Hoje você vai conhecer a sacada de Alberto Saraiva, aparentemente um mero cidadão luso-brasileiro que ficou órfão ainda jovem e precisou assumir a liderança dos negócios da família.
Mas qual é o seu diferencial?
Bem, quando pensava em seguir carreira na Medicina, ele considerou oferecer serviços gratuitos à população mais necessitada, o que deixa evidente um de seus principais pilares: o lucro é a consequência de servir bem.
Em outras palavras, isso significa atender as necessidades dos clientes com qualidade e um excelente produto a um preço acessível.
Com essa e outras táticas, Alberto Saraiva criou as redes de fast-food Habib’s (a maior do mundo em comida árabe) e Ragazzo, seguindo até hoje no comando da Arabian Bread, Icelips, Promilat e Vox Line.
A história de Alberto Saraiva
Nascido em Portugal há 66 anos, Alberto Saraiva chegou ao Brasil com menos de 1 ano de idade.
Sua família se estabeleceu no Paraná e depois em São Paulo com o intuito de investir na educação de Alberto.
E o interessante é que a persistência enraizada do rapaz já dava sinais claros, pois ele tentou vestibular por três anos até conseguir a vaga numa conceituada instituição.
Mas uma tragédia marcou a mudança nos seus rumos.
O pai de Alberto foi assassinado durante um assalto à padaria de sua propriedade no bairro do Brás.
O empreendedor então não pensou duas vezes: largou o curso e assumiu a responsabilidade pelo negócio.
Pena que as dificuldades não tardaram, pois havia muita concorrência e rotatividade de padeiros.
Mas para o jovem “impossível” era uma palavra distante e ele literalmente “colocou a mão na massa” ao aprender a fazer pães.
Até que uma ideia alavancou a empresa.
Com a venda de pães 30% mais barata, a padaria superou as concorrentes atuando na venda e na revenda.
E foi aí que a frase condutora da vida de Alberto ganhava sentido “Não desista, é preciso caminhar.”
Qual foi a grande sacada de Alberto Saraiva, afinal?
Vamos entender a sacada de Alberto Saraiva?
1 – Ele se tornou o melhor no que fazia
A visão estratégica para os negócios fez Alberto Saraiva vender a padaria e montar a Casa do Pastel, com produtos novamente precificados abaixo da concorrência.
Ela foi um sucesso absoluto e chamou a atenção de corretores que não tardaram em comprá-la.
Alberto se tornava então especialista em abrir negócios culinários que geravam lucro para depois serem vendidos.
O que isso significa?
Que assim como ele você também precisa ser o melhor do seu mercado para ganhar espaço e conquistar clientes.
Qual o seu diferencial que oferece muito valor às pessoas?
2 – Manteve sempre a qualidade dos produtos
Outro lema importante para Alberto Saraiva era a qualidade dos produtos.
Para você ter uma ideia, ele observava os novos donos de seus antigos negócios deixarem de utilizar os melhores ingredientes, levando à perda de qualidade, e, como consequência, à falência.
Portanto, atenção especial à qualidade dos seus produtos ou serviços.
Isso fará com que a sua marca seja desejada pelo consumidor e conhecida no mercado.
3 – Alberto Saraiva apostou na esfiha como o produto chamariz
A esfiha de Alberto Saraiva custava centavos.
Sim, centavos!
E ela atraia os clientes na própria comunicação da marca, que mostrava o zero antes da vírgula, estratégia infalível para esse que é considerado até hoje o seu produto chamariz.
Mas o que é isso?
Basicamente é um item muito barato que faz com que o cliente vá à loja e consuma outros de maior valor. Simples assim!
Portanto, a esfiha atrai clientes para o estabelecimento que acabam experimentando outros pratos que custam mais do que ela.
É assim que ele fatura.
E você, já pensou em ter um produto ou serviço chamariz?
Essa pode ser uma alternativa bem interessante para atrair a atenção dos clientes para o seu negócio!
Alberto Saraiva e o seu produto chamariz é o que mais nos leva à reflexão nessa história de persistência e sucesso!
Que tal seguir a mesma estratégia?