o lado bom dos problemas e sempre encontre uma solução

Otimista, Leslie tem a capacidade de ver o lado bom das coisas e encontrar soluções rápidas para os problemas.

Caso você esteja lidando com um funcionário complicado, procure entender o que está acontecendo e de que maneira pode ajudá-lo.

Essa aproximação fará com que entenda o lado dele, mas também com que o colaborador abaixe a guarda e passe a dar uma oportunidade para você e para a empresa.

Da mesma forma, se tem um problema de difícil solução no seu negócio, aprenda com ele, se torne mais maduro e forte e procure resolver a situação da melhor forma possível.

Sempre existe uma saída!

Leslie Knope, da série Parks and Recreation, certamente tem muito a nos ensinar sobre liderança, além de nos fazer dar umas boas risadas!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.