Basicamente, o big data envolve tecnologias que armazenam, processam e extraem informações de um grande volume de dados coletados.
Mas o que importa não é exatamente a quantidade de dados, mas sim todo o trabalho de análise que uma empresa pode fazer com eles.
Ao gerenciá-los, ela tem a chance de entender o comportamento dos clientes e as tendências de mercado, para uma tomada de decisão mais assertiva, melhoria de processos e otimização de produtos e serviços.
Nesse artigo, você vai entender mais sobre o big data e ainda saberá como ele pode ajudá-lo a alavancar, e muito, o seu negócio.
Confira!
O que é big data?
O big data descreve um grande volume de dados, sejam eles estruturados ou não estruturados, que são gerados a cada segundo.
Mas não pense você que esse processo é algo recente.
Na verdade, ele existe faz bastante tempo, antes mesmo das tecnologias computacionais, a diferença é que hoje a quantidade de dados produzidos é bem maior devido aos dispositivos como celulares e televisores, além das mídias sociais, que geram informações a todo momento.
Além disso, o big data permite o cruzamento desses dados a partir de diversas fontes.
E é exatamente essa a vantagem para as organizações, que podem obter informações de mercado pelos seus consumidores a partir do que eles dizem ou escrevem sobre ela.
Para isso, basta captar nas mídias sociais suas satisfações, insatisfações, necessidades e desejos, e cruzar com dados internos da empresa.
Incrível, não?
Mas o que fazer com tudo isso?
É o que você vai saber no próximo tópico!
Os benefícios do big data para o seu negócio
O conceito de big data é essencial na geração de valor de uma empresa.
Isso porque a praticidade e velocidade em obter e cruzar as informações é o que facilitará o seu entendimento com relação ao contexto do negócio e, consequentemente, a criação de estratégias e de ações para eventuais melhorias.
Vamos agora conhecer os principais benefícios do big data?
1 – Melhoria na tomada de decisões
A partir da coleta de informações, é possível entender o contexto e assim tomar decisões mais assertivas e de maneira mais rápida, com base em dados fidedignos.
2 – Entendimento do perfil do cliente e melhoria do relacionamento com ele
O big data ajuda a compreender de maneira mais assertiva o perfil dos seus consumidores, para que possa segmentá-los e assim oferecer novos produtos, formas inovadoras de atendimento, uma oferta diferenciada, etc.
Você vai também entender as satisfações e insatisfações do cliente, as suas necessidades e desejos, e assim poderá rever e melhorar o seu relacionamento com ele.
3 – Compreensão do mercado e da concorrência
O big data é um facilitador para o seu entendimento do mercado, das novas demandas e necessidades e dos próximos passos da concorrência.
É assim que você pensa em estratégias diferentes e mais eficientes.
A ideia é estruturar ações que façam com que esteja sempre um passo à frente dos concorrentes!
4 – Melhoria de processos internos
Ao ter a chance de analisar informações sobre a empresa, é possível rever e estruturar os seus processos para torná-los mais assertivos e eficientes.
Você vai visualizar as falhas, os gargalos e as causas dos problemas e propor melhorias para que a empresa se torne realmente competitiva.
5 – Criação de planos de ação estratégicos
Com informações concretas e fidedignas, fica muito mais fácil criar ações estratégicas para conquistar e fidelizar clientes.
As atuações em marketing, negócios e vendas poderão ser revistas e refeitas com base em uma nova visão da sua empresa.
O big data é realmente um conceito muito interessante, que veio para facilitar a vida das empresas e das pessoas!
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