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Conheça os tipos de liderança, qual é o seu e atue da melhor forma

Por que é imprescindível que conheça os tipos de liderança?

Porque se você é um líder, seja por atuar na gestão de uma empresa ou por ter o seu negócio e uma equipe, certamente se encaixa em um desses estilos.

E entender mais sobre eles fará com que mantenha os seus pontos fortes e reveja aquilo que precisa melhorar para atingir resultados ainda mais satisfatórios.

Os tipos de liderança mais conhecidos são autocrático, democrático e liberal, que vão depender unicamente do seu perfil.

Basicamente esses estilos envolvem o uso de estratégias diferentes para planejar, interagir, motivar e gerenciar as equipes, fazendo com que atinjam os resultados esperados.

É bom frisar que não existe uma forma certa ou errada de trabalhar.

O importante é ser profissional, ético, íntegro e muito comprometido com o seu negócio ou empresa que trabalha e também com os seus colaboradores.

Vamos agora conhecer os tipos de liderança?

Quais são os tipos de liderança?

Nesse artigo eu vou especificar o perfil de alguns dos tipos de liderança mais comuns, que são o autocrático, o democrático e o liberal.

Em qual deles você se encaixa?

1 – Autocrático

Autocrático é um dos tipos de liderança.

Ele é bastante centralizador e por isso toma as decisões sem a participação da equipe.

Esse gestor também costuma ser mais egocêntrico e pensar pouco no desenvolvimento e crescimento dos seus liderados.

Pontos fortes:

É muito comum que o líder autocrático seja extremamente conhecedor da parte operacional do trabalho.

Inclusive, alguns deles de fato tiveram sucesso atuando como técnicos ou analistas e por isso conhecem de cabo a rabo a atividade na prática.

Eles ainda são seguros e confiantes nas suas atuações.

Pontos de atenção:

Se você se identificou com o líder autocrático é importante que compartilhe as informações com a sua equipe e que a tenha como braço direito na tomada de decisões.

Afinal, o fato de centralizar tudo pode fazer com que as pessoas se desmotivem e até se demitam, levando-o a perder peças importantes para os resultados da empresa.

Fora que você acaba atraindo colaboradores extremamente operacionais e pouco eficientes, o que também não será nada interessante para os seus objetivos.

Quer mais um motivo para descentralizar a decisão?

Você tem mais tempo para se dedicar a ações estratégicas, que, além de serem essenciais para as suas metas, são fundamentais para se destacar com os seus gestores e, quem sabe, conquistar um cargo ainda maior.

Caso você tenha um negócio, pode ter certeza de que a descentralização das decisões e o foco em estratégias de marketing, vendas e novos produtos ou serviços vão fazer grande diferença para o crescimento da sua empresa.

2 – Democrático

Diferente do autocrático, o líder democrático, que também faz parte dos tipos de liderança, inclui a sua equipe em todas as tomadas de decisão, fazendo com que participe ativamente dos resultados.

Em outras palavras, ele sempre consulta os liderados e pede opiniões, ideias e feedbacks para que juntos encontrem as melhores soluções para projetos e problemas.

Portanto, esse líder não pensa apenas em si mesmo, mas também nos seus colaboradores, focando no desenvolvimento e crescimento das pessoas.

Pontos fortes:

Por participar a equipe em todas as decisões, ele faz com que as pessoas fiquem engajadas com os propósitos da empresa, promovendo motivação e levando ao atingimento dos resultados de forma muito mais eficaz.

Pontos de atenção:

O líder democrático deve cuidar para que os colaboradores não confundam liderança com amizade.

É claro que você pode ser amigo dos seus funcionários, mas é importante separar as coisas.

Um liderado não deve, pode exemplo, perder o foco no trabalho por conta disso.

Tenha, portanto, uma postura segura e firme em todos os momentos.

É importante também que se certifique de que todos os colaboradores estão de fato engajados com o negócio.

Afinal, uma “laranja podre” na tomada de decisão pode gerar burburinhos, fofocas e mal estar entre toda a equipe.

3 – Liberal

O líder liberal é aquele que precisa de maior atenção quando falamos nos tipos de liderança.

Isso porque ele costuma deixar as decisões 100% nas mãos da equipe, ao ponto de praticamente não participar daquilo que de fato é importante para os resultados da empresa.

Pontos fortes:

Muitas vezes, o líder liberal atua com uma equipe extremamente madura, competente e engajada, que toma as decisões sem a necessidade de ele dar o seu aval final.

Isso significa que esse gestor pode se concentrar apenas nas ações mais estratégicas e inovadoras que farão o negócio alavancar.

Pontos de atenção:

Muito cuidado para não “delargar” a decisão para quem não tem maturidade.

Isso pode atrapalhar o atingimento das metas e fazer com que seja visto como um péssimo líder pela diretoria ou presidência.

Pior ainda se a empresa for sua.

Imagine perder clientes e dinheiro por conta dessa descentralização total das decisões.

Além de ter uma equipe muito madura, é importante também que o líder liberal seja alguém extremamente assertivo na parte de negócios para colocar energia em estratégias realmente eficazes.

Caso contrário ele não será tão necessário para a empresa.

Em qual dos tipos de liderança você se encaixa?

Atente-se aos pontos fortes e de melhoria e seja realmente diferenciado!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

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