Como empreender na nova economia digital
29 de setembro de 2018
A realidade virtual oferece uma experiência prazerosa para as crianças na vacinação
13 de outubro de 2018

Capital C mostra projetos que se beneficiaram com o financiamento coletivo

Capital C

Capital C

Capital C é um documentário que mostra o contexto de diversos empresários em busca de dinheiro para alavancar os seus negócios por meio do financiamento coletivo, ou crowdfunding, em inglês.

Dirigido por Timon Birkhofer e Jorg M. Kundinger, o programa gira em torno de três estudos de caso de empreendedores que tiveram sucesso nos seus negócios: Jack Robinson, um artista que desenha cartas de baralho, Zach Crain, um fabricante de meias para os pés e para as garrafas da Freaker USA, e Brian Fargo, o desenvolvedor do jogo Wasteland.

O interessante desse documentário, é que ele oferece a possibilidade de você refletir sobre uma situação bastante presente na vida da maioria dos empreendedores: Aquela de deixar para trás o emprego tradicional, que não motiva nem um pouco, para seguir o grande sonho de ter o próprio negócio.

Mas calma, não é só isso não.

Apesar do tão esperado contexto de se ver livre do chefe, o programa deixa claro que os apoiadores e financiadores são praticamente os novos patrões, pois é para eles que o empresário precisa prestar contas sobre o andamento e o progresso do projeto.

Acha que essa pressão é menor do que a que o gestor faz no emprego tradicional?

Aí é que você se engana.

E nem todos os empreendedores conseguem lidar com ela.

Alguns, ainda, têm dificuldades em encarar o fato de receber dinheiro de terceiros e também em tocar o negócio depois de atingirem as metas em plataformas como o Kickstarter, por exemplo.

Portanto, financiamento coletivo realmente não é para qualquer um!

Saiba mais sobre ele e sobre o documentário Capital C nos próximos tópicos.

Como Capital C aborda a questão do financiamento coletivo?

Em Capital C, a questão do financiamento coletivo é mostrada em toda a sua complexidade, ao ponto dos empreendedores e seus apoiadores se envolverem praticamente de corpo e alma na estratégia.

documentário mostra, por exemplo, uma situação relacionada à Urban Outfitters, uma multinacional americana de varejo de estilo de vida, que infringiu as patentes da Freaker.

Os apoiadores da startup, que não tinha condições de recorrer à lei, ao terem ciência da situação, bombardearam a página da Urban no Facebook com mensagens de apoio à Freaker.

Isso fez com que a multinacional se visse obrigada a retirar o produto do catálogo.

Esse exemplo mostra toda a grandiosidade do sentimento que o financiamento coletivo desperta nos envolvidos.

É como se os apoiadores fossem parte de uma startup que começou lá na garagem e que tem tentado se estabelecer no mercado, ao ponto de não tolerarem o comportamento das gigantes em copiar a ideia.

Muitas, inclusive, levam a produção para a China e vendem o produto por um preço bem mais baixo.

Leia Como a série Silicon Valley pode ser uma inspiração para a sua startup?

Talvez até tenha a ver com aquela nossa velha sensação de não engolir nenhum tipo de injustiça com os, digamos, “menos favorecidos”. Vai saber…

Bom, isso é só uma especulação, mas o fato é que o financiamento coletivo, apesar de ainda recente no mundo e em pleno desenvolvimento, é uma possibilidade de crescimento para muitas empresas.

Mas afinal, como funciona o financiamento coletivo?

Financiamento coletivo é quando diversas pessoas se identificam com o seu projeto e colaboram financeiramente para que ele saia do papel.

Basicamente, os investidores fazem as contribuições e recebem recompensas por elas, que pode ser um produto personalizado, um desconto, ou até uma edição limitada.

É assim que os empresários levantam o dinheiro que precisam para alavancar os seus negócios.

Mas para isso, é essencial que a campanha seja muito bem estruturada, além de criativa, para que seja possível atrair o investidor, claro.

Se você se identificou e acha que a alternativa é interessante, saiba que no Brasil existem algumas plataformas para quem está em busca de financiamento coletivo.

Entre elas estão a Catarse, a Kickante, a Impulso, a Startando, a Ideame, a Garupa e a Juntos.

Algumas são específicas para esportes, projetos sociais, cultura, animais, etc.

Acesse para entender melhor.

No mais, assista Capital C e inspire-se nas histórias das três empresas que participam do documentário!

Leia também os artigos abaixo

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

2 Comentários

  1. Isabel Cristina Sampaio disse:

    Presley,
    Bacana os artigos. Vou empreender em um agronegócio que terei que fazer um financiamento coletivo pois não quero esperar a ajuda de governo ou qualquer outro que possa atrasar o projeto por falta de recurso.
    Vou fazer um curso para melhorar minha experiência nesse tipo de captação. Aceito sugestões.
    Muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.