A importância do investidor anjo para o seu negócio
20 de dezembro de 2017
3 dicas para você ter sucesso ao apresentar o seu projeto a um investidor anjo
3 dicas para você ter sucesso ao apresentar o seu projeto a um investidor anjo
29 de dezembro de 2017

Como controlar seu estoque e evitar prejuízos?

Como controlar seu estoque e evitar prejuízos?

O controle de estoque é peça fundamental em uma empresa. A partir do trabalho desse setor é possível identificar quais são os produtos que mais vendem e os que menos são comercializados, além de estimar vendas, pedidos e produção necessários, otimizando seu investimento.

Quer entender melhor como o controle de estoque pode ajudá-lo a parar de perder dinheiro e, até mesmo, conseguir melhores preços em suas compras? Então, continue a leitura e lembre-se que nossa equipe está à disposição para ajudá-lo com todas as suas dúvidas!

Qual a importância do controle de estoque?

Tudo o que você precisa para produzir um serviço ou produto, independente se for matéria-prima ou o produto final, deve ser controlado em seu estoque.

Se esse controle for feito de maneira correta e eficiente isso garante que você sempre tenha a quantidade ideal de determinado produto, seja qual for a hora que precisar. Dessa forma, é mais fácil prever possíveis furos na cadeia de abastecimento da sua empresa, sem prender seu dinheiro com estoque sem utilidade e não perder vendas por ter alguma mercadoria faltando.

Resumindo, é a partir dele que você tem registrado tudo o que entra e sai da sua empresa e descobre o que pode gerar mais prejuízo.

Primeiros passos

Se você não mantiver um inventário atualizado em seu estoque, fica impossível dizer o que de fato sua empresa tem para manter tudo em funcionamento. Por isso, o primeiro passo para evitar prejuízo é dar início ao seu inventário o quanto antes, mantendo sempre as informações do que entrou ou saiu.

Além disso, fazer uso de meios manuais geralmente não é uma boa ideia. Os dados se perdem, as chances de erro aumentam e se tiver informação desatualizada, será mais difícil de identificar.

Esses tipos de situação não permitem que os responsáveis pelo estoque tenham uma visão geral e real de todas as mercadorias e os prejuízos aparecem por não ter produtos com altas demandas no mercado e ou ficar com produtos encalhados.

Regrinha básica para o controle de estoque

Independente da metodologia que for empregada em seu controle de estoque, eles devem seguir duas regras básicas, em que você escolhe a que for ideal de acordo com suas necessidades: Estoque Mínimo ou Revisão de Estoque.

No Estoque Mínimo, você define a menor quantidade de determinados produtos a que você pode trabalhar com tranquilidade, sem perder vendas ou ficar sem matéria-prima. Dessa forma, quando chegar ao nível estimado, é a hora de fazer novas compras e repor seu estoque.

Com a Revisão, você decide de quanto em quanto tempo será feita uma revisão do seu estoque. A partir dessa consulta, você descobre quais são os produtos que você precisa comprar.

A melhor solução para o controle de estoque

Para ganhar tempo e não correr o risco de perder dinheiro, a melhor solução é ter um software que condense todas as informações necessárias de forma automatizada e digital.

Todos os dados do seu estoque estão mais acessíveis, permitindo cruzar informações, saber quanto vale suas mercadorias estocadas em custo de compra e venda e descobrir quais produtos estão parados e quais estão em falta, tudo com um clique.

Você ainda pode programar compras fixas com as datas ideais, sistematizar a ordem de entrada e saída dos produtos – para que sempre saia o que chegou primeiro e assim você não ter mercadoria velha – e ainda contar com fórmulas para encontrar o melhor equilíbrio de funcionamento do seu estoque.

O melhor é que você pode adquirir e personalizar o software de acordo com as necessidades da sua empresa, promovendo ainda mais seus ganhos.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

1 Comentário

  1. Andeson Seta disse:

    Parabéns pelo texto Presleyson! Sucesso!

    Forte abraço meu amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.