Na última década, mudanças significativas no setor de TI propiciaram a urgência de um termo que pudesse descrever, com precisão, empresas privadas de tecnologia, valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares, antes de abrir seu capital em bolsas de valores.
Assim, em 2013, nasce o título “startup unicórnio”: introduzido pela primeira vez por Aileen Lee, empreendedora e fundadora do Cowboy Ventures, fundo de investimento em estágio inicial, com sede em Palo Alto, Califórnia.
Essa analogia ao animal mítico foi dada para representar a raridade estatística de empresas iniciantes de sucesso da época, e desde então, o número de unicórnios ao redor do mundo só aumentou.
Isso mostra como esse modelo e propostas de valor estão promissoras aos olhos dos investidores, levando diretamente a maiores oportunidades de negócios para a organização.
Em se tratando de Brasil, apesar da crise econômica não dar sinais de reduzir a curto prazo, a expectativa da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) é positiva: espera-se que o país suba das atuais 21 para 100, nos próximos cinco anos.
Um dos fatores dominantes para isso acontecer é a maior demanda por serviços digitais durante e pós pandemia, tanto por parte das empresas quanto do grande público.
Confira agora quais são as 21 startups brasileiras que superaram o valor de US $1 bilhão e suas respectivas datas inaugurais como unicórnios, segundo a CNN:
- 99 Táxi: transporte particular (2018)
- Pagseguro: fintech (2018)
- Nubank: fintech (2018)
- Arco Educação: edtech (2018)
- Movile (iFood): alimentos, bilheteria e logística (2018)
- Stone: fintech (2018)
- Brex: fintech (2019)
- Gympass: bem-estar (2019)
- Ascenty: data centers (2018)
- Loggi: logística (2019)
- Quinto Andar: proptech (2019)
- Ebanx: fintech (2020)
- Wildlife: jogos para celular (2020)
- Loft: proptech (2020)
- Vtex: e-commerce (2020)
- Creditas: fintech (2020)
- C6 Bank: banco digital (2020)
- MadeiraMadeira: e-commerce de artigos do lar (2021)
- Hotmart: edtech (2021)
- Mercado Bitcoin: fintech (2021)
- Único: biometria e documentos (2021)
Quer conhecer mais sobre as características comuns dessas startups unicórnios e como elas revolucionaram os seus mercados?
Então, você está no local certo!
Principais características de uma startup unicórnio
O processo para se tornar uma startup unicórnio não é fácil e cada uma tem sua própria história e um conjunto semelhante de recursos que as tornam bilionárias.
- Inovação disruptiva: toda startup unicórnio trouxe uma ruptura no nicho ao qual pertencem. Veja, por exemplo, os casos de sucesso do Uber e Airbnb, que transformaram a maneira como as pessoas se deslocam e planejam suas viagens, através de estratégias inovadoras.
- Número um: startups unicórnios são, em sua maioria, as primeiras em seu segmento. Elas também são conhecidas por inovar continuamente e ficar na dianteira da concorrência, que tende a crescer mais tarde.
- Alta tecnologia: outra tendência entre as startups unicórnios é ter seu modelo de negócios aprimorado em tecnologia e produtos de software.
- Foco no consumidor: o foco das startups unicórnios está no consumidor. Logo, seus produtos e serviços são criados pensando no usuário e em sua acessibilidade, visando canalizar a dor do cliente e desenvolver um meio de resolvê-la da melhor forma possível.
- Propriedade privada: muitas startups unicórnios são hoje de propriedade privada, o que aumenta sua avaliação quando uma empresa estabelecida investe nela. E as startups que ultrapassam a avaliação de US $10 bilhões são agrupadas sob o termo denominado “decacorn”, ou seja, um super unicórnio, como Dropbox, SpaceX e WeWork.
Claro que alcançar o primeiro bilhão é o sonho de basicamente todas as startups no mercado, no entanto, como chegar lá?
Dicas para construir uma ideia de startup unicórnio
Chegar no marco de startup unicórnio, obviamente, é um desafio enorme, senão todas as empresas seriam, concorda?
E não existe um passo a passo 100% certo para sua empresa se tornar bilionária, entretanto, alguns pontos estão presentes em todos os unicórnios que deram certo no mercado e podem nortear as suas estratégias:
- Analisar e compreender seu mercado-alvo e público-alvo;
- Aperfeiçoar seu produto, aumentar sua receita total e base de usuários;
- Construir um crescimento sustentável ao invés de lucros rápidos;
- Ampliar seu networking;
- Determinar a importância do seu empreendimento para o público;
- Direcionar os esforços e os benefícios para a equipe e clientes;
- Investir em profissionais com conhecimento e experiência;
- Almejar o quanto sua empresa pode ajudar mais pessoas.
Enfim, pensar grande, mas de forma realista e ter propósitos inspiradores são o que move as empresas do ponto em que elas estão, para serem quem sabe em um futuro próximo, startups unicórnios.
O lema aqui não é só ser uma startup unicórnio, mas criar algo que realmente faça do mundo um lugar melhor!
Leave a Comment