Sim, a realidade virtual já tem sido uma aposta de algumas empresas por aqui.
E isso é ótimo, sabe por quê?
Porque levar o cliente a um ambiente online que mostre da forma mais real possível o seu produto ou serviço faz com que ele tenha um maior engajamento com a marca.
Afinal, além de facilitar a vida do consumidor tornando tudo mais simples, você ainda tem muito mais chances de fechar diversos negócios.
Quer saber mais sobre o tema?
Então confira nesse artigo!
O que é realidade virtual?
Realidade Virtual é uma tecnologia de interface que engana os sentidos a partir de um ambiente virtual criado em um sistema computacional.
Em outras palavras, ela induz efeitos visuais, sonoros e até táteis, permitindo a sua imersão total em um local simulado, em que você pode ou não interagir com ele.
Um bom exemplo são aqueles displays estereoscópicos como óculos e headsets presentes dentro de alguns shoppings centers, que levam os clientes a uma montanha russa, a um voo de avião e a muitos outros lugares pra lá de emocionantes.
É muito comum, inclusive, vermos alguns vídeos de pessoas que vivenciam esses ambientes viralizarem nas redes sociais.
Os seus gritos e sustos mostram que elas entraram naquele espaço como se ele fosse mesmo real!
Mas e no mundo dos negócios, como a realidade virtual pode te beneficiar?
É o que você vai saber no tópico a seguir!
Leia também A realidade virtual oferece uma experiência prazerosa para as crianças na vacinação
A realidade virtual no mundo dos negócios
A realidade virtual é uma baita sacada para diversos negócios.
Afinal, ela é capaz de facilitar muito a vida dos clientes, engajá-los com a sua marca e tornar a sua empresa muito mais atrativa e inovadora.
E o melhor é que existem diversas opções de estratégias dependendo do nicho de atuação.
Recentemente divulguei por aqui um artigo sobre a VR Vacina, que fez o uso da técnica em um vídeo voltado para crianças.
Nele, os pequenos recebem os óculos de realidade virtual, que os levam a um universo lúdico em 360°, enquanto o profissional prepara e aplica a vacina.
O que a criança vê é um personagem que pede a sua ajuda para se tornar um herói e salvar todo o reino.
Então, o amiguinho virtual coloca o “poder especial” no braço dela, que é justamente o momento em que a vacina é aplicada.
Outro exemplo interessante é o uso do universo 360° para apresentar um imóvel no ponto de venda, prática que já está sendo feita por algumas construtoras no Brasil.
Assim, o cliente tem a chance de visualizar o apartamento como se estivesse dentro dele.
Em arquitetura e móveis planejados funciona da mesma forma.
Os projetos 3D são transformados em ambientes virtuais, o que facilita bastante o entendimento pelo comprador.
Alguns arquitetos, inclusive, já utilizam a técnica como ferramenta de apresentação.
Na educação, crianças estão usando óculos de papelão e um smartphone para aprender de maneira mais interativa e divertida.
No turismo, é possível substituir uma visita presencial por uma virtual ao mostrar o potencial turístico de cada local.
E no varejo?
Bom, uma das lojas físicas da Amazon, nos Estados Unidos, permite que você entre no supermercado virtualmente e escolha os produtos que gostaria de comprar.
Em treinamentos de recursos humanos, a realidade virtual pode facilitar a capacitação de um processo, a integração de colaboradores e muito mais.
Basta simular situações reais fazendo com que a pessoa entre no contexto que deve ser aprimorado.
Esses foram alguns exemplos de aplicação da realidade virtual no universo dos negócios.
Use a criatividade e pense em uma situação que caiba um ambiente interativo.
Isso vai engajar o cliente com a sua marca e tornar a vida dele muito mais fácil.
Pode ter certeza de que essa é uma grande oportunidade de inovação, que faz muita diferença para o consumidor e, consequentemente, para o crescimento da sua empresa!