Saiba quais são os principais pilares para uma boa Gestão de Pessoas
4 de agosto de 2021
O que é Mindset Empreendedor e como aplicá-lo a seu favor?
14 de agosto de 2021

Como utilizar Storytelling com Dados para alcançar os seus objetivos?

Existem inúmeras maneiras de disseminar os insights obtidos através da análise de dados, mas nenhuma delas terá tanto impacto quanto o livro Storytelling com Dados.

Em seu best-seller, Cole Nussbaumer Knafic aprimora anos de prática como gerente da equipe do Google People Analytics, ministrando cursos, workshops e consultorias sobre sua especialidade em contar histórias com foco na visualização de dados.

Ao contrário do que muita gente acredita, no mundo corporativo, a representação visual e estrategicamente contada de diferentes dados de uma empresa virou uma forte tendência e desfruta de excelentes resultados.

Principalmente por tornar possível a compreensão requisitada de gráficos, tabelas, mapas mentais, organogramas e até modelos matemáticos em 3D, de maneira dinâmica, simultânea, conectiva, evolucionária e multifacetada.

Imagina ter respostas assertivas sobre percentuais de mudanças no comportamento de compra dos clientes e no desempenho planejado da produtividade da empresa, para compensar a queda nas vendas devido ao COVID-19 e aumentar a participação de mercado para 2022, por exemplo.

Percebe como cada tipo de dataviz e seu respectivo enredo facilita a legibilidade e democratização das informações, estimula a colaboração de diferentes setores e profissionais, e cria necessidades de otimização?

E o melhor é que você não precisa atuar em um domínio específico de negócio para ir além das ferramentas convencionais, conquistar o valor das lições-chave propostas neste exemplar e utilizá-las de imediato na sua próxima apresentação.

Em outras palavras: nunca visto o campo da estatística, seus conceitos e complexidades foi tão bem decodificado e narrado com vários casos reais e acessíveis para impulsionar o sucesso das suas ações.

E isso inclui você empreendedor, líder, gestor, analista, acadêmico, estatístico, jornalista e profissional de marketing, que participa de informações gráficas interna e externamente, conduz tomada de decisões e influencia audiências menos técnicas.

Então por que sua organização e equipe, independente do porte e ramo de atuação, não se beneficiariam desses métodos selecionados para uma comunicação de dados mais eficaz com seu público?

Antes de realmente nos aprofundarmos no tema, confira a seguir o que é Storytelling com Dados e suas principais projeções para alcançar os seus objetivos.

Conte uma história com dados

À medida que compartilhamos o que aprendemos, mais a nossa aprendizagem ganha experiência qualitativa e o mesmo vale para Storytelling com Dados.

Ou você acha que dar vida aos dados mediante histórias inspiradoras, que prendam a atenção dos espectadores, chamando-os para ação, sempre foi um mar de rosas, sem aparentes dificuldades, feedbacks críticos e erros retroativos?

Muito pelo contrário!

Por isso, para que não perca tempo e oportunidades, convidamos você a explorar em seu segmento as relevantes dicas abaixo sobre Storytelling com Dados:

  • Ninguém conhece a história de seus dados como você

A escolha cuidadosa de qual gráfico usar para transmitir precisa impressão, a adição e posicionamento de anotações e legendas e o emprego proposital de cores, podem levar seu Storytelling com Dados ao próximo nível: onde você deseja que o seu público desperte.

  • Elimine o que não é essencial

As configurações padrão das ferramentas disponíveis para atender às demandas de Storytelling com Dados são uma fonte frequente de desordem e elementos dispensáveis como bordas, linhas de grade e rótulos numéricos supérfluos.

Neste tópico, menos é mais e fazer essas alterações propícia a um design mais próximo, limpo e organizado para alinhar à fluidez da sua narração.

  • Simplifique ao máximo

Desenvolver um Storytelling com Dados sem conhecer os lugares-comuns que pretende dar destaque e sem descobrir como mostrá-los de forma esclarecedora, é idêntico a plantar em um terreno infértil e pouco iluminado: a colheita tarda e falha!

Portanto, vincule o seu texto visualmente aos dados, nem que para tal seja agrupado o excesso de informações em gráficos distintos porém enxutos.

  • Amplifique a finalidade dos dados

Quando refletimos sobre a prática de Storytelling com Dados, revelar uma grande ideia relacionada aos dados, que ajude o seu público a entender algo novo e transformador, é um propósito e tanto!

  • O poder das palavras no lugar certo

No Storytelling com Dados, palavras e títulos contextualizados são projetados em locais estratégicos nos gráficos, para que o observador não tenha que se esforçar, nem adivinhar o que está vendo.

Assim, o discurso garante que a mensagem principal não perca sua essência e não seja esquecida.

Como vimos até aqui, Storytelling com Dados auxilia profissionais de várias áreas, em seus relatórios para uma demonstração visual proativa, em reuniões de trabalho, palestras e outros canais de interação.

Ossos do ofício da nossa Era Digital, concorda?

Logo, melhorar habilidades de comunicação e análise com esse desafio, no qual dados protagonizam por meio do storytelling, significa converter informações em soluções, absorvidas por muito mais pessoas.

Acompanhe agora o passo a passo da estrutura do Storytelling com Dados para você adotar em sua jornada promissora.

Mas afinal, por onde começar?

Um bom Storytelling com Dados requer início, meio e fim que transpassam credibilidade, raciocínio convincente e conexão emocional com o público:

  • Qual é a situação?: mostre os big numbers no cenário atual;
  • Os prós e contras dos números: aponte os problemas e também os êxitos que os dados contam;
  • Contra dados não há argumentos: deixe claro como as dores podem ser resolvidas com os dados;
  • Perspectivas e previsibilidade no radar: recomende as ações a partir dos dados e especule o que pode acontecer.

É esse o ponto que nunca pode ser deixado de lado: se abrir para a realidade dos números e jamais mentir sobre eles!

Vamos descobrir de vez quais são as duas lições de ouro motivadas pelo livro Storytelling com Dados?

Lições para fortalecer o seu alvo

A base para uma construção verdadeira de Storytelling com Dados está na cultura organizacional, na convivência coletiva e na polidez que você dá ao que acontece ao seu redor.

  1. A importância do contexto

A essa altura da leitura, lá vão perguntas-chave para o seu Storytelling com Dados deslanchar: quem é seu público-alvo? O que precisa que ele saiba ou faça? Como adequar a sua linguagem ao mecanismo utilizado para se comunicar?

Veja, os dados são interessantes quando você pensa primeiro sobre os seus usuários, o que é importante para eles, e apresenta os dados de uma forma que os torna claros e acionáveis.

Aí sim o domínio do Storytelling com Dados cumpri-se, porque as pessoas dão mais valor as explicações que façam sentido para elas e que geram identificação.

  1. Direcione onde deseja atingir

Storytelling com Dados também dispõe de configuração, enredo, ação ascendente, clímax em que as tensões atingem o seu ápice, ação de queda e enfim, resolução.

Nenhuma história criativa e bem contada deixa de ser naturalmente envolvente e o mesmo ocorre no momento de agregar os resultados analíticos a favor de nobres benefícios.

E, acima de tudo, é fundamental planejar contar histórias não para nós mesmos ou para nossos dados ou análises, mas direcionadas para a nossa platéia.

Isso expressa repensar a forma como manifestamos o Storytelling com Dados!

Segundo a autora Cole Nussbaumer Knafic, manter o público em mente durante a análise, visualização e comunicação de dados, desde os gráficos até a narrativa, nos coloca em uma posição de triunfo em motivar ações potenciais.

O que podemos extrair deste artigo e do livro na íntegra, é um grande plano de ação para aplicar o Storytelling com Dados em qualquer processo acreditável!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *