Segredos do Home Office: o que mudou na rotina de empresas e funcionários?
22 de dezembro de 2021
3 carreiras dos sonhos para todo profissional de TI investir
30 de dezembro de 2021

O que o filme Oxigênio revela sobre autoliderança e superação?

Quer saber como o filme Oxigênio faz vir à tona a potência de liderança que existe dentro de você?

Toda liderança para ser eficaz, requer voz de comando, discernimento, motivação e uma boa dose de urgência, desde o planejamento ao cumprimento das metas e prazos que uma equipe possa desempenhar.

Nesse caso, desenvolver essa capacidade vai muito além de simplesmente delegar tarefas ao time: envolve atingir resultados reais com base na clareza de propósito e cooperação mútua em prol de objetivos em comum.

Logo, uma comunicação transparente não pode faltar, assim como a interação profissional em um clima organizacional, funcional e otimista de trabalho.

Principalmente na hora de exercitar e promover a autoliderança, com noção de causa sobre si mesmo, suas descobertas, realizações e limitações, como uma questão de gatilho mental para melhor tomada de decisão.

E o que esse longa metragem tem em comum com você, seja um gestor de pessoas de uma empresa ou do seu próprio negócio?

Tudo, afinal por trás de “Oxigênio” existe uma história de autoliderança e superação para contar, que pode ser a sua, a minha e de muitos outros líderes de sucesso.

Nas próximas linhas você vai ficar por dentro sobre essa trama de tirar o fôlego, seus desafios, lições e passos que exigem demais do autoconhecimento.

Valorize cada segundo da sua respiração

“Oxigênio”, nova ficção científica da Netflix estreada em Maio de 2021, narra o drama de Elisabeth Hansen, que abruptamente acorda dentro de uma cápsula de criogenia.

Interpretada pela brilhante atuação de Mélanie Laurent, a protagonista vive sua trajetória confinada e sem memória, em busca de lembranças e formas de resgatar sua identidade e descobrir como e porquê foi parar ali, para conseguir sobreviver.

Detalhe: 35% de oxigênio disponível em contagem regressiva é todo tempo que ela possui para entender como funciona a alta tecnologia da câmara e no limite da sua sanidade e batimentos cardíacos, achar uma saída.

Contando apenas com um sistema de inteligência artificial chamado MILO, na perfeita caracterização da voz de Mathieu Amalric, o enigma da existência de Elisabeth, familiarmente conhecida como Liz, vai sendo desafiado.

E o que se espera de uma conversação fora dos padrões da normalidade com o MILO?

Veja, estamos retratando níveis de adrenalina, desgaste e estresse absurdos diante da perspectiva de morte por sufocamento.

Então não basta estar diante de uma máquina super avançada para usufruir da sua grande e rápida obtenção de informações relevantes, automação de atividades e replicabilidade de processos.

Se as ações não forem trabalhadas por um doloroso autocontrole e medidas com precisão cirúrgica nas perguntas chaves e estímulos, há menos oportunidades para escapar do perigo e demais dificuldades.

Não cabe aqui ressaltar spoiler do suspense francês, mas sem chance de deixar de fora o paralelo do roteiro de Christie Leblanc sobre a falta de oxigênio da personagem, com a realidade de muitos hospitais no Brasil e no mundo durante a pandemia e o papel crucial de uma liderança efetiva.

Também é difícil não ligar os pontos da impressionante direção de Alexandre Aja, que capta cada reviravolta da narrativa quase em tempo real, dando a impressão de que compartilhamos a angústia do confinamento, da corrida contra o relógio e do futuro incerto juntos.

É aí que entra a contribuição do filme Oxigênio no universo da superação: filmado na França em pleno verão de 2020, no ápice da pandemia do coronavírus, ele reflete nitidamente todas as perdas e preocupações globais.

Escolha outra vez

Em “Oxigênio”, conduzir a si mesmo é uma questão de sobrevivência que suplica por visão realista, determinação e coragem.

Por isso, a autoliderança percorre pela tomada de consciência a qual possibilita às pessoas o direcionamento dos seus pensamentos, sentimentos e ações.

Exatamente como Liz Hansen se viu obrigada a fazer enquanto enclausurada, espetada e conectada a fios no espaço limítrofe da cápsula criogênica: determinar as suas escolhas e consequentemente os seus resultados.

Se as escolhas, como reflexo do mundo interior, são fortalecidas pelo autoconhecimento;

Compreender a razão da luta da personagem principal para descobrir quem é, o seu lugar ao sol e superar todas as expectativas torna-se inevitável.

Confira agora as seguintes lições de “Oxigênio” para fortalecer a sua autoliderança:

  • Foco

A produção “Oxigênio” revela que diante da maior dor da sua vida, de ver seus músculos e articulações praticamente imobilizados e a possibilidade de asfixia, não há tempo para guerras, resistências e lamentações, muito menos para desistir.

E qual é o foco da heroína no filme?

Viver! E a todo instante reforçar a presença do aqui e agora, criando meios para recuperar as rédeas da situação e de novo escolher viver.

O que pode ser mais essencial do que isso?

Lembra o que escrevi lá no começo de “Oxigênio”, sobre a capacidade da liderança, a respeito de traçar um objetivo em comum e ir além do que é visível e limitado aos olhos dos outros, para alcançá-lo.

  • Resiliência

Durante a exibição de “Oxigênio”, o que faz a Liz exercitar a sua potência de autoridade?

Sua habilidade de adaptação, frente a incontáveis sofrimentos, desafios e superações, com certeza, é uma das respostas.

Ela provou no drama Oxigênio, mesmo em circunstâncias terríveis e desfavoráveis, que a vida pode nos dar grandes recursos, se formos corajosos para sonhar, acreditar e trabalhar duro.

  • Ousadia

Segundo “Oxigênio”, a ousadia é um dos ingredientes propícios a verdadeiras transformações.

Na história, a mulher à beira de um ataque de nervos utiliza o gatilho da raiva, para provocar ferimentos e choques em si mesma e através da dor física acessar fragmentos de memória e gradualmente ir montando o quebra-cabeça para se salvar.

Sim, ou um acontecimento ousado ou nada! Para a trama de “Oxigênio” quem não se arrisca, não tem uma segunda chance!

  • Inovação

Inovação é o que não falta em “Oxigênio” para sustentar tamanha provação da protagonista.

Por um lado, se a cada momento que passa seu ar está ameaçado, por outro, sua mente é treinada para não parar, instigada pela ciência e tecnologia, painel touch screen, pesquisas, incógnitas e urgência.

Percebe aqui outra qualificação de comando?

Investir em ideias e soluções que farão realmente diferença para as dores do seu público.

O sucesso do seu empreendimento está vinculado ao impacto positivo que uma inovação pode causar, e com o filme Oxigênio não seria diferente.

Diante disso, vamos revelar 5 passos importantes inspirados no trailer Oxigênio para contribuir com a sua prática de autoliderança.

1 – Aumente seu autoconhecimento. Qual o seu propósito de vida?

2 – Intensifique o hábito de focar na resolução dos problemas surgidos, criando três possíveis soluções.

3 – Visão ampla: quais são suas principais metas pessoais e profissionais a serem atingidas daqui a um, cinco e dez anos?

4 – Organize e fortaleça seu networking. “Se quiser ir rápido, vá sozinho; se quiser ir longe, vá bem acompanhado” (Provérbio Africano).

5 – Estabeleça o que significa sucesso para você, converta essas respostas em objetivos e dê o melhor de si.

Iniciando essa análise e transformando esse conteúdo referente ao longa Oxigênio em prática, provavelmente, novos resultados já começarão a fluir na direção da sua entrega.

“Oxigênio” ensina muito sobre autoliderança e superação e de como desenvolver o seu potencial. Se ainda não assistiu, corre para ver porque vale muito para a sua vida e carreira.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.