Dulce Pugliesi é a cofundadora da Amil, uma empresa extremamente valiosa e que oferece um serviço premium e diferenciado.
Mas para chegar nesse patamar ela precisou começar com o pé direito e oferecer serviços que realmente ajudavam as pessoas, ao ponto de em algum momento colocar todo o seu foco nesse negócio e dar menos atenção aos demais.
Nesse texto você vai entender um pouco mais da trajetória de Dulce Pugliesi e conhecer algumas dicas bem interessantes com base nas ações da empresária e que também podem ser aplicadas na sua empresa.
Então, acompanha comigo!
Nascida em São Paulo em 1947, Dulce Pugliesi é a médica cofundadora da Amil, uma das maiores operadoras de saúde do Brasil.
Estudiosa, assim que terminou o Ensino Médio foi direto para a faculdade de Medicina em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Nessa época ela começou a namorar Edson Bueno, seu futuro marido e sócio na Amil.
Empreendedores, eles logo adquiriram a primeira clínica, uma casa de saúde que estava prestes a falir. Era nela que Edson estagiava.
Dois anos depois o casal já tinha três clínicas, fato que fez com que garantissem uma boa quantidade de segurados.
Em 1978 a dupla finalmente fundou a Amil no Rio de Janeiro.
É claro que com tantos negócios, os dois decidiram se dividir.
Dulce ficou focada na rede de clínicas e Edson na operadora, que em pouco tempo se tornou o empreendimento mais rentável.
A empresária decidiu então colocar todo o seu olhar na Amil, assumindo a função de diretora de previdência privada.
Nos anos 90 o casal se divorciou, mas continuou firme nos negócios.
A médica se mudou para os Estados Unidos para tratar de assuntos internacionais com relação à empresa e para se especializar em administração na Universidade do Texas, agregando o título de PHD para seu invejável currículo.
Finalmente em 2007 a Amil se tornou uma empresa de capital aberto, captando cerca de R$ 1,4 bilhão na oferta de ações, e em 2014 teve 90% do seu capital vendido para a United Health, a maior operadora de saúde americana.
A transação custou U$ 5 bilhões, valor destinado à compra da rede de diagnósticos Dasa, presidida por Pedro Godoy, mas que conta hoje com Dulce como a sua principal responsável.
Edson faleceu em fevereiro de 2017.
O que aprender com Dulce Pugliesi?
Dulce Pugliesi de fato teve (e continua tendo) uma história de sucesso.
Focada e muito determinada, ela tem muito a nos ensinar.
Veja algumas dicas com base na sua trajetória!
1 – Coloque foco no seu negócio mais rentável
Dulce Pugliesi tinha, junto com seu então marido Edson Bueno, dois negócios bastante rentáveis: a rede de clínicas e a operadora Amil.
Apesar de tudo indicar que as clínicas eram mais interessantes, até por terem sido os empreendimentos pioneiros do casal, foi a Amil que começou de fato a alavancar.
Logo Dulce se mudou para a capital do Rio de Janeiro e assumiu a função de diretora de previdência privada para colocar todo o seu foco e energia nesse negócio.
Vamos agora para a sua realidade?
Mesmo que você tenha alguns negócios ou produtos que são apenas meros embriões, se trabalhar do jeito certo pode ter certeza de que existe uma grande chance de todos atingirem altos patamares.
Mas talvez um deles se destaque mais e se mostre muito mais promissor.
Fique atento a isso e não perca a oportunidade de dar a ele toda a sua atenção.
2 – Tenha um sócio alinhado com os seus objetivos
Mesmo depois do divórcio, Dulce Pugliesi sabia que Edson Bueno era o melhor sócio que ela poderia ter.
Provavelmente a empresária já sabia disso antes de se casar, tanto é que foi com ele que decidiu dividir a sua rotina como empresária.
Caso você também resolva ter um sócio, fique atento para iniciar a parceria com alguém realmente confiável e que tem os mesmos objetivos que você: fazer a empresa crescer e faturar!
3 – Torne a sua empresa muito valiosa
A Amil, que começou como uma pequena operadora de saúde, em alguns anos se tornou uma empresa de bilhões de dólares.
Não, eu não estou romantizando e dizendo que o seu negócio um dia vai valer bilhões de dólares.
É claro que muitos vão se tornar de fato bilionários, mas eu prefiro ser mais pé no chão nessa hora.
O que quero dizer é que a sua empresa precisa sim ser valiosa independentemente do tempo de vida que ela tem e do patamar em que está.
Para isso, é essencial fazer a diferença e oferecer aos seus clientes algo que ninguém oferece.
A Amil, por exemplo, tem um serviço premium, diferenciado.
Tenha você também algo que seja muito bom para as pessoas, que entregue valor e que mude suas vidas.
Esse é o caminho do sucesso!
Dulce Pugliesi não é apenas a fundadora da Amil, mas também uma mulher focada e dedicada, uma verdadeira empreendedora que transformou um negócio pequeno em uma empresa de bilhões de dólares.