Você sabe o que é e-commerce e para que serve? Com certeza a grande maioria das pessoas já sabe muito sobre esse modelo de comércio.
Ele é um tipo de negócio que envolve vendas por meio da internet, facilitando a compra por consumidores em diversas regiões do mundo, sem que tenham que se dirigir a uma loja física.
Essa é uma definição bastante básica, mas o mundo de comércio eletrônico é extremamente complexo e repleto de especificidades. Portanto, caso queira saber mais sobre ele, não deixe de se informar de tudo que envolve esse tema.
Agora que você já sabe o que significa e-commerce, vamos às questões práticas desse tipo de comércio!
De algum tempo pra cá, a modalidade tem chamado a atenção de diversos empreendedores por conta da facilidade em criá-la e também devido ao baixo custo de implantação.
Mais do que isso, os consumidores têm dado cada vez mais preferência em adquirir produtos e serviços por meio das plataformas de ecommerce, justamente pela praticidade que elas proporcionam com a compra sem precisar sair de casa.
Se esse é o seu interesse em termos de negócio, confira algumas dicas para que o comércio eletrônico tenha realmente sucesso!
1 – Encare a loja virtual como um negócio
Você precisa realmente viver de ecommerce se quiser montar esse tipo de projeto.
Isso significa que, por mais que ele seja simples de ser criado e a sua administração possa ser feita da sua própria casa, é um negócio como outro qualquer e que requer toda a sua atenção para que tenha sucesso.
Crie um plano de negócios bem estruturado, faça um planejamento estratégico e elabore um controle de estoque organizado.
Da mesma forma que uma empresa física precisa de todos esses cuidados, um e-commerce também precisa. Caso contrário, dificilmente o seu projeto vai vingar!
2 – Pense em um produto ou solução que resolva problemas
Você precisa trabalhar com um nicho que resolva problemas, que traga soluções e que facilite a vida das pessoas.
Considere que existem muitas lojas virtuais por aí com propostas exatamente iguais.
Tenha algo diferente e que resolva a dor das pessoas, para que o seu projeto realmente aconteça.
Você pode até vender um produto que já existe no mercado, mas ele precisa ter algum diferencial com relação à concorrência para que o projeto atinja o tão esperado sucesso.
3 – Inclua alternativas para que a sua loja virtual seja vista
Faça uma página para o seu e-commerce nas redes sociais e crie campanhas para que o público-alvo possa te conhecer.
Elabore promoções e ofertas diferenciadas, como: compre um produto e leve outro, ganhe 20% de desconto utilizando o cupom XXXX, aproveite os descontos especiais para essa semana, entre outras.
Procure estar frequentemente nas redes sociais e interaja com os seus seguidores. Isso gera muita aproximação.
No site, inclua um campo de avaliações para que as pessoas que compraram de você avaliem o seu produto. Essa é uma excelente forma de gerar prova social, o que estimula outras pessoas a também comprarem.
4 – Crie um blog
Inclua no menu do site um espaço para o blog e escreva sobre assuntos relevantes com relação ao seu nicho de atuação.
Esse tipo de estratégia faz com que você seja uma autoridade no seu ramo, o que aumenta a confiança do consumidor, que além de comprar da sua loja, será mais facilmente fidelizado e ainda por cima vai te indicar outras pessoas.
5 – Especialize-se
Um bom curso de ecommerce é uma ótima estratégia. Existem opções pagas, para todos os bolsos, e também as gratuitas.
Caso não queira fazer um investimento em cursos, busque livros e artigos sobre o tema para que você possa sempre se especializar e se atualizar.
Inclua no seu processo de capacitação conteúdos estratégicos sobre empreendedorismo e negócios também.
Todas essas dicas são essenciais para que você saiba como criar um ecommerce de sucesso. Aproveite-as!