Como Dulce Pugliesi tornou a Amil uma empresa bilionária?
1 de maio de 2021

A Teoria de Tudo: um filme sobre empreendedorismo e superação

O alcance de espectadores que o filme A Teoria de Tudo desperta até hoje após quase seis anos do seu lançamento é gigantesco.

Sem dúvida, ele é uma fonte de inspiração para quem deseja empreender ou aprimorar suas qualificações empreendedoras, pois atingir esse nível de audiência não é para qualquer um.

Empreender também não é para todos, porque exige uma mente sem limites para alcançar o que verdadeiramente te move.

Sabe aquela sensação de ver luz no fim do túnel, de estar na estrada certa rumo aonde quer chegar e de se realizar com cada conquista?

Sim, porque o caminho do empreendedorismo está longe de ser fácil, mas uma vez engajado no seu propósito, vale muito a pena.

Se você quer construir algo de valor e crescer no seu próprio negócio, leia este artigo até o final para associar A Teoria de Tudo aos insights que esta obra traz para a sua empresa.

A Teoria de Tudo: o longa-metragem

O filme A Teoria de Tudo, baseado na biografia “Viagem ao Infinito”, de Jane Hawking (sua primeira esposa), mostra os primeiros anos de Stephen Hawking na Universidade de Cambridge, onde se conheceram, ele na ciência, ela nas artes.

O enredo conta desde o início da história deles, o diagnóstico e a evolução da doença degenerativa de Stephen, o seu prognóstico de só mais dois anos de vida, o casamento e a construção da família, além de seus estudos e teorias científicas.

Não cabe aqui fazer spoiler do longa, mas sem chance de deixar de fora a brilhante interpretação de Eddie Redmayne no papel de Hawking, que gerou a estatueta tão cobiçada do Oscar de melhor ator.

Vamos ligar A Teoria de Tudo ao empreendedorismo?

Foi realmente impressionante a caracterização minuciosa do personagem de Redmayne em A Teoria de Tudo.

Imagina estar na pele deste ser fenomenal!

E é de bom tom frisar que antes de ser cientista, físico e cosmólogo, ele era um ser humano, portanto suscetível a todas as emoções e lutas inerentes à vida.

É aí que entra a contribuição do filme no universo do empreendedorismo.

Confira nos seguintes pilares:

1 – Visão

A Teoria de Tudo revela que diante da maior dor da sua vida, de ver seus músculos progressivamente perdendo a mobilidade, não há tempo para guerras, resistências e lamentações, muito menos para desistir.

E qual foi a visão de Stephen Hawking?

Viver todo instante como se não houvesse amanhã, criando com o que mais o movia: A Teoria de Tudo.

Segundo ele: o que pode ser mais essencial do que não ter limites?

Exatamente o que escrevi acima sobre a mente empreendedora, a respeito de traçar um objetivo para o seu projeto e ir além do que é visível e limitado aos olhos dos outros para alcançá-lo.

2 – Inovação

Inovação é o que não falta em A Teoria de Tudo para sustentar tamanha provação do protagonista.

Por um lado, se seus músculos e voz não mais correspondiam aos seus estímulos, por outro, sua mente era treinada para não parar, instigada por tantas contribuições magnânimas para a ciência, que foi o seu legado para a humanidade.

Percebe aqui outra qualificação empreendedora?

Investir em ideias e soluções que farão realmente diferença para as dores do seu público.

Afinal, o sucesso do seu empreendimento está vinculado ao impacto positivo que uma inovação pode causar.

 3 – Resiliência

Em a Teoria de Tudo, o que fez Stephen Hawking ser o cientista mais brilhante da atualidade?

Sua capacidade de adaptação em frente a incontáveis dificuldades, desafios e superações com certeza é uma das respostas.

Ele provou, mesmo em circunstâncias desfavoráveis, que a vida pode nos dar grandes oportunidades, se formos corajosos para sonhar, acreditar e trabalhar duro.

E você empreendedor, está pronto para aplicar A Teoria de Tudo em seu sonho?

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *