Por que apostar em Endomarketing na sua rotina profissional?
28 de fevereiro de 2022
Gatilhos Mentais: como usar os 5 principais para aumentar suas vendas?
1 de abril de 2022

O que é uma Startup Unicórnio e quais são as principais brasileiras?

Na última década, mudanças significativas no setor de TI propiciaram a urgência de um termo que pudesse descrever, com precisão, empresas privadas de tecnologia, valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares, antes de abrir seu capital em bolsas de valores.

Assim, em 2013, nasce o título “startup unicórnio”: introduzido pela primeira vez por Aileen Lee, empreendedora e fundadora do Cowboy Ventures, fundo de investimento em estágio inicial, com sede em Palo Alto, Califórnia.

Essa analogia ao animal mítico foi dada para representar a raridade estatística de empresas iniciantes de sucesso da época, e desde então, o número de unicórnios ao redor do mundo só aumentou.

Isso mostra como esse modelo e propostas de valor estão promissoras aos olhos dos investidores, levando diretamente a maiores oportunidades de negócios para a organização.

Em se tratando de Brasil, apesar da crise econômica não dar sinais de reduzir a curto prazo, a expectativa da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) é positiva: espera-se que o país suba das atuais 21 para 100, nos próximos cinco anos.

Um dos fatores dominantes para isso acontecer é a maior demanda por serviços digitais durante e pós pandemia, tanto por parte das empresas quanto do grande público.

Confira agora quais são as 21 startups brasileiras que superaram o valor de US $1 bilhão e suas respectivas datas inaugurais como unicórnios, segundo a CNN:

  • 99 Táxi: transporte particular (2018)
  • Pagseguro: fintech (2018)
  • Nubank: fintech (2018)
  • Arco Educação: edtech (2018)
  • Movile (iFood): alimentos, bilheteria e logística (2018)
  • Stone: fintech (2018)
  • Brex: fintech (2019)
  • Gympass: bem-estar (2019)
  • Ascenty: data centers (2018)
  • Loggi: logística (2019)
  • Quinto Andar: proptech (2019)
  • Ebanx: fintech (2020)
  • Wildlife: jogos para celular (2020)
  • Loft: proptech (2020)
  • Vtex: e-commerce (2020)
  • Creditas: fintech (2020)
  • C6 Bank: banco digital (2020)
  • MadeiraMadeira: e-commerce de artigos do lar (2021)
  • Hotmart: edtech (2021)
  • Mercado Bitcoin: fintech (2021)
  • Único: biometria e documentos (2021)

Quer conhecer mais sobre as características comuns dessas startups unicórnios e como elas revolucionaram os seus mercados?

Então, você está no local certo!

Principais características de uma startup unicórnio

O processo para se tornar uma startup unicórnio não é fácil e cada uma tem sua própria história e um conjunto semelhante de recursos que as tornam bilionárias.

  • Inovação disruptiva: toda startup unicórnio trouxe uma ruptura no nicho ao qual pertencem. Veja, por exemplo, os casos de sucesso do Uber e Airbnb, que transformaram a maneira como as pessoas se deslocam e planejam suas viagens, através de estratégias inovadoras.
  • Número um: startups unicórnios são, em sua maioria, as primeiras em seu segmento. Elas também são conhecidas por inovar continuamente e ficar na dianteira da concorrência, que tende a crescer mais tarde.
  • Alta tecnologia: outra tendência entre as startups unicórnios é ter seu modelo de negócios aprimorado em tecnologia e produtos de software.
  • Foco no consumidor: o foco das startups unicórnios está no consumidor. Logo, seus produtos e serviços são criados pensando no usuário e em sua acessibilidade, visando canalizar a dor do cliente e desenvolver um meio de resolvê-la da melhor forma possível.
  • Propriedade privada: muitas startups unicórnios são hoje de propriedade privada, o que aumenta sua avaliação quando uma empresa estabelecida investe nela. E as startups que ultrapassam a avaliação de US $10 bilhões são agrupadas sob o termo denominado “decacorn”, ou seja, um super unicórnio, como Dropbox, SpaceX e WeWork.

Claro que alcançar o primeiro bilhão é o sonho de basicamente todas as startups no mercado, no entanto, como chegar lá?

Dicas para construir uma ideia de startup unicórnio

Chegar no marco de startup unicórnio, obviamente, é um desafio enorme, senão todas as empresas seriam, concorda?

E não existe um passo a passo 100% certo para sua empresa se tornar bilionária, entretanto, alguns pontos estão presentes em todos os unicórnios que deram certo no mercado e podem nortear as suas estratégias:

  • Analisar e compreender seu mercado-alvo e público-alvo;
  • Aperfeiçoar seu produto, aumentar sua receita total e base de usuários;
  • Construir um crescimento sustentável ao invés de lucros rápidos;
  • Ampliar seu networking;
  • Determinar a importância do seu empreendimento para o público;
  • Direcionar os esforços e os benefícios para a equipe e clientes;
  • Investir em profissionais com conhecimento e experiência;
  • Almejar o quanto sua empresa pode ajudar mais pessoas. 

Enfim, pensar grande, mas de forma realista e ter propósitos inspiradores são o que move as empresas do ponto em que elas estão, para serem quem sabe em um futuro próximo, startups unicórnios.

O lema aqui não é só ser uma startup unicórnio, mas criar algo que realmente faça do mundo um lugar melhor! 

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.