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A história de superação de Alexandre Costa, o dono da Cacau Show

Alexandre Costa é fundador e CEO da Cacau Show, a maior rede de chocolates finos do mundo.

Fundada quando ele tinha apenas 17 anos de idade, a marca fatura bilhões e possui milhares de lojas espalhadas pelo país.

Mas o que será que fez o empreendedor garantir todo esse sucesso?

É o que você vai saber nesse artigo.

Te convido a fazer a leitura e conhecer a bela história de inteligência e persistência de um dos mais inspiradores empresários brasileiros: Alexandre Costa!

Quem é Alexandre Costa?

Alexandre Costa, ou Alexandre Tadeu da Costa (seu nome completo), nasceu em São Paulo em 1971.

Seu pai era tecelão e sua mãe vendedora domiciliar.

A trajetória do empresário começou ainda na infância, quando acompanhava a mãe nas vendas e participava de todas as suas estratégias de negócios.

Sim, ela tinha muitas.

Competente e habilidosa nas vendas, a moça ampliou sua atuação e passou a atender novos segmentos, incluindo o mercado de chocolates.

Só que a demanda era tão grande, que o fabricante do doce não dava conta de cumprir as suas solicitações.

Foi quando ela finalizou as atividades em 1985.

Em 1988, Alexandre, com 17 anos, quis retomar aquela ideia, mas por conta própria.

E o sucesso começou quando ele recebeu, na Páscoa, uma encomenda de 2000 ovos de 50 gramas.

Porém, a fábrica parceira não conseguiu produzir os produtos.

Mas o empresário não desistiu!

Pegou 500 dólares emprestados com o tio, comprou matéria prima e junto com a cozinheira Dona Cleusa conseguiu entregar a encomenda depois de três dias de trabalho intenso.

Isso o inspirou a seguir no ramo, até porque, identificou um mercado carente por esse tipo de produto.

Em um primeiro momento a Cacau Show apenas revendia para comércios, mas Alexandre já estava vivenciando o processo de vendas e tinha um cuidado especial com os produtos e uma relação diferenciada com os clientes.

Em 1996 o moço então passou um período na Bélgica e fez diversos cursos voltados a chocolate para aprimorar as suas habilidades com o item.

Em 2001 abriu finalmente a sua primeira loja, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo.

Um ano depois a Cacau Show já tinha 18 pontos franqueados, garantindo um crescimento acelerado da rede, ao ponto de se tornar a maior empresa do ramo no Brasil.

Em 2008 ela ainda conquistou o posto de maior rede de chocolates finos do mundo e dois anos depois atingiu a marca de 1000 lojas espalhadas pelo país.

Tudo isso graças ao entendimento que Alexandre tinha do mercado e também à sua estratégia de padronização dos pontos físicos.

Daí para frente não só a marca, como também o empresário conquistaram uma série de prêmios de relevância no mundo do empreendedorismo.

Alexandre ainda fundou o Instituto Cacau Show voltado à promoção social da população de Itapevi, região em que fica localizado junto com a principal fábrica da empresa.

Mas o que chama a atenção mesmo é o seu posicionamento com relação aos valores da empresa, que para ele devem ser baseados na satisfação do cliente.

É por isso que a marca possui uma enorme gama de produtos, o que garante o atendimento aos mais diversos gostos.

Quais as estratégias utilizadas por Alexandre Costa para conquistar o sucesso com a Cacau Show?

O dono da Cacau Show usou algumas estratégias bastante simples para atingir esse excelente resultado:

1 – Se inspirou em uma pessoa de sucesso

A pessoa de sucesso para Alexandre Costa era a sua mãe, que tinha uma habilidade diferenciada para os negócios.

Nós também temos que nos inspirar em pessoas assim para tirar algumas “sacadas” para a nossa empresa.

E isso não significa fazer igual, mas sim apostar em competências de outros empreendedores para a nossa evolução.

Alexandre pegou o que a sua mãe tinha de melhor e se inspirou nisso para criar o seu negócio e fazer com que ele alavancasse.

Então, se você ainda não tem alguém para se inspirar, procure por um empresário fora da curva.

Siga essa pessoa nas redes sociais, veja o que ela está fazendo e busque as suas melhores estratégias para utilizar na sua empresa!

2 – Usou a estratégia mais assertiva

Alexandre Costa identificou um mercado carente e apostou no foco e cuidado com o cliente, ótimo produto, lojas padronizadas e itens que atendessem a diversos públicos para obter sucesso.

Sim, se inserir em mercados carentes é uma ótima alternativa, principalmente se souber resolver as dores do público.

Mas é claro que você precisa ter um produto ou serviço que realmente faça a diferença na vida das pessoas.

E nem preciso falar sobre a importância do bom atendimento ao cliente, certo?

3 – Não desistiu

Nada, nada mesmo fez o empresário desistir, desde o começo da sua trajetória.

E com o negócio certo em mãos e atuando de forma assertiva, o sucesso era só uma questão de tempo.

A dica, portanto, é: se não der certo de primeira, tente outra estratégia de atuação.

Somos todos humanos e cometemos erros, então aprenda rápido com eles e retome as suas tentativas.

Mas se você tem certeza dos benefícios do seu produto ou serviço, jamais desista!

Alexandre Costa é certamente um dos empresários mais inspiradores do Brasil.

Inteligente e persistente, ele levou a Cacau Show simplesmente ao patamar da maior rede de chocolates finos do mundo.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

1 Comentário

  1. Joana Darques Rodrigues Soares disse:

    Bom dia! Eu e minha família somos revendedores Cacau show, na certeza de que futuramente iremos conquistar uma loja em nossa pequena cidade, por oferecermos produtos deliciosos d Cacau show.

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