Cultura Organizacional: peça-chave para o crescimento da sua empresa
18 de agosto de 2021
Empreendedorismo Social: cases de sucesso e suas contribuições para a economia criativa
29 de agosto de 2021

5G no Brasil: impactos e oportunidades para revolucionar os negócios

A chegada do 5G no Brasil representa a quinta geração para redes móveis e banda larga que transformará a forma como o governo, indústrias e empresas se comunicam, trabalham e se relacionam com clientes e parceiros.

Estamos falando de um salto quantitativo nas velocidades de download de dados, que chegará a 10 gigabits por segundo, o que é um aumento 10 vezes maior em relação à rede 4G, que chega a 1 gigabits por segundo.

Com tal capacidade, tecnologias como a inteligência artificial, internet das coisas e máquinas industriais, se tornam cada vez mais acessíveis, eficientes e velozes.

O que para os negócios isso se traduz em uma única palavra: inovação.

Mais significativos, porém, são os tempos de latência extremamente curtos, ou seja, quanto tempo a rede leva para responder a uma solicitação, bem como a disponibilidade, menos interrupções nas chamadas e maior qualidade da conexão.

Portanto, torna possível conectar vários dispositivos finais simultaneamente em rede, em tempo real, com confiabilidade e sem precedentes.

Além de tudo isso, o novo padrão de comunicações sem fios reduz os custos de manutenção e requer apenas uma fração da energia de seus antecessores.

E essa revolução já começou!

Atualmente, 15% da população mundial vive em áreas com cobertura 5G.

Usuários na Austrália, Alemanha, Japão, Arábia Saudita, Reino Unido e Estados Unidos consomem mais dados em 5G do que em 4G, de acordo com as análises da Opensignal.

A rigor, a tecnologia 5G chega oficialmente ao Brasil depois do leilão das teles operadoras Claro, Vivo e Tim, nas frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, a ser realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Isso deve acontecer até Julho deste ano, afirma Fábio Faria, Ministro das Comunicações.

Vamos saber mais sobre quando começamos a ter acesso ao 5G no Brasil e quais são os seus principais benefícios para o meio corporativo?

Confira os detalhes nas próximas linhas deste artigo!

5G no Brasil: expectativa ou realidade?

Pela experiência excepcional em outros países, podemos ter uma prévia do que vem por aí com o impacto da implantação do 5G no Brasil.

Porém, as operadoras de telefonia já estão realizando testes com a conexão de nova geração em outras faixas do espectro, e a ultra velocidade já pode ser experimentada em algumas cidades brasileiras.

Para tal, as empresas lançaram suas redes provisórias 5G dentro das frequências existentes, baseadas em uma tecnologia chamada DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês).

Assim, é possível limpar e compartilhar de forma desenvolta, o espectro 3G e 4G não utilizado, para prestar o serviço 5G desejado.

A tecnologia envolvida é a mesma, a diferença é que, após os leilões, a rede poderá operar em um espectro exclusivo.

Dito isso, ao migrar usuários somente 3G para 4G, as operadoras brasileiras agilizarão o avanço em direção ao 5G.

E introduzir planos de taxas 4G atraentes é uma boa estratégia, tendo em vista que grande parcela da população não tem uma assinatura, cobertura, ou nem um dispositivo com capacidade 4G, mediante dados recentes da Opensignal.

Mas só é permissível desfrutar dessa velocidade ímpar com um aparelho que já tenha compatibilidade com a nova tecnologia: Moto G 5G, Motorola Edge e Edge+, Xiaomi Mi 10T e Mi10 Pro, Samsung Galaxy S21 5G (+), Samsung Galaxy Note 20, iPhone série 12 e Asus Zenfone 7, são as melhores opções do mercado.

Lembre-se: é importante que o smartphone opere nas faixas de frequência determinadas pela Anatel, especialmente se for importado, para evitar um desempenho não esperado.

Vale ressaltar que o edital para licitação do 5G no Brasil, aprovado pela Anatel, consta, em uma das suas obrigações, com o 5G puro funcionando até 22 de Junho de 2022, nas 27 capitais brasileiras.

Como o 5G no Brasil vai revolucionar os negócios?

Se a tecnologia 4G veio para facilitar a conectividade entre as pessoas, o 5G no Brasil vai chegar para grandes mudanças na história das empresas, principalmente nas áreas do Agronegócio, Cidades Inteligentes, Indústria e Saúde.

Como lemos acima, o grande forte dessa realidade será a inovação tecnológica, acompanhada de três propriedades essenciais para as novas oportunidades de negócios.

Veja a seguir quais são elas e suas vantagens e exemplos plausíveis de serem aplicados:

  • Maior capacidade

Adicionar mais capacidade à rede 5G no Brasil aumentará para milhões os sensores conectados por quilômetro quadrado, e o número de dispositivos e máquinas habilitados por eles, que podem se comunicar entre si.

Imagina a conectividade das Cidades Inteligentes do futuro próximo: na melhoria do tempo de trânsito e deslocamento, rápido tempo de resposta a emergências, menor consumo de água e energia, redução do desperdício a partir da reciclagem, diminuição de emissões nocivas, além de um enorme potencial de economia.

Percebe a importância do uso da Internet das Coisas (IoT) para coletar dados mais precisos em tempo real, visando entender melhor os novos padrões de consumo e demanda, e responder com soluções mais rápidas e de menor despesa?

Por isso, a difusão e disponibilidade do 5G no Brasil são necessárias para a contribuição rumo ao alto nível de desenvolvimento urbano sustentável e qualidade de vida dos seus cidadãos.

  • Tempos de resposta mais rápidos

A tecnologia 5G no Brasil oferecerá uma menor latência que afetará positivamente as vivências digitais.

Veja, uma menor latência significa diminuir o tempo entre o envio e o recebimento do sinal.

Ora, o 5G leva esse tempo para menos 10 milissegundos, isto é, para metade do 4G mais avançado, e num piscar de olhos!

O que implica que os dados serão transferidos em tempo real para proveito de qualquer coisa que exija uma reação, como veículos autônomos, robótica controlada remotamente, streamings de vídeo conferência, vídeo aula, áudios e imagens de alta resolução, sem atrasos ou falhas.

Um verdadeiro boom para empresas que buscam usar realidade aumentada, realidade virtual, ou 3D, para ajudar os clientes a visualizar suas futuras casas ou móveis, por exemplo, permitindo um grau de imersão mais intenso e uma tomada de decisão mais fácil.

Outro exemplo de aplicação dos dispositivos de ponta é na área da Saúde: será possível monitorar e operar pacientes à distância, criar novos exames, e fornecer diagnóstico e tratamento remotos.

A evolução do 5G no Brasil irá influenciar os planejamentos das corporações em relação à adoção de novos equipamentos e investimentos, a fim de engajar os relacionamentos dos consumidores com as marcas, em praticamente todos os setores.

  • Velocidade ultra rápida

Com o 5G no Brasil, as velocidades ultra rápidas serão fornecidas por meio de uma conexão sem fio, em vez de a cabo.

Portanto, as áreas rurais e suburbanas terão acesso à Internet de alta velocidade, com cobertura em áreas densamente povoadas, que não poderiam ser acessadas ​​por meio de uma conexão com fio.

O acesso de alta velocidade à Internet também vai impulsionar o Agronegócio através da automação, que alinhada às inovações da Indústria 4.0 espera-se uma verdadeira explosão de produtividade, processos e serviços.

  .

As promessas do 5G no Brasil são inúmeras e mais do que esperadas, elas estão a caminho.

Todas as possibilidades tratadas aqui, são apenas pelo que as empresas podem imaginar, então agora é a hora de considerar como o seu negócio pode se beneficiar e prosperar com o 5G no Brasil.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.