Quantico: você pode ser um líder mesmo sem experiência nenhuma
25 de agosto de 2019
3 lições da série Stranger Things para a sua vida profissional
8 de setembro de 2019

Como ele tornou-se um dos empreendedores de maior sucesso do país?

Abílio Diniz é conhecido como o fundador do Grupo Pão de Açúcar e também como um dos empresários brasileiros de maior sucesso.

À frente da empresa da família por muitos anos graças à autonomia dada por seu pai, o empresário passou por crises no negócio e brigas com os irmãos, mas jamais deixou de lado o seu propósito de levar o Grupo Pão de Açúcar a um patamar de sucesso.

E foi justamente isso que fez com que a empresa se tornasse uma das mais valiosas do país.

Para conhecer um pouco mais dessa bela história de Abílio Diniz, fique por aqui e faça a leitura das próximas linhas.

Conheça a trajetória de Abílio Diniz

Nascido em 28 de dezembro de 1938 na cidade de São Paulo, Abílio Diniz é o primogênito entre seis irmãos.

A sua trajetória de sucesso começou quando trabalhava na doceria de seu pai, Valentim Diniz, e decidiu cursar a faculdade de Administração de Empresas para agregar conhecimento ao negócio.

Com o intuito de continuar estudando depois da graduação, Abílio queria fazer sua pós-graduação nos Estados Unidos quando seu pai fez uma proposta irrecusável: entrar em uma sociedade com ele, que estava prestes a abrir o supermercado Pão de Açúcar.

Por isso Abílio adiou os estudos por quase cinco anos.

Só em 1965 ele foi aos Estados Unidos se especializar em Marketing pela Universidade de Ohio e em Economia pela Columbia, em Nova Iorque.

É claro que os conteúdos ajudaram bastante o empresário a aprimorar o negócio que tinha com o seu pai, incluindo algumas ideias mais arriscadas de marketing e do mercado de ações.

Esses aprendizados também o auxiliaram a superar as diversas crises enfrentadas pelo Pão de Açúcar no começo dos anos 90.

Na época, Valentim pediu que Abílio retornasse à direção da empresa, função que já não ocupava há alguns anos.

Em troca, ele teria total autonomia para conduzir o negócio.

Foi com a sua ideia de lema “corte, concentre e simplifique” que o bilionário conseguiu recuperar o grupo da falência e dar início a um novo processo de expansão.

Ele também fez alguns cortes radicais, reduziu o número de lojas e vendeu ativos que pertenciam à família.

Só que essa autonomia não agradou os seus irmãos, gerando uma crise interna no Pão de Açúcar que durou até 1994, quando Abílio se tornou acionista majoritário.

Somente a sua irmã Lúcia continuou com 12% do grupo.

Em 1995 o Pão de Açúcar se tornou uma empresa de capital aberto, em 1997 passou a aplicar na Bolsa de Valores de Nova Iorque e em 1999 foi adquirida em 24% pelo grupo francês Casino.

Em 2003 Abílio deixou a presidência para se tornar conselheiro e só em 2013 ele se desligou do negócio por completo.

Desde 2014 o empresário se dedica majoritariamente ao grupo Península Participações, empresa de investimento privado focada na criação de valor a longo prazo.

Ele também conduz alguns outros negócios.

O que fez Abílio Diniz garantir o sucesso do Grupo Pão de Açúcar?

Foco, foco e mais foco, além do uso das estratégias certas foram as sacadas que fizeram Abílio Diniz recuperar o Grupo Pão de Açúcar e torná-lo uma empresa extremamente valiosa.

Observe que quando o seu pai o convidou para se tornar seu sócio e quando deu a ele autonomia para tocar o negócio, Abílio agarrou as oportunidades e fez jus à confiança que Valentim depositou nele.

É claro que esse tipo de pessoa jamais deixaria a empresa da família falir, ao ponto de fazer uma reestruturação significativa que mexeu com todos ao redor.

Mas essa era a solução para levantar o grupo, então ele foi em frente, mesmo enfrentando problemas com os irmãos.

Dá para ver o seu forte comprometimento e amor com o Pão de Açúcar, não é?

Sim, Abílio tinha muito conhecimento adquirido em importantes cursos, além de inteligência suficiente para apostar nas estratégias certas, mas sem um sentimento de propósito e de pertencimento, dificilmente a empresa seria o que é hoje.

Abílio Diniz não era o único membro da família na gestão do Grupo Pão de Açúcar, mas certamente era a pessoa certa para levar o negócio ao importante patamar que se encontra hoje!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.