Saiba tudo sobre economia colaborativa e seus exemplos de sucesso
31 de outubro de 2021
Black Friday: planeje-se para a data e movimente as suas vendas
29 de novembro de 2021

Profissões do Futuro: descubra quais são os trabalhos mais promissores

Inevitavelmente com a quarta revolução industrial, a tecnologia já estava desenhando um novo formato para as profissões do futuro, com o comércio digital, trabalhos remotos e home offices tendo maior destaque na vida de todos.

Porém, com a chegada e permanência da pandemia, houve uma verdadeira aceleração das transformações no mercado de trabalho, econômicas e sociais.

É certo que muitas profissões ligadas ao universo digital e à Inteligência Artificial estão tomando imensas proporções, porém, outras funções que busquem a área da saúde e sustentabilidade, também prometem virar tendências.

De acordo com o Relatório The Future of Jobs, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, mais de 80% dos negócios estão recebendo planos de digitalização para implantação de novas tecnologias.

Para você ter uma noção, em 2025, a automação e uma nova divisão do trabalho entre humanos e máquinas impactarão 85 milhões de empregos em todo o mundo, em empresas de médio e grande porte.

Mas afinal, quais são as profissões do futuro, suas principais áreas de demanda e habilidades para você trilhar uma carreira de sucesso?

Veja agora e inspire-se!

Setor da Saúde

Com a pandemia, houve uma alta na procura por profissões do futuro relacionadas à saúde em geral.

Nunca antes dependemos tanto dos profissionais da linha de frente dessa batalha, e se lições devem ser aprendidas, podemos esperar investimentos e foco em empregos neste setor para além dos anos.

  • Funções do setor público, não apenas enfermeiros e médicos, mas farmacêuticos, cuidadores, gestores de fundos de saúde e outras funções incluindo compras, finanças, recrutamentos e treinamentos dentro do SUS.
  • Cientistas e pesquisadores, como virologistas e microbiologistas em instituições acadêmicas e de pesquisa, laboratórios privados e empresas farmacêuticas.
  • Consultores e coachings fitness, que além de valorizarem o preparo físico, associam a responsabilidade humana à manutenção da boa forma e bem-estar.

Setor da Tecnologia

Nas profissões do futuro, as ferramentas de colaboração, comunicação, entretenimento, informação, dados e uma infinidade de outros serviços prestados pela tecnologia vão se tornar ainda mais importantes para a forma como a sociedade e a economia se desenvolvem.

As carreiras definidas por esse setor em constantes mudanças e inovações estão a crescer em resposta.

  • Analistas em soluções de alta conectividade (inteligência artificial), especialistas em: grandes volumes de informações (big data), IoT (internet das coisas), logística, realidade virtual e aumentada, impressão 3D e em ciber segurança.
  • Desenvolvedores de games, plataformas de e-commerce, sites, aplicativos e demais softwares que facilitam a performance online.
  • Profissões ligadas ao marketing digital, desenvolvimento e implementação de estratégias, vendas e conteúdos.

Setor Energia e Meio Ambiente

As profissões do futuro vindas de negócios renováveis ​​ou verdes surgem para capitalizar as evidências de como a energia e o meio ambiente se beneficiam da redução dos poluentes causados ​​pela “vida pré-pandêmica”.

Leve adiante a necessidade por uma abordagem mais autossustentável da maneira como vivemos, que só aumentará a procura por produtos e serviços que nos permitam gerar nossa própria energia, comida, moradia, saúde e atividades de lazer.

Engenheiros de energia e ambientais, biotecnólogos, agrônomos e especialistas em sustentabilidade e bioconstruções são algumas profissões do futuro para esse setor.

Habilidades das profissões do futuro

As organizações precisam priorizar a humanização das profissões do futuro e suas relações de trabalho, para crescerem em larga escala.

Para isso, algumas tendências estão abrindo portas:

  • Mentalidade empreendedora: fornecer resoluções para problemas complexos;
  • Liderança estratégica: capacidade de ver o quadro geral, ter pensamento crítico e tomar decisões corajosas;
  • Gerenciamento de projetos: formação de equipes engajadas para fazer as coisas acontecerem e entregar resultados;
  • Comunicação: equilíbrio certo de informações que são verdadeiras e relevantes;
  • Idiomas: conexão e colaboração no cenário mundial.

De todas as mudanças que trarão mais impactos positivos, percebe-se nas profissões do futuro um grande senso de propósito para você desenvolver suas potencialidades, pois o futuro do trabalho é agora!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.