O Negócio é uma série da HBO bastante controversa.
Isso porque ela conta como três prostitutas de luxo tiveram sucesso na profissão fazendo o uso de uma técnica conhecida por todos nós: o marketing.
Nesse artigo, você vai saber um pouco mais da série e também sobre as importantes reflexões que ela pode trazer com relação às nossas empresas.
A ideia não é entrar no mérito do certo ou do errado, mas sim nas diversas estratégias que o programa de TV nos apresenta.
Vamos, então, à leitura?
Do que se trata O Negócio?
O Negócio é uma série nacional do canal HBO repleta de marketing e empreendedorismo.
Estrelada por Rafaela Mandelli, a Laura de Meu nome não é Johnny, Juliana Schalch, que também participou de Polícia Federal – A lei é para todos, e Michelle Batista, parte do elenco da novela O Rico e Lázaro, ela foi considerada um tanto quanto controversa pelos mais conservadores.
Isso porque o programa de TV trata da história de três prostitutas de luxo, Karin, Luna e Magali, que não tinham perspectivas de evoluir nesse negócio, até que finalmente identificaram o que faltava para o trabalho prosperar: as estratégias de marketing.
Assim, elas transformam a profissão mais antiga do mundo em um verdadeiro império de prostituição de luxo.
Com muita autonomia, força e coragem, as personagens se tornam empreendedoras infalíveis e de fato garantem um projeto de sucesso.
Para deixar isso ainda mais interessante, a série mexe com os padrões mais conservadores ao deixar claro que as moças simplesmente escolheram a profissão.
Portanto, não se trata de uma necessidade ou de sobrevivência.
Bom, independentemente de opiniões, costumes e valores, o fato é que O Negócio tem muito a nos ensinar sobre empreendedorismo, marketing e inovação nas nossas empresas.
Com 4 temporadas, ela passa em 50 países e simplesmente bomba em audiência ao redor do mundo.
Vamos agora conhecer as principais lições que O Negócio pode nos trazer enquanto empreendedores?
1 – Não importa qual é o seu nicho, você tem que ir pra cima
Antes da série, acho que quase ninguém pensou na prostituição como um negócio, acertei?
E não estamos aqui para discutir isso, mas o fato é que existem projetos bem diferentes por aí.
Talvez o seu seja um deles.
O que quero dizer com isso?
Que não importa muito qual é o nicho da sua empresa.
Desde que ela não seja ilegal, se resolve os problemas dos clientes, você tem que ir com tudo pra fazer o seu projeto acontecer e lucrar.
2 – O marketing é essencial
Na série O Negócio, as protagonistas utilizam o marketing para prosperarem na profissão.
E isso dá tão certo, que elas criam um verdadeiro império da prostituição.
Qual é a lição?
Sem marketing dificilmente a sua empresa vai chegar a algum lugar.
Fora isso, de fato ele é um dos grandes responsáveis pelo sucesso de muitos projetos.
Portanto, quando bem feito, os resultados podem ser realmente surpreendentes.
3 – Faça escolhas com propósito e não por necessidade
Na série, as protagonistas decidem ingressar na profissão não por uma questão de necessidade, mas sim porque de fato fizeram essa escolha.
Elas realmente apostaram no negócio e pensaram em formas de fazer com que ele prosperasse.
Considerando esse ponto, a minha dica é que você nunca opte em abrir uma empresa por uma questão de sobrevivência, mas sim porque gosta e acredita naquilo.
Essa simples decisão será fundamental para você fazer o trabalho com prazer, apostar nele e realizar ações assertivas.
Apesar de controversa, a série O Negócio tem muito a nos ensinar sobre a importância do marketing nos nossos negócios.
Se ainda não assistiu, assista e aproveite!
Leia também os artigos abaixo