Você sabia que o Robinson Shiba, do Shark Tank Brasil, foi quem fundou a China In Box?
E na época, por incrível que pareça, no Brasil ninguém ainda falava em comida pronta comprada em caixas, ainda mais da culinária chinesa.
Apesar da trajetória de anos de estudo sobre esse negócio e de pouco dinheiro para investir, o moço pensou em algo bastante simples: trazer uma tendência que dava muito certo nos Estados Unidos para facilitar a vida dos brasileiros.
E que bom que assim o fez e abriu portas para diversos outros mercados de comida pronta para a nossa realidade.
Quer saber mais sobre essa história de sucesso de Robinson Shiba?
Então fique por aqui e leia esse texto!
Quem é Robinson Shiba?
Robinson Shiba, bastante conhecido como um dos tubarões do programa Shark Tank Brasil, foi também o cara que teve a brilhante ideia de fundar a China In Box.
Estudante de Odontologia, nos anos 80 ele jamais tinha pensado em abrir um restaurante.
A gastronomia tão pouco era uma de suas paixões.
Mas foi quando decidiu fazer uma viagem aos Estados Unidos com os amigos para aprimorar o inglês que surgiu algo bastante inusitado.
O que aconteceu?
Ele foi assaltado e perdeu todo o dinheiro que guardava em sua doleira.
Nossa, que azar.
É aí que você se engana.
O moço obviamente passou por dificuldades financeiras, mas queria muito continuar os estudos nos Estados Unidos.
Para resolver a situação, decidiu arrumar um emprego no país para garantir uma renda fixa.
Foi trabalhar na cozinha de alguns restaurantes como lavador de pratos e depois se aventurou como entregador de pizzas e de fast food.
Que bom que ele conseguiu o que queria: permanecer nos Estados Unidos.
E isso foi bom para todos nós, sabe por quê?
Porque enquanto trabalhava nesses restaurantes, Shiba percebeu o sucesso da comida pronta com os americanos.
E na época, por mais incrível que pareça, os brasileiros nem sonhavam com essa possibilidade.
Mas era óbvio que nós também nos beneficiaríamos bastante com a ideia.
Em 1986 Shiba decidiu então estudar os modelos de fast-food que davam certo por lá e como eles poderiam ser adaptados no nosso país.
Foram seis anos de análise minuciosa até fundar a primeira unidade da China in Box por aqui, no bairro de Moema, São Paulo.
Acha que foi fácil abrir a empresa?
Nem um pouco.
Ele e o pai tiveram que vender um apartamento por um terço do preço para levantar capital.
Mas agradar os brasileiros precisaria de um algo a mais.
Além de trazer a ideia inspirada no fast-food americano, o moço realizou melhorias essenciais, como a cozinha à mostra para os clientes acompanharem o processo de preparo da comida.
Apesar disso já ser uma realidade no Brasil, no início dos anos 90 a estratégia era completamente inovadora.
De lá para cá foi só crescimento. Em 2000, por exemplo, a empresa abriu para o franchising e começou a criar muitas outras unidades.
Hoje, Robinson Shiba é o presidente do Grupo Trendfoods, que gerencia não só a China in Box como também o Gendai, e conta com 160 lojas franqueadas em 22 estados do país.
Ele é também um investidor de muito sucesso e um dos mais admirados do programa Shark Tank Brasil.
O que podemos aprender com Robinson Shiba?
Mais uma vez vamos falar do negócio disruptivo nesse texto sobre o Robinson Shiba?
Assim como a Cristiana Arcangeli, também participante do Shark Tank Brasil, e que já foi tema de um artigo aqui no blog, o empreendedor de sucesso criou algo que ninguém havia criado até então.
A única diferença dele para a Cris é que Shiba trouxe uma tendência dos Estados Unidos, o que é também algo extremamente inteligente, sabe por quê?
Por que já existe uma prova de que aquela empreitada dá realmente certo e que o público adere a ela.
É claro que é preciso ser cuidadoso na escolha de um modelo de negócio que faz sucesso em outro país porque nem sempre as culturas são parecidas.
Mas a aposta certeira foi trazer algo que melhoraria muito a vida das pessoas.
Aí é muito difícil de errar, porque isso independe de país e de cultura.
Todo mundo quer um dia a dia mais simples, não é? E foi isso que a comida pronta proporcionou!
Além de resolver um problema, Robinson ainda aplicou melhorias inteligentes, que aproximaram o público da China In Box, como a possibilidade dos clientes assistirem os preparos dos alimentos.
Ao visualizarem uma comida cheirosa, limpa e muito bem preparada, eles passaram não só a ter mais vontade de comê-la, como também criaram uma relação de confiança com a marca.
Fantástico!
Gostou desse texto sobre o persistente Robinson Shiba?
Cada vez mais nos convencemos de que os negócios disruptivos foram, são e sempre serão a bola de vez.
E você, já pensou em algo que ninguém ainda pensou?
2 Comentários
[…] empreendedor então reestruturou a escola e depois vendeu 35% dela ao Carlos Wizard (fundador da Wizard). O […]
[…] https://presleyson.com.br/2019/06/16/robinson-shiba-china-in-box/ […]