Diversidade nas Empresas: benefícios e oportunidades que agregam valor
30 de novembro de 2021
O que o filme Oxigênio revela sobre autoliderança e superação?
29 de dezembro de 2021

Segredos do Home Office: o que mudou na rotina de empresas e funcionários?

Há mais de um ano, desde que a pandemia da covid-19 chegou ao Brasil, muitas empresas consolidaram o home office como novo modelo de trabalho e milhões de pessoas mudaram sua rotina profissional para experimentá-lo.

De olho nessa tendência, torna-se necessário entender que mais vale trabalhos orientados aos objetivos e metas a alcançar, do que apenas ao cumprimento de jornadas fixas.

De acordo com a pesquisa da Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, 38,6% dos líderes entrevistados apostam no sucesso dos negócios medido pelos resultados oferecidos, e não pelas horas trabalhadas.

Além de 84,2% dos líderes terem intenção de continuar com o trabalho remoto pós-pandemia.

Para isso, priorizar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é fundamental, e isso inclui a flexibilidade de horários.

Neste artigo, apontamos as principais ações, desafios e mudanças conhecidas no potencial do home office.

Home Office: conceito e ações

O que é home office senão o sonho da grande maioria dos CLTs brasileiros: ter o escritório na própria casa, longe do trânsito ou da lotação do transporte público!

Essa relação de trabalho na qual o colaborador atua à distância, só é possível graças à democratização e infraestrutura das redes móveis, banda larga e computação em nuvem, e ao surgimento dos modernos sistemas de gestão empresariais.

Se você é gestor, funcionário ou pretende fazer home office, no mínimo já derrubou o mito de que quem trabalha em casa não é passível de alta produtividade, organização, planejamento, proatividade e gestão.

Porém, o sucesso da iniciativa depende de ter as ações certas para a sua melhor atuação.

  • Aprimorar tecnologia e conectividade: a velocidade de conexão à Internet não menos de 30 Mb, caso precise tramitar arquivos pesados ou fazer videoconferências;
  • Assegurar flexibilidade de horários para garantir o equilíbrio e bem-estar na vida pessoal e na carreira;
  • Oferecer mais cursos sobre home office e seus benefícios para empresas e funcionários;
  • Buscar soluções para auxiliar os colaboradores com filhos e a terem um ambiente de trabalho adequado e saudável;
  • Dispor de um sistema de gestão em nuvem com alto grau de segurança e de fácil acesso por qualquer dispositivo;
  • Melhorar os equipamentos e servidores para usar na residência: como plugins devidamente instalados, antivírus de boa qualidade, entre outros.

O levantamento acima, feito com 2.810 profissionais CLTs, freelancers e líderes de empresas, também aborda sobre os desafios e mudanças considerados na rotina do home office.

Saúde mental

Com a expansão do home office e consequente diminuição dos escritórios sendo realidade num futuro próximo, as estratégias de gestão devem estar ainda mais voltadas à saúde mental, observando de forma empática os colaboradores e o papel que eles exercem em suas equipes.

Comunicação transparente

Em condições de home office, líderes e gestores são os essenciais pontos de contato e motivação das equipes com outros setores e, até mesmo, com o software de trabalho.

Por isso, para estabelecer um elo de confiança e eficiência operacional, é crucial reforçar a comunicação e torná-la o mais transparente possível, inclusive, de forma a contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores.

Contato com Big Data e Inteligência Artificial

O uso de gestão realizada por meio de Big Data e Inteligência Artificial deve estar presente na rotina da empresa que emprega home office.

Isso tudo para ter controle e precisão sobre todas as operações, desde o monitoramento do desempenho da equipe até mesmo em relação aos resultados financeiros da organização.

Contratação de profissionais de variadas localidades

Com o home office, ficou claro que profissionais podem ter acesso às oportunidades em qualquer lugar do mundo, assim como as empresas podem contar com esses talentos onde estiverem.

Logo, o trabalho deixa de ser o lugar para onde vamos e, com isso, as empresas precisam deixar de ser centradas no escritório e ressignificar o home office dentro da perspectiva focada no profissional, que coloca as pessoas e suas necessidades no centro de tudo.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.