Há mais de um ano, desde que a pandemia da covid-19 chegou ao Brasil, muitas empresas consolidaram o home office como novo modelo de trabalho e milhões de pessoas mudaram sua rotina profissional para experimentá-lo.
De olho nessa tendência, torna-se necessário entender que mais vale trabalhos orientados aos objetivos e metas a alcançar, do que apenas ao cumprimento de jornadas fixas.
De acordo com a pesquisa da Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, 38,6% dos líderes entrevistados apostam no sucesso dos negócios medido pelos resultados oferecidos, e não pelas horas trabalhadas.
Além de 84,2% dos líderes terem intenção de continuar com o trabalho remoto pós-pandemia.
Para isso, priorizar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é fundamental, e isso inclui a flexibilidade de horários.
Neste artigo, apontamos as principais ações, desafios e mudanças conhecidas no potencial do home office.
Home Office: conceito e ações
O que é home office senão o sonho da grande maioria dos CLTs brasileiros: ter o escritório na própria casa, longe do trânsito ou da lotação do transporte público!
Essa relação de trabalho na qual o colaborador atua à distância, só é possível graças à democratização e infraestrutura das redes móveis, banda larga e computação em nuvem, e ao surgimento dos modernos sistemas de gestão empresariais.
Se você é gestor, funcionário ou pretende fazer home office, no mínimo já derrubou o mito de que quem trabalha em casa não é passível de alta produtividade, organização, planejamento, proatividade e gestão.
Porém, o sucesso da iniciativa depende de ter as ações certas para a sua melhor atuação.
O levantamento acima, feito com 2.810 profissionais CLTs, freelancers e líderes de empresas, também aborda sobre os desafios e mudanças considerados na rotina do home office.
Saúde mental
Com a expansão do home office e consequente diminuição dos escritórios sendo realidade num futuro próximo, as estratégias de gestão devem estar ainda mais voltadas à saúde mental, observando de forma empática os colaboradores e o papel que eles exercem em suas equipes.
Comunicação transparente
Em condições de home office, líderes e gestores são os essenciais pontos de contato e motivação das equipes com outros setores e, até mesmo, com o software de trabalho.
Por isso, para estabelecer um elo de confiança e eficiência operacional, é crucial reforçar a comunicação e torná-la o mais transparente possível, inclusive, de forma a contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores.
Contato com Big Data e Inteligência Artificial
O uso de gestão realizada por meio de Big Data e Inteligência Artificial deve estar presente na rotina da empresa que emprega home office.
Isso tudo para ter controle e precisão sobre todas as operações, desde o monitoramento do desempenho da equipe até mesmo em relação aos resultados financeiros da organização.
Contratação de profissionais de variadas localidades
Com o home office, ficou claro que profissionais podem ter acesso às oportunidades em qualquer lugar do mundo, assim como as empresas podem contar com esses talentos onde estiverem.
Logo, o trabalho deixa de ser o lugar para onde vamos e, com isso, as empresas precisam deixar de ser centradas no escritório e ressignificar o home office dentro da perspectiva focada no profissional, que coloca as pessoas e suas necessidades no centro de tudo.