Quais são as lições do filme Um Senhor Estagiário para sua carreira?
3 de janeiro de 2022
Scaling Up: ferramentas e técnicas práticas para escalar um negócio
31 de janeiro de 2022

Mulheres empreendedoras: conheça sobre o Mercado Novva e suas ações sustentáveis

A maior presença das mulheres empreendedoras no mundo corporativo já é fato e traz melhorias para a sociedade, economia e empresas de pequeno, médio e grande porte.

Além disso, desempenha um papel importante para reduzir as diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira para homens e mulheres.

E favorece a diversidade de negócios, graças às perspectivas inovadoras e redefinições para o futuro próximo de produtos e serviços.

No Brasil, segundo o SEBRAE, há 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, ou seja, são responsáveis pela principal ou única renda de seus lares.

E mais: de acordo com a Rede Mulher Empreendedora (RME), 53% das empreendedoras brasileiras têm filhos, por isso, buscam por horários flexíveis que permitam conciliar as tarefas domésticas e a vida profissional. 

Na prudência desses dados, apesar de terem um nível de escolaridade 16% superior, continuam ganhando 22% menos do que os homens empreendedores. 

Revela-se ainda um enorme abismo em comparação aos gêneros: 65% do gênero masculino são donos de negócio, com mais de três anos e meio de atuação.

Enquanto apenas 39% do gênero feminino conseguem evoluir até essa fase e consolidar seu empreendimento, se destacando principalmente em setores como beleza, estética, moda e alimentação.

Mas, o lado positivo disso tudo é que 55,5% das mulheres empreendedoras com pouca ou nenhuma experiência iniciaram seus negócios nos últimos meses de 2020, acarretando em um aumento de participação considerável.

Como é o caso da startup Mercado Novva, lançada em Abril de 2021 e composta por uma equipe 100% de mulheres universitárias que superaram todas as barreiras e alcançaram o sonho de empreender.

Confira a seguir a história, missão e ações sustentáveis desse novo projeto e inspire-se!

Mulheres empreendedoras unidas e conscientes

Felizmente estamos vivendo um momento em que as mulheres empreendedoras estão cada vez mais ocupando espaços antes dominados somente por homens.

Exemplos de sucesso não faltam, em especial por olhares atentos a novas formas de inovar sem agredir a Terra.

Isso mesmo!

Hábitos sustentáveis contribuem bastante com a preservação do meio ambiente, uma das maiores preocupações dos brasileiros.

Sem contar que cada vez mais consumidores estão aderindo e mudando suas práticas, visando reduzir os impactos ambientais e cobrando compromisso por parte das empresas.

A partir desse propósito, nasce o Mercado Novva, em Santa Catarina, com seu carro-chefe liderado exclusivamente por mulheres empreendedoras.

Mercado Novva: metas e ações

A nova startup dessas mulheres empreendedoras tem um grande desafio pela frente: substituir completamente a necessidade de ir a um supermercado tradicional até 2023!

Sim, elas acreditam no consumo consciente e na democratização do acesso à produtos ecológicos e zero waste (lixo zero), através de mais praticidade nas compras.

E para tal, a empresa oferece, para todo o Brasil, itens online de alimentação, beleza, higiene e limpeza biodegradáveis, em embalagens feitas igualmente por materiais de rápida decomposição.

Assim, essas mulheres empreendedoras e suas ações sustentáveis ampliarão o compromisso de transformar o varejo brasileiro.

Dicas para empreender em projetos sustentáveis

Uma notável parcela de mulheres empreendedoras já acompanham as inovações e tendências que estão chegando no campo da sustentabilidade, a fim de promover a melhor experiência para seus clientes e para o bem-estar e equilíbrio do planeta.

  • Faça um planejamento estratégico.
  • Pesquise sobre o tema.
  • Descubra outras empresas que atuam nessa área.
  • Prospecte parcerias.
  • Observe o uso da água.
  • Economize na energia.
  • Evite desperdiçar alimentos, sacolas plásticas e utensílios descartáveis.
  • Prepare sua equipe para que se torne divulgadora das ações de sustentabilidade.

Todas essas informações tornam necessários o conhecimento e investimento em mais programas voltados a incentivar a inserção das mulheres empreendedoras no mercado e a promover seu desenvolvimento como empresárias e cidadãs do bem.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.