A quarta revolução industrial: saiba como esse livro pode te ajudar a se preparar
21 de julho de 2018
Você sabia que o mercado LGBT tem crescido bastante no Brasil?
4 de agosto de 2018

La Casa de Papel

La Casa de Papel é uma série policial espanhola criada por Álex Pina para a rede televisiva Antena 3, que foi disponibilizada no Netflix em dezembro de 2017 com uma nova edição e com uma quantidade diferente de episódios.

E ela realmente entrou no gosto do brasileiro!

As suas duas temporadas (a terceira está prevista para 2019) estão entre as mais assistidas por aqui, com episódios que realmente têm feito a cabeça de quem curte uma trama policial repleta de surpresas.

Mas será que essa série Netflix é apenas um mero entretenimento ou será que na verdade ela tem um monte de coisa legal para nos ensinar com relação aos nossos negócios?

Pra ser honesto, ela tem diversas lições de estratégia que vão calhar direitinho com a sua realidade enquanto empreendedor.

Quer saber quais são elas? Que tal então ficar por aqui e acompanhar a leitura desse artigo?

La Casa de Papel e as estratégias de negócios

La Casa de Papel é uma série tensa e empolgante, capaz de nos deixar horas e horas vidrados na frente da televisão, literalmente maratonando.

Mas como será que esse contexto de assalto a banco pode ajudar nas nossas estratégias de negócios?

É isso que você vai entender!

Para ser mais específico, a série Netflix possui situações bastante similares ao cenário do empreendedorismo, quer ver?

1 – Planejamento

Se você observar bem, em La Casa de Papel os personagens fizeram um planejamento minucioso do assalto, ao ponto de todos saberem exatamente o que fazer e quando fazer.

Vamos agora para uma analogia com os nossos negócios?

É só você identificar o que acontece quando faz algo que realmente dá certo.

Veja que esse resultado na verdade foi um reflexo de todo o seu planejamento feito com antecedência e de forma muito cuidadosa.

Basta ter um objetivo estratégico e colocar no papel todos os passos a serem seguidos para de fato atingir a sua meta, certo?

2 – Trabalho em equipe

Na série Netflix, cada integrante da equipe possui uma função específica no contexto do assalto, o que faz toda a diferença para o sucesso da operação.

Quem montou o grupo foi o professor com a estratégia de tentar fazer tudo sair da forma mais assertiva possível.

Apesar disso, alguns membros não realizam tão bem os seus papéis, o que é bastante comum no cenário do empreendedorismo, concorda?

A dica aqui é que você monte uma equipe complementar. Assim, se conhece mais de negócio, tenha um sócio (ou um colaborador) com maior expertise em vendas e uma outra pessoa focada em finanças.

Pode ter certeza de que esse complemento de conhecimento, talento e tarefas é essencial para o bom andamento do seu negócio!

3 – Antecipação aos acontecimentos

Em La Casa de Papel os assaltantes estão sempre um passo à frente da polícia, mesmo considerando os imprevistos que vão acontecendo ao longo do roubo.

Para isso, eles estudaram todas as situações que poderiam causar uma interferência, bem como as diversas ações que os oficiais eventualmente tomariam.

E quando você tem essa postura de antecipação no seu negócio, pode ter certeza de que as chances de obter sucesso passam a ser muito maiores.

É preciso estudar e analisar as variáveis, a concorrência, o mercado, o cliente e tudo que for preciso para criar os contextos das situações futuras.

É assim que você se prepara para os possíveis cenários positivos e negativos.

Ao antecipar os problemas, você estará muito mais preparado para eles e poderá sair da situação com facilidade e agilidade.

4 – Entendimento do concorrente

O professor de La Casa de Papel conhece muito bem todos os funcionários do banco e procura ter uma aproximação com a polícia e com a pessoa com quem está fazendo as negociações.

É dessa forma que ele consegue entender cada um de forma a facilitar o planejamento das suas ações.

A lição aqui é: conheça muito bem os seus concorrentes e saiba com quem está lidando.

Você precisa entender a forma como pensam e agem para que se diferencie e assim atraia a atenção do público para o seu negócio.

Gostou de conhecer as 4 lições de estratégia da série La Casa de Papel? Comente!

Se ainda não assistiu, assista!

Assista também as séries abaixo.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Empreendedor, Empreendedor Social, Investidor, Palestrante, Mentor, Conselheiro, Cientista, Político por vocação e Amante da inovação.

2 Comentários

  1. Wagner Marcelo disse:

    Muito bacana seu artigo!
    Parabéns pela iniciativa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *