X

Print The Legend: O documentário sobre os bastidores do mercado de impressoras 3D que conta tudo que você quer saber sobre o tema

Print The Legend é um documentário Netflix que mostra os bastidores de um mercado um tanto quanto promissor: O das impressoras 3D.

Mas não pense você que ele se refere apenas aos fatores que envolvem a tecnologia.

O programa vai além e oferece muito sobre a realidade do empreendedor e a importância de reinventar, inovar e mudar de forma a entregar algo ainda melhor ao público.

Essa, aliás, é a grande sacada para alavancar qualquer negócio: Proporcionar valor e qualidade, seja em produto, serviço ou atendimento.

Ficou interessado em saber mais sobre o Print The Legend?

Então veja o vídeo e leia as próximas linhas desse artigo!

Sobre o documentário Print The Legend

Print The Legend foi lançado em março de 2014 nos Estados Unidos e é um dos documentários mais assistidos da televisão.

Basicamente, ele mostra a rotina de pessoas que estão em busca de tornar a impressão 3D algo acessível para toda a sociedade.

Mais do que isso, o programa aborda como esse mercado começou, desde os equipamentos open-source e das máquinas que tiveram origem nos processos da 3DSystems e da Stratasys, bem como todas as dificuldades com relação às patentes e ao software livre.

Mas ele ainda amplia o contexto e permeia a realidade dos empreendedores e todas as suas dificuldades, como, por exemplo, a liderança de uma equipe que trabalhava ali na garagem de casa e de repente conseguiu milhões em investimentos, ou as posturas mais radicais que passam a ser necessárias com o aumento de responsabilidade, como a demissão dos próprios sócios.

O foco é dado na empresa MakerBot, que se fundiu com a Stratasys tornando-se uma baita de uma gigante.

O documentário Netflix mostra como ela e o seu fundador, Bre Pattis, foram mudando com o passar do tempo, de uma organização acessível e aberta, para outra cada vez mais fechada e corporativa, ao ponto de virar as costas e se tornar odiada pelo público que a formou.

Apesar disso, Pattis, entusiasmado e cativante, se tornou também um exemplo de empreendedor ao levar uma startup criada na garagem ao topo das principais mídias americanas, inclusive para as capas das mais famosas revistas, como a Time e a Wired, e às mais renomadas emissoras americanas, como a Fox, por exemplo.

O empresário, que é um dos maiores divulgadores da impressão 3D e da sua revolução no mundo, fez com que fosse criada uma comunidade fiel à empresa e garantiu o seu crescimento e estabelecimento enquanto marca extremamente valiosa no mercado.

Mais do que oferecer um produto tecnológico e estratégico, a MakerBot é praticamente uma filosofia de trabalho.

É assim que a impressão 3D se tornou uma revolução mundial, com produtos completamente inovadores, que oferecem algo que nós jamais acreditaríamos que seria possível.

A ideia é que futuramente as pessoas possam criar os objetos e utensílios nas suas próprias casas, sem que seja necessário se deslocar a um mercado ou a uma loja para a compra.

Entre os que são apresentados no documentário Netflix estão algumas soluções médicas e até mesmo a impressão de armas.

Dá para acreditar?

Como Print The Legend pode ser uma inspiração para o seu negócio?

Por mais que a MakerBot, empresa mostrada no Print The Legend, tenha sido uma startup extremamente promissora e que realmente deu certo, não acredito que o documentário seja interessante apenas para startups e empresas de tecnologia.

Na verdade, os tópicos que ele aborda, como inovação, persistência e foco, precisam fazer parte da vida de qualquer empreendedor.

E quando falamos em impressora 3D, algo completamente novo e revolucionário, não significa que os empresários que trabalham com um produto já existente no mercado não devem se inspirar na postura inovadora de Bre Pattis.

Você pode se reinventar em atendimento, em entrega, em forma de pagamento, em qualidade e muito mais.

O importante é assistir Print The Legend e buscar um incentivo para fazer diferente e melhor do que o seu concorrente e, claro, encantar ainda mais o público.

Pense fora da caixa e tenha sempre como premissa dois pontos fundamentais e correlacionados: Resolver os problemas das pessoas e fazer a sua empresa crescer!

Leia também os artigos abaixo

Categories: Tecnologia
Presleyson Lima: Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.
Related Post
Leave a Comment