Inevitavelmente com a quarta revolução industrial, a tecnologia já estava desenhando um novo formato para as profissões do futuro, com o comércio digital, trabalhos remotos e home offices tendo maior destaque na vida de todos.
Porém, com a chegada e permanência da pandemia, houve uma verdadeira aceleração das transformações no mercado de trabalho, econômicas e sociais.
É certo que muitas profissões ligadas ao universo digital e à Inteligência Artificial estão tomando imensas proporções, porém, outras funções que busquem a área da saúde e sustentabilidade, também prometem virar tendências.
De acordo com o Relatório The Future of Jobs, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, mais de 80% dos negócios estão recebendo planos de digitalização para implantação de novas tecnologias.
Para você ter uma noção, em 2025, a automação e uma nova divisão do trabalho entre humanos e máquinas impactarão 85 milhões de empregos em todo o mundo, em empresas de médio e grande porte.
Mas afinal, quais são as profissões do futuro, suas principais áreas de demanda e habilidades para você trilhar uma carreira de sucesso?
Veja agora e inspire-se!
Setor da Saúde
Com a pandemia, houve uma alta na procura por profissões do futuro relacionadas à saúde em geral.
Nunca antes dependemos tanto dos profissionais da linha de frente dessa batalha, e se lições devem ser aprendidas, podemos esperar investimentos e foco em empregos neste setor para além dos anos.
Setor da Tecnologia
Nas profissões do futuro, as ferramentas de colaboração, comunicação, entretenimento, informação, dados e uma infinidade de outros serviços prestados pela tecnologia vão se tornar ainda mais importantes para a forma como a sociedade e a economia se desenvolvem.
As carreiras definidas por esse setor em constantes mudanças e inovações estão a crescer em resposta.
Setor Energia e Meio Ambiente
As profissões do futuro vindas de negócios renováveis ou verdes surgem para capitalizar as evidências de como a energia e o meio ambiente se beneficiam da redução dos poluentes causados pela “vida pré-pandêmica”.
Leve adiante a necessidade por uma abordagem mais autossustentável da maneira como vivemos, que só aumentará a procura por produtos e serviços que nos permitam gerar nossa própria energia, comida, moradia, saúde e atividades de lazer.
Engenheiros de energia e ambientais, biotecnólogos, agrônomos e especialistas em sustentabilidade e bioconstruções são algumas profissões do futuro para esse setor.
Habilidades das profissões do futuro
As organizações precisam priorizar a humanização das profissões do futuro e suas relações de trabalho, para crescerem em larga escala.
Para isso, algumas tendências estão abrindo portas:
De todas as mudanças que trarão mais impactos positivos, percebe-se nas profissões do futuro um grande senso de propósito para você desenvolver suas potencialidades, pois o futuro do trabalho é agora!