Com a temporada de compras natalinas chegando, milhares de pessoas do mundo inteiro estão à espera da famosa Black Friday, para garantirem suas compras a preços promocionais.
Em meio a tantas turbulências desde o início da Pandemia, esse dia, que aqui no Brasil também acontece em 26 de novembro de 2021, acaba trazendo boas expectativas para os empreendedores em geral.
Mas principalmente para aqueles que trabalham nas categorias que mais vendem, como: de Eletrônicos, Eletrodomésticos, Modas e Acessórios, Cosméticos e Perfumaria, Casa e Decoração, Livros, Brinquedos e Games, e de Esporte e Lazer.
Para entender bem o sucesso que esse dia representa tanto na vida de quem vende, quanto para consumidores, basta fazer uma análise dos números obtidos pelo Black Friday em anos anteriores.
Segundo a consultoria Ebit Nielsen, especializada em análises do mercado varejista, o faturamento gerado em 2020 movimentou cerca de R $4,02 bilhões em vendas no varejo online.
Esse número representa um crescimento de 25,1% em relação ao faturamento do ano passado, superando assim as expectativas e também animando os comerciantes brasileiros em todos os sentidos.
Confira a seguir todas as informações sobre a Black Friday para você não ficar de fora dessa!
O que é Black Friday?
A Black Friday nada mais é do que uma das ações mais intensas do ano quando se trata de vendas, e essa tradição continua viva e ganhou força com a Internet.
O termo em inglês está relacionado às empresas que registram suas perdas em vermelho e seus ganhos em preto, e sua data pode variar, mas no geral, ocorre na quarta sexta-feira do mês de novembro, de cada ano.
Nos Estados Unidos, seu país de origem, ela acontece logo depois da Ação de Graças: período em que há uma variedade enorme de lojas, tanto virtuais como físicas, realizando promoções espantosas de inúmeros produtos.
No Brasil, esta ação ficou conhecida a partir de 2010, e mesmo com a crise financeira atual, as liquidações da Black Friday com certeza vão dar aquele estímulo a mais para o consumidor comprar e proporcionar mais renda para a economia brasileira.
Portanto, diante desse resultado, o que fazer para se planejar para a data e movimentar as suas vendas?
E-commerce e lojas
Não há dúvidas de que a Black Friday é uma das principais responsáveis pelo crescimento acelerado do e-commerce no Brasil nestes últimos anos, e a tendência é que este crescimento aconteça em proporções ainda maiores nos próximos anos.
E para que os empreendedores consigam se preparar bem para este ano, aproveite ao máximo as dicas de valor abaixo:
Com certeza, não há nada pior para os empreendedores digitais, em meio a Black Friday, que os seus servidores entrem em pane por não suportar o número de acessos ao site.
Por isso, se não deseja que isso aconteça e comprometa suas vendas, procure conversar com sua área de Tecnologia e reforce os servidores para garantir que estarão em pleno funcionamento no dia da Black Friday.
Além dos preços, o que mais chama a atenção dos consumidores é a forma como as lojas trabalham no dia da Black Friday para fazer as ofertas chegarem até eles.
Portanto, invista em ações de marketing eficientes como e-mail marketing e redes sociais por exemplo, para que dessa forma as suas promoções cheguem mais rápido ao consumidor, garantindo assim um bom faturamento para o seu negócio.
Com a ampla concorrência que existe na Black Friday, conseguir se destacar neste cenário acaba sendo um grande desafio.
Por essa razão, se você quer assegurar bater as metas de vendas neste dia, a sugestão é investir em uma chamada de ação atrativa e que realmente leve o consumidor a adquirir o seu produto.
É importante que leve em consideração alguns fatores como a cor, as palavras-chave, o posicionamento, bem como as necessidades dos seus clientes.
Agora que você já sabe tudo sobre a Black Friday, conquiste a confiança de seus clientes com produtos e serviços de qualidade, a preços bem acessíveis!