X

Como se reinventar na crise: conheça histórias de sucesso

Quer saber como se reinventar na crise?

Algumas empresas realmente estão fazendo isso e, o melhor de tudo, elas têm tido ótimos resultados.

Para isso, esses negócios saíram da caixa e pensaram em alternativas que ajudassem as pessoas durante o período conturbado que estamos vivendo com o coronavírus.

Algumas, inclusive, mudaram completamente os seus modelos de negócio para garantir o sustento dos seus donos, o pagamento dos funcionários, as diversas despesas envolvidas e muito mais.

Então, se você quer saber como se reinventar na crise, é essencial que conheça esses verdadeiros cases de sucesso.

Leia nesse artigo e inspire-se!

Como se reinventar na crise, afinal?

Nada melhor do que conhecer alguns cases de sucesso na hora de saber como se reinventar na crise, não acha?

Pois é, o coronavírus pegou todos de surpresa e ninguém imaginava os danos gravíssimos que ele ia causar.

E aqui não estou falando apenas das terríveis mortes, mas também da falência (ou dos riscos de falência) de diversas empresas.

Só que algumas realmente saíram da caixa e pensaram em inovar para sobreviver a esse momento tão triste e difícil.

Vamos conhecer algumas?

1 – Cora

Quer saber como se reinventar na crise?

Então siga o exemplo da Cora, a fintech criada para ser um banco digital para pequenas e médias empresas.

Para você ter uma ideia da sacada dos fundadores Igor Senra e Leonardo Mendes, a empresa chegou a receber um dos maiores investimentos entre todas as startups do Brasil: 10 milhões de dólares.

Porém, por conta da pandemia, ela realmente precisou mudar o seu foco.

O projeto “Compre dos Pequenos” nada mais é que uma plataforma que permite a compra de vouchers de serviços e produtos de pequenos negócios, a serem utilizados após a pandemia.

Além disso, a Cora vai produzir e a distribuir conteúdos relacionados às necessidades atuais dessas empresas, como dicas de como sacar benefícios oferecidos pelo governo, como ter sucesso com soluções para delivery, como começar a vender em um marketplace, etc.

E deu certo!

A plataforma conta com 2.000 empresas cadastradas e já tem uma adesão maior do que o banco digital, com apenas 120 clientes.

2 – TempoTem

Quer mais um ótimo exemplo de como se reinventar na crise?

A TempoTem, uma empresa digital de serviços residenciais e automotivos que facilita o contato entre prestadores e clientes, identificou uma maior busca por higienização com o surgimento do coronavírus.

Inclusive, logo no início da pandemia houve um aumento na contratação de serviços de limpeza de sofás, tapetes e cortinas, levando a equipe a se aproximar dos prestadores voltados a essa atuação.

Ao falar com um dos parceiros de dedetização, Bianca Amaral, a diretora da TempoTem, percebeu que poderia oferecer também um novo serviço voltado à limpeza dos ambientes com produtos que fossem capazes de eliminar o coronavírus.

Que sacada!

Com foco em atender comércios essenciais na pandemia e espaços com alto fluxo de pessoas, como os condomínios, o produto é homologado pela Anvisa e tem proporcionado ótimos resultados.

3 – MRV Engenharia

Entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a Forbes, a conhecida MRV Engenharia também se reinventou durante a pandemia.

Para isso bastou um pouco de tecnologia.

Exatamente!

A campanha #FiqueEmCasa da construtora preparou seus canais digitais para a compra dos apartamentos e também para a realização do processo de documentação.

Tudo é feito 100% online.

Inclusive, o cliente pode realizar de forma digital não só a escolha do apartamento como também todo o acompanhamento das obras.

O resultado?

Muito positivo!

Mesmo com o fechamento dos stands de vendas e o adiamento dos lançamentos, A MRV conquistou um aumento de 28% nas vendas em comparação com o primeiro trimestre de 2019.

Talvez você ainda não saiba como se reinventar na crise, mas certamente as ações realizadas por esses negócios podem oferecer algumas boas ideias!!!

Presleyson Lima: Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.
Related Post
Leave a Comment