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O que está série da Netflix tem a nos ensinar sobre vendas?

Better Call Saul

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Better Call Saul é uma série derivada de Breaking Bad que tem como protagonista o engraçado advogado de Walter White.

E por mais que os seus meios para atingir o sucesso sejam tão inadequados quanto os do traficante, as atitudes certamente são muito mais estratégicas do que você pode imaginar.

Saul (ou Jimmy, como é chamado) simplesmente entende quem é o seu público-alvo e quais as melhores formas de prospectá-lo.

E ele consegue de fato atingir o tão esperado sucesso.

Para saber mais sobre como Better Call Saul pode nos inspirar no quesito vendas, leia esse artigo e descubra!  

Sobre Better Call Saul

Better Call Saul se passa seis anos antes de Saul Goodman, interpretado por Bob Odenkirk, conhecer Walter White (Bryan Cranston) em Breaking Bad.

Mas não pense que ele já começa a série como Saul.

O protagonista, na verdade, é Jimmy McGill, um mero advogado de pequenas causas em busca de resolver a sua vida financeira e tomar um bom rumo nos negócios.

Com uma crise na carreira, falido e desiludido, um momento de desespero o leva a considerar a ideia de fazer o uso de uma pequena trapaça para conseguir trabalho.

O resultado disso, como já sabemos, é o nascimento de um poderoso Saul!

Criada por Peter Gould e Vince Gilligan, que também criou Breaking Bad, a série já possui quatro temporadas e é transmitida originalmente pelo canal AMC.

Porém, a sua distribuição em países da Europa e da América Latina fica por conta da Netflix.

O interessante é que a crítica tem gostado tanto do spin-off que isso lhe rendeu indicações para quatro Emmys do Primetime, três Writers Guild of America, dois Critics’ Choice Television Awards e um Screen Actors Guild Award.

Para melhorar, a sua estreia chegou a deter o recorde de maior audiência na história da TV a cabo, dá para acreditar?

O que Better Call Saul tem a nos ensinar sobre vendas?

Better Call Saul é perfeita para os empreendedores que precisam conhecer as melhores técnicas de vendas para conquistar um espaço ou crescer no mercado.

Ah, mas assim como em Breaking Bad, aqui também precisamos guardar as devidas proporções.

É claro que Saul conquistou o sucesso de forma muito controversa.

Ainda assim ele nos dá algumas dicas bastante valiosas.

Vamos a elas?

1 – Chame a atenção do público

Jimmy está gravando um vídeo em uma rodovia movimentada e bem na frente do seu outdoor quando um funcionário que fazia a manutenção no cartaz cai e fica pendurado apenas pelo cinto de segurança.

O seu desespero acaba atraindo diversos curiosos, que passam a filmar a situação.

Que bom que o herói Jimmy estava lá para escalar o outdoor e salvar o rapaz.

Herói?

Tudo não passava de uma encenação.

Ele simplesmente pagou o cara para fingir que ia cair.

Seja como for, o resultado foi fantástico!

O caso repercutiu na mídia e Jimmy finalmente ganhou a sua tão esperada autoridade.

Ainda bem que você não precisa trapacear para conquistar a mesma audiência que ele.

Basta usar as estratégias certas de marketing e mostrar todos os seus diferenciais!

2 – Descubra quem é a sua persona

Persona é diferente de público.

Trata-se do seu cliente ideal, com todas as características que ele tem que ter para se interessar pelo seu produto ou serviço.

Quando Jimmy conheceu a senhora Strauss e percebeu todo o seu interesse em contratá-lo, ele finalmente identificou a sua persona: os idosos.

Isso porque eles estavam dispostos a pagar para proteger o fruto de toda a sua vida de trabalho, como investimentos, poupanças e patrimônios.

Era um mercado carente e com um problema urgente a ser resolvido.

Portanto, estavam emocionalmente envolvidos com o negócio de Jimmy.

E, convenhamos, pegar pela emoção é uma das melhores estratégias de vendas.

O que ele fez?

Estruturou a sua empresa para atender esse público.

Jimmy entendeu que essas pessoas precisavam de apoio jurídico para não serem enganadas e que tinham que ter um advogado que fosse bom e lhes proporcionasse segurança.

O protagonista então assumiu esse papel e achou uma forma de passar a credibilidade que os seus clientes tanto necessitavam.

3 – Mude a sua estratégia de prospecção se for preciso

Quando Jimmy fica proibido de entrar nos asilos, ele logo precisa de uma nova estratégia de prospecção para conseguir chegar nos seus clientes potenciais.

O moço passa então a enviar mala direta com cartas de vendas por meio dos Correios.

É claro que hoje em dia essa técnica está muito ultrapassada.

Agora, ela foi substituída pelos famosos e-mails marketing extremamente eficazes.

Mas infelizmente a sua ideia não deu muito certo.

De 283 cartas, Jimmy recebeu apenas 1 resposta.

Sim, ele tinha que mudar urgente de estratégia.

Que tal apostar em um comercial de TV?

E por conhecer a rotina dos asilos, ele sabia que exatamente às 16h as pessoas estariam simplesmente paradas na frente da televisão.

Usando uma historinha e 100 dólares com dois estudantes de cinema, ele criou uma super produção capaz de atrair toda a atenção do seu público-alvo.

Pois é, a tática deu mais do que certo!

E a sua prospecção? Como anda?

Vale encontrar meios mais eficazes de chegar até o seu cliente?

Better Call Saul é uma interessante série que tem muito a os ensinar sobre vendas.

Aproveite essas dicas!

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