O livro que ensina a conquistar a independência financeira com o seu negócio
20 de dezembro de 2020
Pense e Enriqueça: Descubra o segredo dos maiores milionários da história
17 de janeiro de 2021

Coco Chanel: Lições que o filme sobre uma das maiores estilistas da história

Vamos falar sobre o filme Coco Antes de Chanel?

Mesmo quem não entende absolutamente nada de moda, certamente compreende o significado da marca Chanel, uma das mais importantes empresas de vestuário e itens de luxo do mundo. 

Pois saiba que sua fundadora, Gabrielle Bonheur Chanel, foi uma mulher à frente do seu tempo e é um importante exemplo de empreendedorismo feminino. 

Isso pode justamente ser contemplado no filme, que mostra a sua trajetória, desde a infância difícil em um orfanato ao início do surgimento de sua bem sucedida marca. 

Por quebrar padrões da época, apresentar modelagens inovadoras e criar o que hoje é referência de qualidade, Chanel literalmente ditou moda. Não só no modo de vestir das mulheres, mas também no comportamento.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a história inspiradora de Gabrielle “Coco” Chanel e entender a relação do filme Coco Antes de Chanel com o empreendedorismo. 

Saiba quais características da estilista você pode incorporar a sua forma de empreender para alcançar o sucesso! 

A história de Coco antes de Chanel

Antes de falarmos sobre o filme Coco Antes de Chanel, vamos entender um pouco sobre a história dessa empreendedora de sucesso?

Engana-se quem pensa que Gabrielle Chanel nasceu em uma importante família aristocrática francesa e então fundou o império que leva seu nome, revolucionando a moda feminina. 

Muito pelo contrário. Ela passou a maior parte da infância em um orfanato após a morte de sua mãe. 

E essa trágica passagem da sua vida ganhou contornos ainda mais tristes, já que logo depois foi abandonada pelo pai para ser criada em um orfanato junto com a irmã, algo que ela nunca superou. 

Na juventude, para se manter, tinha dois trabalhos. De dia era costureira e à noite cantora em um cabaré. Foi nessa época que surgiu o apelido “Coco”, em referência a uma das músicas do número que apresentava.

No cabaré, a empresária conheceu Etienne Balsan, um milionário bon vivant que se encantou por ela e decidiu ajudá-la a ganhar projeção como cantora da noite. 

A carreira artística não deu muito certo, mas buscando novas perspectivas de vida, ela fez as malas e partiu para a propriedade de Balsan, se propondo a viver com ele.

Foi a partir daí que Chanel mostrou ter ambições diferentes das mulheres da sua época, chamando atenção com seu jeito peculiar de ser e de se vestir.     

Sem medo de ousar 

No filme Coco Antes de Chanel, percebemos que a empreendedora não tinha medo de ser diferente. Detestava o estilo pomposo característico da moda feminina daquele tempo. 

Aboliu os desconfortáveis espartilhos e passou a adaptar trajes masculinos para si mesma, com cortes mais retos e menos extravagância. 

Causou estranhamento, mas logo provou que seu estilo viria para inovar e revolucionar o mundo da moda.   

Afinal, você provavelmente já ouviu falar do tailleur, do “pretinho básico’ e do corte chanel, não é mesmo?    

5 lições de empreendedorismo em Coco Antes de Chanel 

Uma história de superação como esta, apresentada em Coco Antes de Chanel, que culminou na construção de um dos maiores impérios da indústria da moda, inspira mulheres a acreditarem em suas ideias e a lutarem pelo seu propósito. 

Em uma época em que elas dificilmente tinham algum protagonismo, Chanel se tornou uma referência feminina e ainda persiste neste posto na atualidade. 

Veja as atitudes que a fizeram um exemplo do empreendedorismo.   

1 – Rompimento com os padrões

Coco Antes de Chanel mostra que a empresária mudou os padrões e a maneira de se vestir. 

Alterou cortes, utilizou novos tecidos e criou um estilo único, vanguardista e impensável para o início do século XX. 

2 – Persistência e determinação

Mesmo com as adversidades de sua vida, a estilista teve persistência ao perseguir suas ambições e construir o seu próprio negócio. 

Foi determinada ao lutar pelo que acreditava, mesmo indo contra ao que era imposto às mulheres da sua época.  

3 – Networking

O filme Coco Antes de Chanel mostra que no castelo do amigo Etienne Balsan, a estilista conseguiu estabelecer relações que a ajudaram a divulgar o seu trabalho e a ter o apoio financeiro para abrir a sua primeira loja em Paris. 

4 – Busca de oportunidade e espírito empreendedor

A confecção de chapéus modernos e arrojados, inicialmente para uso próprio, revelou o talento que Coco Chanel tinha para a criação. 

Ela não hesitou em buscar oportunidades para mostrar seu trabalho, como quando criou e confeccionou chapéus para o figurino de um espetáculo de uma amiga atriz. 

5 – Criatividade, inovação e preocupação com a qualidade 

Chanel criou peças que são a assinatura da marca e se tornaram clássicas, como o tailleur de tweed, o cardigã, o vestido preto de corte sóbrio e simples e a bolsa de matelassê. 

No filme Coco Antes de Chanel, observamos o rigor da estilista com a qualidade, ao finalizar ela mesma cortes e costuras de seus modelos, mesmo após ter notoriedade em sua área. 

Empreender é mesmo um desafio para a mulher, que precisa se superar em diversas áreas de sua vida, ao mesmo tempo que luta para que seu negócio dê certo. 

É um eterno equilíbrio de pratos. 

Filmes inspiradores são um alento e dão coragem e entusiasmo para seguir em frente. 

Por isso, lhe convido a assistir Coco Antes de Chanel e ganhar fôlego nesta árdua jornada que é o empreendedorismo feminino! 

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

1 Comentário

  1. Elizangela de Oliveira disse:

    Motivada por suas palavras, já vou colocar na agenda para assistir esse final de semana. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *