O que o filme Oxigênio revela sobre autoliderança e superação?
29 de dezembro de 2021
Quais são as lições do filme Um Senhor Estagiário para sua carreira?
3 de janeiro de 2022

3 carreiras dos sonhos para todo profissional de TI investir

Vamos considerar o impacto extraordinário que a Revolução da Informação está tendo em nosso mundo e vida cotidiana para deixar claro como o cenário de carreiras do profissional de TI também acompanha essa expansão.

É só parar para pensar que tudo o que fazemos, tanto cultural quanto economicamente, torna-se cada vez mais conectado aos avanços da ciência da computação e tecnologia da informação: negócios, entretenimento, comércio, comunicação, transporte, saúde, ciência e engenharia, entre outras inovações.

Sem contar que a pandemia acelerou muito essa adoção digital, dos computadores e smartphones de alta potência, ao sistema de dispositivos e bancos de dados, servidores e softwares, sites e aplicativos, compartilhados por consumidores e empresas.

Com isso, a demanda por desenvolvedores aumentou à medida que organizações de diferentes tamanhos e setores estão percebendo que a transformação e habilidades digitais são essenciais para o crescimento dos seus negócios.

Além dos principais empregadores como Facebook, Google, Linkedin, Intel, IBM, Microsoft, que estão sempre em busca de atrair e reter talentos de TI, alinhados às suas missões, objetivos e culturas organizacionais.

Portanto, seja você um profissional de TI iniciante, à procura de lançar sua carreira, avançar para uma função de nível superior ou mudar para uma nova especialidade, aqui estão algumas das carreiras mais interessantes no mercado tech e os cursos vinculados à elas.

Profissional de TI: melhores carreiras e conhecimentos

Como vimos, agora é o momento perfeito para todo profissional de TI aprender sobre as requisitadas carreiras e conhecimentos em tecnologia da informação.

Principalmente porque oferecem altos salários, crescimento promissor do emprego, excelentes índices de satisfação e pacotes de benefícios, incluindo seguro saúde, planos de aposentadoria e muito mais.

E a melhor parte é que existem grandes possibilidades de vagas para tal!

  • Profissional de Dados

O profissional de TI que atua na área de Dados lida com o processamento de informações valiosas para a empresa e que servirão como base para direcionar estratégias e tomada de decisões assertivas para o seu sucesso.

Atende ao perfil analítico e familiarizado com números, programação e interesse de formação nos cursos descritos abaixo:

  • Big Data e Inteligência Analítica: habilita o profissional de TI a avaliar tecnologias de processamento de informações no emprego de inteligência analítica voltada à Big Data.
  • Business Intelligence: torna o profissional de TI capaz de apoiar as empresas nas tomadas de decisão e inovação, a partir da coleta e análise sistemática e inteligente de dados.
  • Ciência de Dados: desenvolve as competências necessárias para o profissional de TI utilizar os dados disponíveis em empresas ou em redes sociais, de maneira que eles sirvam de suporte aos diversos processos.
  • Cibersegurança: qualifica o profissional de TI para a proteção de dados, desenvolvimento de sistemas computacionais seguros, gerenciamento da segurança da informação, criação de mecanismos de defesa de sistemas computacionais e atuação em forense computacional.
  • Desenvolvedor de Games, Aplicativos e Softwares

Olha a versatilidade do profissional de TI, com tantos jogos, aplicativos e softwares de entretenimento se popularizando nos últimos anos, junto com a precisão de desenvolver soluções tecnológicas compatíveis com esse formato.

App Store e Google Play, por exemplo, duas lojas de aplicativos mais famosas atualmente, geraram globalmente uma receita de US $111 bilhões em compras, assinaturas e downloads.

De acordo com os dados preliminares da Sensor Tower Intelligence, houve um aumento de mais de 30% na comparação ano a ano.

Confira quais são os cursos que preparam o profissional de TI para as estreias nesses mercados.

  • Ciência da Computação: opera o profissional de TI para aplicar conteúdos teóricos, implementar softwares para problemas estruturados de resolução algorítmica, transformar projetos de tecnologia da informação em negócios sustentáveis e desenvolver soluções computacionais.
  • Engenharia de Software: área por meio da qual o profissional de TI concebe, desenvolve e entrega softwares de alta qualidade, aderentes às necessidades do mercado, nas mais variadas áreas de aplicação.
  • Jogos Digitais: capacita o profissional de TI para idealizar, analisar, projetar e implementar jogos digitais 2D e 3D, das mais diversas complexidades em diferentes plataformas.
  • Desenvolvedor de Automação e Robótica

Nesse plano de carreira, o profissional de TI é responsável pela elaboração e execução de projetos ou manutenção de processos automatizados.

Deve ter experiência com codificação para programar, supervisionar e otimizar robôs industriais, em ambientes fabris como na indústria alimentícia e automotiva, ciência médica, agricultura, tecnologia espacial, automação residencial, entre outros.

Veja a seguir os cursos para o profissional de TI se beneficiar na ciência da automação e robótica.

  • Engenharia de Controle e Automação: prepara o profissional de TI para o desenvolvimento de projetos e processos ciberfísicos, com o objetivo de aperfeiçoar caminhos produtivos e negócios das empresas.
  • Engenharia Mecatrônica: ajuda o profissional de TI a propor produtos, serviços e negócios inovadores nos diferentes setores econômicos e está totalmente alinhada às tendências da Indústria 4.0.
  • Inteligência Artificial Aplicada: auxilia o profissional de TI na criação de soluções computacionais com conceitos, técnicas e ferramentas de automação.

A tecnologia da informação é conhecida por ser uma daquelas áreas em que o profissional de TI não precisa de um diploma universitário para progredir em seus aprendizados, lucros e resultados.

Embora não seja segredo para ninguém, o trabalho de ponta que está sendo feito nessas principais disciplinas destacadas acima, exige uma remuneração ainda maior.

Mas, claro, existem muitas áreas de especialização e as opções são quase ilimitadas, com cargos abrangendo desde o nível básico e técnico, até o gerenciamento executivo.

Então fica a deixa para o profissional de TI salvar: como o cenário de empregos de TI continua a ficar mais competitivo, ter uma graduação acadêmica e certificação em uma especialidade muito procurada, lhe dará uma vantagem para lá de promissora.

Maiores Certificações para o Profissional de TI

As certificações do profissional de TI já abriram muitas portas ao longo de sua jornada.

Recrutadores e gerentes de contratação sabem que o padrão ouro é consultar a seção “Certificações” de um currículo de tecnologia antes de qualquer coisa, pois querem candidatos comprometidos com o conhecimento atualizado e habilidades avançadas.

Aqui está uma lista que mostra as certificações mais atuais e significativas para ajudar o profissional de TI a conseguir sua carreira dos sonhos, segundo a Robert Half, líder mundial em recrutamento e seleção:

  • Arquiteto de soluções certificado pela AWS – profissional
  • Profissional certificado de segurança em nuvem (CCSP)
  • Engenheiro certificado de soluções de privacidade de dados (CDPSE)
  • Profissional de dados certificado (CDP)
  • Hacker ético certificado (CEH)
  • Gerente certificado de segurança da informação (CISM)
  • Profissional certificado de segurança de sistemas de informação (CISSP)
  • Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE)
  • Associado de rede certificado pela Cisco (CCNA)
  • Profissional de rede certificado pela Cisco (CCNP)
  • CompTIA (A +, Cloud +, Security +)
  • Microsoft Certified Azure Solutions Architect
  • Associado / especialista em soluções certificadas Microsoft (MCSA / MCSE)
  • Certificações de banco de dados Oracle e administração de MySQL
  • Profissional de gerenciamento de projetos (PMP)
  • Ciclo de vida de desenvolvimento certificado pela Salesforce e designer de implantação

Quer você seja um profissional de TI graduado recentemente ou um especialista em tecnologia experiente, a preparação e obtenção de uma certificação é uma ótima maneira de expandir seu conjunto de habilidades, impressionar os empregadores em potencial e se destacar na multidão.

Com tudo isso, encerramos nosso guia das carreiras, conhecimentos e certificações mais solicitadas até 2022 e além, para todo profissional de TI investir.

Conte com satisfação no trabalho incomparável, salários e vantagens incríveis!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.