Joy: O Nome do Sucesso é um filme sobre empreendedorismo e superação
21 de junho de 2020
Silvio Santos: de camelô a um dos empresários de maior sucesso
20 de julho de 2020

Como se reinventar na crise: conheça histórias de sucesso

Quer saber como se reinventar na crise?

Algumas empresas realmente estão fazendo isso e, o melhor de tudo, elas têm tido ótimos resultados.

Para isso, esses negócios saíram da caixa e pensaram em alternativas que ajudassem as pessoas durante o período conturbado que estamos vivendo com o coronavírus.

Algumas, inclusive, mudaram completamente os seus modelos de negócio para garantir o sustento dos seus donos, o pagamento dos funcionários, as diversas despesas envolvidas e muito mais.

Então, se você quer saber como se reinventar na crise, é essencial que conheça esses verdadeiros cases de sucesso.

Leia nesse artigo e inspire-se!

Como se reinventar na crise, afinal?

Nada melhor do que conhecer alguns cases de sucesso na hora de saber como se reinventar na crise, não acha?

Pois é, o coronavírus pegou todos de surpresa e ninguém imaginava os danos gravíssimos que ele ia causar.

E aqui não estou falando apenas das terríveis mortes, mas também da falência (ou dos riscos de falência) de diversas empresas.

Só que algumas realmente saíram da caixa e pensaram em inovar para sobreviver a esse momento tão triste e difícil.

Vamos conhecer algumas?

1 – Cora

Quer saber como se reinventar na crise?

Então siga o exemplo da Cora, a fintech criada para ser um banco digital para pequenas e médias empresas.

Para você ter uma ideia da sacada dos fundadores Igor Senra e Leonardo Mendes, a empresa chegou a receber um dos maiores investimentos entre todas as startups do Brasil: 10 milhões de dólares.

Porém, por conta da pandemia, ela realmente precisou mudar o seu foco.

O projeto “Compre dos Pequenos” nada mais é que uma plataforma que permite a compra de vouchers de serviços e produtos de pequenos negócios, a serem utilizados após a pandemia.

Além disso, a Cora vai produzir e a distribuir conteúdos relacionados às necessidades atuais dessas empresas, como dicas de como sacar benefícios oferecidos pelo governo, como ter sucesso com soluções para delivery, como começar a vender em um marketplace, etc.

E deu certo!

A plataforma conta com 2.000 empresas cadastradas e já tem uma adesão maior do que o banco digital, com apenas 120 clientes.

2 – TempoTem

Quer mais um ótimo exemplo de como se reinventar na crise?

A TempoTem, uma empresa digital de serviços residenciais e automotivos que facilita o contato entre prestadores e clientes, identificou uma maior busca por higienização com o surgimento do coronavírus.

Inclusive, logo no início da pandemia houve um aumento na contratação de serviços de limpeza de sofás, tapetes e cortinas, levando a equipe a se aproximar dos prestadores voltados a essa atuação.

Ao falar com um dos parceiros de dedetização, Bianca Amaral, a diretora da TempoTem, percebeu que poderia oferecer também um novo serviço voltado à limpeza dos ambientes com produtos que fossem capazes de eliminar o coronavírus.

Que sacada!

Com foco em atender comércios essenciais na pandemia e espaços com alto fluxo de pessoas, como os condomínios, o produto é homologado pela Anvisa e tem proporcionado ótimos resultados.

3 – MRV Engenharia

Entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a Forbes, a conhecida MRV Engenharia também se reinventou durante a pandemia.

Para isso bastou um pouco de tecnologia.

Exatamente!

A campanha #FiqueEmCasa da construtora preparou seus canais digitais para a compra dos apartamentos e também para a realização do processo de documentação.

Tudo é feito 100% online.

Inclusive, o cliente pode realizar de forma digital não só a escolha do apartamento como também todo o acompanhamento das obras.

O resultado?

Muito positivo!

Mesmo com o fechamento dos stands de vendas e o adiamento dos lançamentos, A MRV conquistou um aumento de 28% nas vendas em comparação com o primeiro trimestre de 2019.

Talvez você ainda não saiba como se reinventar na crise, mas certamente as ações realizadas por esses negócios podem oferecer algumas boas ideias!!!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.