As estratégias de vendas online são opções infalíveis para muitas empresas nesse período de crise.
Afinal, a pandemia levou diversas delas a fecharem as portas, impedindo que realizem as vendas que estavam habituadas a realizar.
Mas não pense que tudo está perdido.
É possível atingir esses clientes (e, melhor, muitos outros) pelo meio virtual.
E o mais interessante é que depois de começar a utilizar essa técnica provavelmente o seu negócio vai faturar mais e dificilmente você vai querer largá-la.
Quer saber mais sobre as estratégias de vendas online?
Basta ler os tópicos seguintes!
Estratégias de vendas online são técnicas digitais que você utiliza para aumentar as suas vendas e, consequentemente, os seus lucros.
Elas podem ser utilizadas por qualquer empresa (tenha ela um produto, serviço ou solução) e de qualquer ramo de atuação.
A ideia é que você aposte na internet para chegar em um maior número de clientes potenciais, situação que a simples venda presencial não permite.
Afinal de contas, a internet é um mundo sem limites, que te leva a falar com pessoas de qualquer lugar do mundo.
Imagine, então, o quanto o seu negócio pode crescer se fizer o uso correto dessa estratégia?
Saiba como apostar nela de forma assertiva a seguir!
Como usar as estratégias de vendas online?
Agora você vai entender como usar as estratégias de vendas online da melhor forma possível.
Lembrando que elas servem para qualquer negócio, tenha você uma empresa de soluções digitais, de educação, um pet shop, uma oficina mecânica ou uma hamburgueria.
1 – Trabalhe a sua autoridade na internet
O primeiro passo para usar as estratégias de vendas online é criando uma autoridade na internet.
Se você não tem dinheiro nenhum, crie páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube…) e comece a gerar conteúdo nessas ferramentas.
Esses conteúdos podem ser textos que mostrem que possui conhecimento sobre o seu negócio, mas também posts com imagens que divulguem os seus produtos ou serviços, promoções, ofertas, etc.
Você pode conseguir seguidores de forma orgânica (gratuitamente) divulgando as suas páginas para amigos e conhecidos, mas existe uma forma mais eficaz, que é a paga.
Não vou falar sobre ela agora porque será abordada no próximo tópico, mas já adianto que não é necessário que invista um mundo de dinheiro para fazer com que aconteça.
Ah tá, você já tem um site ou está pensando em ter um?
Ótimo!
Se você já tem vai precisar trabalhar nele a sua autoridade (já falo sobre isso).
Se ainda não tem, então vai precisar fazer um investimento, não tem jeito.
Calma, ele não precisa ser tão alto assim.
Hoje em dia existem algumas ferramentas bastante amigáveis e baratas para você criar a sua página bastando para alguns conhecimentos em programação.
O WordPress e o Wix são duas opções.
Inclusive, elas oferecem planos gratuitos também, mas eles não são tão eficazes quanto os pagos, então é preciso avaliar se realmente vale a pena não investir.
Um dos pontos negativos é que você não vai ter um domínio personalizado, o que pode fazer, por exemplo, com que o seu site não fique tão profissional para os clientes.
Caso você não tenha conhecimentos básicos em programação, aí terá que apostar na contratação de um programador.
Nesse caso o preço vai depender de cada profissional.
A minha dica é que faça a busca de um freelancer no 99Freelas.
Basta publicar gratuitamente uma oportunidade para receber diversas propostas.
Bom, com o site disponível, crie um menu com as abas sobre a empresa, produtos (ou serviços), contato, etc.
É importante também que crie uma específica para o blog.
Assim você pode elaborar artigos relevantes sobre o seu mercado e que atraiam a atenção dos clientes potenciais.
Mas é importante saber como trabalhar a palavra-chave, uma estratégia de SEO essencial para os textos ranquearem na primeira página do Google de forma orgânica (gratuita).
É assim que mais pessoas vão conhecer a sua empresa!
2 – Crie campanhas pagas
Essa certamente está entre as estratégias de vendas online mais eficazes.
Você sabia que é possível criar campanhas nas redes sociais da sua empresa, e também no Google, para atrair os seus clientes potenciais?
E o melhor é que não é necessário gastar muito dinheiro para isso.
Fora que essas campanhas, quando feitas de maneira assertiva, são capazes de trazer os clientes certos, aqueles que de fato se interessam pelos seus produtos ou serviços.
Para você ter uma ideia da eficácia dessa estratégia, é possível fazer campanhas específicas para públicos diferentes, como aqueles que conhecem o seu produto e os que não conhecem, os que estão prontos para comprar e os que ainda precisam de maior engajamento, etc.
Para saber como criar uma campanha, acesse as suas próprias páginas nas redes sociais (e também o Google) e siga o passo a passo recomendado em cada uma.
Essas foram as dicas de estratégias de vendas online que você pode usar em meio à pandemia.
E o legal é que além de te ajudarem a alavancar as vendas nesse período de crise, elas ainda podem ser técnicas que vão chegar para ficar, levando a sua empresa a patamares bem maiores.
Dica de Livro da Semana
Se você gostou deste tema, não deixe de ler este livro como fonte complementar Alcançando Excelência em Vendas – Spin Selling