Por que você deve pensar em ter um negócio recorrente?
O negócio recorrente talvez seja um dos modelos mais promissores dos últimos tempos.
Qualquer produto ou serviço que tenha um propósito de comodidade e de conveniência pode fazer parte da estratégia.
Muitas empresas, inclusive, têm se adaptado a essa nova realidade.
Isso mesmo!
Elas têm ampliado os horizontes ao integrar um novo tipo de serviço que, no final das contas, atrai um outro público ou encanta e fideliza o atual.
Foi exatamente o que aconteceu com a Wine, a maior importadora de vinhos do mundo.
O seu tradicional e-commerce recebeu um novo parceiro, o clube de assinaturas, bastante utilizado pelos amantes da bebida, que adoram se encontrar no sábado à noite para degustar os conteúdos das mais variadas garrafas recebidas pela Wine.
Mas afinal de contas, o que eu quero dizer com tudo isso?
Que essa estratégia é extremamente promissora e tem crescido consideravelmente nos últimos anos.
Sim, milhares de clientes estão interessados em adquirir produtos e serviços dessa forma, pode acreditar.
Portanto, a empresa que apostar em um negócio recorrente tem uma baita oportunidade de faturar muito alto!
Quais são as vantagens do negócio recorrente?
Para deixar mais claro os motivos para investir em um negócio recorrente, confira algumas vantagens dele a seguir!
1 – Renda garantida
Os serviços de assinatura permitem o faturamento a partir de uma periodicidade exata de pagamentos.
Assim, você garante aquela mesma renda mensal, semestral ou anual (a não ser que o cliente cancele, claro).
Já no modelo de compra tradicional, os clientes podem adquirir produtos ou serviços apenas uma vez na sua loja ou então em períodos muito diversificados.
2 – Fidelização de clientes
No negócio recorrente você fideliza aquele cliente que enxerga valor nos produtos ou serviços que oferece.
Eles são tão importantes, que o consumidor está disposto a pagar uma assinatura periódica para recebê-los todas as semanas ou meses.
Já na venda comum, por mais que você fidelize, não conseguirá saber quando esse cliente voltará a comprar.
Para isso, talvez precise fazer um trabalho diferenciado de marketing, como uma oferta, por exemplo, para poder levá-lo a uma nova aquisição.
3 – Atingir mais um nicho de clientes
Se você já tem um e-commerce, pode apostar que a implantação de um negócio recorrente vai atrair mais um tipo de cliente para a sua empresa, aquele que realmente precisa receber os produtos ou serviços com determinada frequência.
E quanto mais pessoas você atende, mais você ganha!
Obviamente, o cliente do e-commerce que já compra de você pode sim se tonar um consumidor de recorrência, o que é muito interessante porque assim você de fato o fideliza.
Mas não é bom contar com isso, afinal, a visão de valor para um e para outro pode ser bem diferente.
4 – Aumentar o faturamento
Provavelmente você vai aumentar o seu faturamento se agregar um negócio recorrente na sua empresa.
Considere que provavelmente irá atingir mais um público, além daquele que já compra da sua loja, e ainda por cima terá a garantia de receber aquele dinheiro dentro da periodicidade estipulada.
Entendeu mais sobre o negócio recorrente?
Mas não se esqueça de trabalhar para manter essas assinaturas ativas.
Para isso, é essencial que invista em qualidade de atendimento e entrega.
Lembre-se de que esse cliente está esperando por aquele produto ou serviço dentro da periodicidade estipulada, portanto, todo cuidado é pouco!
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