Startup sustentável: conheça alguns exemplos e inspire-se
25 de julho de 2021
Como utilizar Storytelling com Dados para alcançar os seus objetivos?
7 de agosto de 2021

Saiba quais são os principais pilares para uma boa Gestão de Pessoas

Ao longo do tempo, a Gestão de Pessoas tem evoluído de modo paralelo com a Era da Informação e contribuído imensamente para o desenvolvimento das organizações e das pessoas que nelas trabalham.

Não era assim há décadas atrás, onde o setor de Recursos Humanos atuava de forma burocrática e operacional, no qual o empregado se limitava à execução das tarefas, à hierarquia e obediência ao chefe e ao controle centralizado.

Mas felizmente já avançamos bastante!

Hoje em dia, o cenário está mais humanizado e completamente transformado: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores.

Além disso, os profissionais são vistos como parte integrante do capital humano da corporação, ou seja, fornecedores de conhecimentos, habilidades e personalidades a serem estimulados pelo gestor.

E entidades que não tomam iniciativas para investir na qualidade de vida e know how de seus funcionários, sofrem com alta rotatividade, perda de talentos e baixa motivação.

Percebe a importância de acompanhar todas essas revoluções tecnológicas e comportamentais em prol da valorização das equipes e de um ambiente de trabalho saudável?

Somente desse jeito se faz ativo o grande diferencial competitivo e consequente crescimento do seu negócio.

Ficou interessado em saber mais sobre a Gestão de Pessoas e como ela favorece o pleno funcionamento dos setores da sua empresa?

Basta ler os tópicos seguintes!

Afinal, o que é Gestão de Pessoas e quais são seus benefícios?

Uma boa Gestão de Pessoas é indispensável para o sucesso de todos os empreendimentos: inclusive o seu, o meu e de tantos outros empreendedores.

Refere-se a um conjunto de práticas e métodos aplicados com o objetivo de administrar e potencializar a eficiência dos seus colaboradores.

Apesar de não ser tarefa fácil, se antes os benefícios financeiros eram o maior atrativo para agregar pessoas ao time, cada vez mais o incentivo atual tem outros critérios.

Integrar “gente” alinhada ao propósito da companhia, promover cooperação ao invés de competição, oferecer feedbacks constantes, fazer planos de carreira e dedicar aperfeiçoamentos profissionais, eis alguns encorajamentos assertivos.

Pode acreditar: staffs bem geridos e motivados geram maior produtividade, bem-estar e melhorias nos resultados a longo prazo.

Se você leu até aqui, com certeza está a par do compromisso da Gestão de Pessoas nas relações corporativas.

Então que tal conhecer os seus principais pilares para atingir suas metas?

3 Pilares da Gestão de Pessoas

Vamos ver como colocar essa Gestão de Pessoas na prática?

Para isso, a primeira coisa que você precisa conferir são as estruturas essenciais do planejamento estratégico, para a sua construção.

  • Motivação

Neste pilar, o motor para dar partida e impulsionar os outros 2 pilares da Gestão de Pessoas tem como combustível a motivação para entender que trabalhadores possuem perfis únicos e necessidades reais a serem supridas.

Quem dá o melhor de si e alcança os desafios planejados, merece ser reconhecido por isso, através de promoções, bonificações, prêmios e treinamentos exclusivos.

  • Comunicação transparente

Uma prática para lá de edificante para a Gestão de Pessoas é garantir os canais da comunicação transparente abertos para todas as áreas da empresa.

Essa premissa vale para contratações, esclarecimentos de dúvidas, diálogos, propostas, reuniões, chats online, emails, entre outras ferramentas, desde que haja agilidade nos processos.

  • Proatividade

Por fim, na Gestão de Pessoas a proatividade é sempre um pré-requisito, tanto para gestores, quanto colaboradores, diante das responsabilidades em assumir inúmeras situações que surgem no dia a dia.

Portanto, não é em vão sair da zona de conforto, não cumprir somente o que lhe é determinado, apresentar soluções inovadoras em antecipação aos problemas e buscar formas de otimizar o tempo nas funções.

A nova realidade da Gestão de Pessoas traz essa consciência de que a riqueza de uma organização está internamente associada aos seus integrantes.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.