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Por que apostar em Endomarketing na sua rotina profissional?

Todo empreendedor sabe a importância de investir em marketing, concorda?

Afinal, é a área responsável por pesquisar as dores e desejos dos consumidores, desenvolvendo produtos e serviços que atendam às suas necessidades e, dessa forma, conquistem a atenção e satisfação dos clientes.

Mas e o conceito de Endomarketing, você já ouviu falar?

Esse tipo de marketing é direcionado para o interior, ou seja, para as pessoas que compõem a empresa.

O significado desse termo representa exatamente a comunicação interna, segundo sugere seu prefixo “endo”, que vem do grego e traduz-se “para dentro”.

Seu primeiro objetivo é engajar os colaboradores, criando um ambiente de trabalho integrado, para assim melhorar o bem-estar e o desempenho de cada profissional atuante.

É sem dúvida alguma, uma das formas mais eficazes de atrair novos talentos e reduzir a rotatividade de funcionários qualificados.

Quer conhecer mais sobre o que é Endomarketing, suas principais estratégias e benefícios para apostar em seu negócio?

Então, continue lendo este artigo até o final!

O que é endomarketing?

Como vimos logo acima, Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para as ações internas.

Imagina uma organização que dedica muito tempo e recursos para aproximar e reter clientes, porém sem motivar a sua equipe, tão pouco ensina como lidar com o público externo e com as responsabilidades de cada cargo.

Percebe o quanto a realidade de um funcionário insatisfeito e cujas exigências não são atendidas pode comprometer diretamente a experiência única que a empresa almeja proporcionar ao cliente?

Portanto, a percepção dos funcionários sobre a empresa precisa ser construída, considerando suas reivindicações e apresentando novas formas de transformá-los em intermediários da marca.

Seguimos agora com as estratégias do Endomarketing para uma gestão que prioriza valorizar a empresa aos olhos dos próprios trabalhadores.

As estratégias de Endomarketing

O sucesso ou o fracasso de uma estratégia de Endomarketing está alinhado a uma série de fatores a serem considerados no momento do planejamento das ações. Confira alguns deles:

  • Valorização da cultura: leve em conta a cultura da empresa, com o propósito de definir ações capazes de reforçar e promover um ambiente ideal para o seu público interno;
  • Processo educativo: transmita toda informação e conhecimento no tempo certo e com transparência, a fim de treinar e capacitar frequentemente os colaboradores, para se comprometerem à missão empresarial;
  • Ferramentas potenciais: estimule a criatividade com a intenção de desenvolver ferramentas que possam surpreender e despertar o interesse do time como desafios, recompensas e promoções.

Graças ao Endomarketing, o aumento da realização e compromisso com a organização é certeiro e a coordenação entre os diferentes setores garante uma correta implementação dos planos e estratégias.

Os benefícios do Endomarketing

Através do Endomarketing, fica muito mais fácil contribuir com o desempenho de cada profissional em prol de resultados assertivos.

  • Cooperação: impulsione alianças e parcerias para complementar o projeto, entre outras iniciativas que enfoquem interações entre diferentes áreas da empresa;
  • Identificação: compartilhe os valores e objetivos comuns para gerar maior motivação, ao mesmo tempo que o seu time se sente mais identificado com a proposta do negócio;
  • Comunicação: verifique se todos os tipos de comunicação estão sendo bem aproveitados para auxiliar a organização interna e assim alcançar os seus objetivos;
  • Positividade: lembre-se que uma experiência positiva no ambiente de trabalho afeta o nível de confiança, a saúde mental e a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Enfim, quando um empreendedor aplica o Endomarketing na sua empresa, ele entende de uma vez por todas que seu recurso mais valioso são as pessoas.

E quanto mais eficiente for o Endomarketing e a relação entre todos os envolvidos, maiores chances de atingir o sucesso tão esperado.

Presleyson Lima
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