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Scaling Up: ferramentas e técnicas práticas para escalar um negócio

Em pleno mundo moderno e digital, uma das melhores formas de organizar a sua empresa para crescer exponencialmente é espelhando-se em empreendedores de sucesso que já trilharam esses caminhos.

Por isso, o livro Scaling Up foi feito para você: o autor Verne Harnish compartilha mais de três décadas auxiliando CEOs e executivos a superar os obstáculos na jornada da expansão de seus negócios.

Não é à toa ser fundador da Gazelles (Instituição Global de Educação Executiva, Coaching e Tecnologia), e do Programa de Treinamento Corporativo situado no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Além disso, as estratégias apresentadas por Verne Harnish e sua equipe são úteis também para novas empresas, que desejam construir planos de ações escaláveis, que dominem seus respectivos setores de mercado mais rapidamente.

Quer saber mais sobre o que é Scaling Up e o que fazer para sua organização escalar cada vez mais?

Então continue a leitura deste artigo! 

Scaling Up: conceito de negócio escalável

Scaling Up é um termo em inglês que quer dizer “ampliando”.

Quem assiste aos bastidores empresariais frequentemente se depara com histórias de negócios escaláveis e firmas que ampliaram de tamanho, em pouquíssimo tempo.

Esse cenário, facilitado pela transformação digital e mentalidade de inovação, só é possível graças à escalabilidade, ou seja, pela multiplicação do faturamento sem aumentar as despesas na mesma proporção.

E a principal diferença com o ambiente de crescimento em constante mudança é que o ritmo é alcançado aumentando a receita sem cair em custos significativos.

Um ótimo exemplo de empresas que descobriram o Scaling Up com resultados promissores são as operadoras de streaming, como Netflix ou Spotify.

Desde que tenham uma estrutura de qualidade estável e uma boa comunicação do produto, não há limites para assinaturas recorrentes, sem necessidade de contratar mais colaboradores, o que melhora os lucros sem sobrecarregar os investimentos.

Scaling Up: como algumas empresas conseguem … e por que as demais não

Scaling Up: Mastering the Rockefeller Habits 2.0 é o título original deste best-seller que foi desenvolvido focado na metodologia “Four Decisions”: os quatro princípios que toda empresa deve seguir para entrar em uma curva de crescimento exponencial.

  • Pessoas: atrair e reter pessoas certas, nos lugares certos;
  • Estratégia: fortalecer estratégias diferenciadas para se destacar da concorrência;
  • Execução: dirigir a execução dos projetos e processos com perfeição;
  • Dinheiro: ter reserva em dinheiro suficiente para resistir às tempestades.

E de maneira muito didática, como um guia detalhado que o orienta por várias ferramentas e modelos práticos, Scaling Up revela as principais decisões a serem tomadas sobre cada um desses fundamentos.

  1. Escalando Pessoas

De acordo com o livro Scaling Up, o primeiro ponto na jornada para a ampliação de suas transações trata-se das pessoas.

Isso inclui todos os colaboradores envolvidos, desde líderes, gerentes e executivos seniores, até os funcionários da linha de frente e responsáveis pelas tarefas operacionais.

Portanto, para criar uma empresa em que a equipe esteja engajada e alinhada em torno de uma visão compartilhada, se faz primordial colocar as pessoas nos lugares certos e especialmente em posições de liderança.

Segundo o autor, um líder é escolhido por sua capacidade de implementar sistemas de responsabilidade, medição, feedback e recompensas.

Verne Harnish também cita a importância de inspirar e remunerar bem seus funcionários, mesmo que isso signifique contratar menos pessoas.

Aliás, para Scaling Up, ajudar na motivação, participação e retenção dos seus talentos, só irá diminuir os gastos com processos seletivos e treinamentos de novos colaboradores.

  1. Escalando Estratégia

Conforme explicado na obra Scaling Up, ter os valores essenciais bem estabelecidos, tanto define a cultura e identidade da empresa, quanto oferece o ponto de partida para novos hábitos e medidas assertivas de todo time.

E para favorecer na concepção do pensamento estratégico mais acertado para dominar o seu setor, confira os seguintes tópicos:

  • Palavras-chave: posicione sua empresa com as palavras e/ou frases de impacto que a definirão no mercado;
  • Promessa é dívida: conheça os seus clientes como ninguém e corresponda aos seus desejos, dores e experiências únicas que somente os seus produtos e serviços podem promover;
  • Garantia da marca: informe que tudo que foi prometido será cumprido e entregue no prazo, e garanta reembolso total ou substituição gratuita;
  • Vantagem competitiva: concentre-se em um único benefício principal entre as iniciativas que o seu público-alvo quer que você faça (preço, qualidade, conteúdo, comunicação, entre outras);
  • Atividades diferenciadas: certifique que sua prestação de serviços prospere ao mesmo tempo que seja diferenciada e não fácil de copiar;
  • Fator X: ache o seu fator X que faz com que você supere os seus concorrentes em no mínimo dez vezes;
  • Objetivo-chave: escolha um “grande e audacioso objetivo” que conecte seu propósito à estratégia, e com base nisso, crie uma métrica de lucro crítica.
  1. Escalando Execução

Como vimos até aqui em Scaling Up, quando se tem as pessoas certas e uma estratégia merecedora de uma boa execução, o próximo passo na escalada para o sucesso depende da qualidade das tarefas.

Para isso acontecer, o autor Verne Harnish sugere os hábitos abaixo:

  • Toda equipe estar ciente do objetivo principal de cada trimestre para fazer com que a empresa escale;
  • A transparência e ritmo de comunicação são bem-sucedidos, e fazem com que o fluxo de informação dentro da organização seja rápido e preciso;
  • Cada ambiente corporativo tem uma pessoa consciente de garantir que as metas serão alcançadas;
  • O feedback dos colaboradores e clientes é constantemente recolhido e avaliado, visando identificar objeções e oportunidades de melhoria;
  • Os valores essenciais e o propósito são vividos por todos dentro da empresa;
  • Os planos e o desempenho dos negócios ficam visíveis para todos os colaboradores.
  1. Escalando Dinheiro

No último aspecto do livro Scaling Up, o autor argumenta sobre a gestão financeira.

Para ele, as melhores companhias mantêm de três a dez vezes mais reservas financeiras do que os seus concorrentes.

Cabe aqui mencionar uma grande referência projetada do início da Microsoft: Bill Gates determinou sempre manter uma reserva financeira capaz de cobrir um ano dos seus custos operacionais, para casos emergenciais.

Afinal, uma empresa pode sobreviver com pessoas certas, estratégias inovadoras e execuções brilhantes, mas não um dia sequer sem dinheiro. 

Com isso em mente e o Scaling Up já explorado, fica evidente ter certeza do monitoramento da contabilidade e fluxo de caixa à medida que a empresa cresce.

Dicas de como impulsionar o crescimento da sua empresa

Em Scaling Up, mais dicas são abastecidas para que as suas aplicações funcionem concretamente:

  • Mantenha sempre suas contas sob controle e forneça a devida atenção a qualquer problema financeiro;
  • Enfatiza a relevância de realizar uma reunião curta diária para ganhar informações, agilizar processos e virar o jogo;
  • A responsabilidade é prioridade para a escalada, logo todas as metas devem estar esclarecidas e direcionadas às pessoas certas;
  • Liderar sem reconhecer o trabalho do seu grupo está fora de cogitação;
  • Use e abuse das ferramentas de análise de dados para obter previsões e melhorias nas decisões;
  • Foque em garantir que todos na empresa estão alinhados com os valores, missão e objetivos principais.

Todas as etapas do exemplar Scaling Up são claras para você seguir e se preparar com propriedade para a sua fase de expansão.

A partir daí, a dimensão do sucesso da sua empreitada é parte do planejamento, outra parte do esforço e muita disposição!

Presleyson Lima
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Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

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