Blockchain
O que é blockchain e como o conceito tem revolucionado as transações digitais?
27 de outubro de 2018
Big Data
Entenda mais sobre o big data e saiba como ele pode te ajudar a tomar as melhores decisões no seu negócio
25 de novembro de 2018

Mad Men: Conheça 4 lições que a série oferece a qualquer empreendedor

Você já assistiu Mad Men?

Se a sua resposta for sim, provavelmente percebeu o quanto a série mostra situações que se parecem muito com aquelas que você enfrenta no seu negócio, não é?

Mas a palavra que mais me vem à mente quando vejo um capítulo, com certeza é persuasão!

Saber vender o seu peixe, mostrar para o cliente que o seu produto é realmente bom, convencê-lo a comprar e a permanecer com a sua empresa, são pontos cruciais para o seu negócio e que certamente você encontra no contexto da série.

Mas se ainda não assistiu e quer saber mais a respeito, leia os tópicos seguintes e inspire-se nessas 4 lições!

Sobre Mad Men

Mad Men se passa nos anos 60, em Nova York, e tem como protagonista o autêntico Don Draper, que enfrenta dificuldades para permanecer no topo diante da grande pressão das agências de publicidade da Madison Avenue.

Os demais personagens são os funcionários da agência Sterling Cooper, os sócios de Don e também a sua família.

Toda a rotina do protagonista e as suas relações profissionais e pessoais escancaram as mudanças morais e sociais que os Estados Unidos passou durante essa década.

A competição entre homens e mulheres é bem forte e a publicidade é usada como ferramenta de persuasão para todos os profissionais.

As mulheres passam a ganhar independência e o uso de anticoncepcionais e calmantes começam a se fazer presentes na realidade do país.

Já a proibição do fumo e as políticas contra o assédio sexual nem sequer faziam parte do contexto. Estavam fora de cogitação, literalmente!

Mas o ponto mais alto da série fica por conta de como você se vende. Então, não importa muito o que é ou o que quer, mas sim o que mostra sobre si mesmo para as pessoas.

Enfim, a série Mad Men é uma produção HBO, que já foi premiada com dois Globos de Ouro, e é do mesmo produtor e roteirista da famosa “Família Soprano”.

4 lições de Mad Men para os empreendedores

São 4 as principais lições que a série Mad Men oferece a todos os empreendedores.

Confira!

1 – Faça o cliente perceber as vantagens do seu produto ou serviço

Em Mad Men, Don Draper tem a capacidade de vender qualquer coisa, incluindo a sua imagem.

Para ele, não basta você saber que é o melhor e mais talentoso. Precisa convencer as outras pessoas disso.

A lição, portanto, é que faça o mesmo com o seu cliente.

Ele também deve entender que você de fato oferece a melhor opção para ele.

Busque, então, meios para que identifique isso!

2 – Valorize o seu tempo

Don Draper diz, em Mad Men, que se você não tem algo importante para dizer, então não diga nada!

Assim, economize as poucas horas do dia para focar no que de fato é importante para a sua empresa.

Não desperdice tempo e atenha-se na estratégia e nos resultados do negócio.

Vá direto ao ponto e seja breve!

3 – Prepare-se para o inesperado

Na série Mad Men você encontra diversas situações inesperadas.

E o mundo dos negócios funciona exatamente do mesmo jeito.

Portanto, você precisa se preparar com antecedência para saber lidar com as surpresas que virão (e elas virão, pode apostar).

Afinal, é comum nos depararmos com o novo produto mais funcional do concorrente, com o cliente que deixa de comprar ou com o mercado que passa por dificuldades.

A lição aqui é que esteja preparado e que responda rapidamente aos imprevistos com ações estratégicas e inteligentes em prol do bom andamento do seu negócio.

Procure ter resiliência e sair rápido do problema!

4 – Esteja presente na medida certa

Você precisa aparecer, mas nem tanto.

Como assim?

A sua presença deve fazer a diferença para as pessoas, mas para isso não é necessário falar alto e extrapolar, capiche?

Basicamente, a sua figura precisa causar um efeito positivo, ao ponto de ela, por si só, já impor respeito, sem que para isso você precise ter atitudes mais extravagantes para chamar a atenção.

É assim na série e a dica vale muito para o seu dia a dia como empreendedor.

Gostou de conhecer as 4 lições que Mad Men oferece aos empreendedores?

Se ainda não assistiu, assista e inspire-se!

Leia também os artigos abaixo

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

2 Comentários

  1. Francisco disse:

    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.