CHO: surpreenda-se com os atributos dessa nova profissão
1 de maio de 2022
O Discurso do Rei: aprendizados para inovar a liderança de equipes
31 de maio de 2022

Balanced Scorecard: 4 dicas para aumentar o desempenho da sua empresa

À procura de um modelo de gestão estratégica para aumentar o desempenho da sua empresa?

Então, você precisa conhecer o Balanced Scorecard: trata-se de uma forma de  alinhar as atividades realizadas atualmente, com os objetivos e metas que pretende alcançar em longo prazo.

Nesse cenário, a ideia é materializar o sonho de todo empreendedor, ou seja, revolucionar o mercado, agregar valor ao seu nicho de atuação, criar algo novo e, obviamente, progredir.

Só que geralmente, quando pensamos nesses alvos por tanto almejados, imaginamos as cenas acontecendo em um futuro tão distante que acabamos esquecendo de dar a devida atenção em como medir o progresso, não é verdade?

E foi para fornecer uma medição balanceada e integrada de processos internos, inovações, tecnologia, clientes e capacidade organizacional, que o Balanced Scorecard surgiu.

Neste artigo, falaremos sobre esta metodologia de elaboração de estratégias mais amplas, concretas e bem pautadas, que já impulsionou verdadeiros sucessos em muitos negócios ao redor do mundo.

O que é Balanced Scorecard?

O conceito de Balanced Scorecard, também conhecido pela sigla BSC e traduzido para o português como “Indicadores Balanceados de Desempenho”, foi criado por David Norton e Robert Kaplan, dois professores renomados da Universidade de Harvard.

O objetivo deles era apresentar um modelo de gestão estratégica que permitisse definir objetivos e medir resultados durante um período extenso, porém, quebrando padrões tradicionais do uso de indicadores financeiros e contábeis, ou faturamentos.

Ao mesmo tempo que desenhavam planejamentos de uma maneira muito mais abrangente.

Daí em diante, o Balanced Scorecard tornou-se uma das metodologias mais reconhecidas e aplicadas nos diversos contextos, do mercado digital, até grandes corporações multinacionais, passando por e-commerces e pequenas empresas.

Vamos descobrir como funciona essa ferramenta de gestão?

Como aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa?

Ampliar seus conhecimentos sobre estratégia sempre é uma boa saída para auxiliar você a analisar o desempenho da sua organização de forma integral. 

Confira a seguir as 4 perspectivas, desenvolvidas pelos renomados Norton e Kaplan, nas quais um Balanced Scorecard se norteia:

1. Perspectiva financeira

Aqui, começamos o Balanced Scorecard sob a perspectiva dos objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo da empresa, levando em consideração as expectativas dos investidores.

Ora, primeiramente cabe ao empreendedor garantir o retorno dos investimentos realizados e gerenciar os principais riscos envolvidos na gestão do negócio, satisfazendo as necessidades de todos os envolvidos, como acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores, concorda?

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, os acionistas, enquanto provedores de capital, querem ter certeza de que a empresa está gerando sucesso financeiro e que atende as metas, como melhorar a lucratividade e desenvolver novas fontes de receita.

Assim, as medidas tomadas para atingir tais êxitos incluem a introdução de novos produtos e serviços, aprimoramento da proposta de valor e redução dos custos de fazer negócios.

Além disso, um bem-sucedido Balanced Scorecard precisa estar conectado ao seu tipo de negócio e ao que é relevante para você e seu nicho de mercado.

2. Perspectiva dos clientes

Esta segunda perspectiva do Balanced Scorecard determina a satisfação do cliente como um forte indicador de conquista para a empresa.

Ela permite que a organização saia de sua zona de conforto para se ver do ponto de vista do cliente, e não apenas de uma perspectiva interna.

Veja abaixo algumas estratégias nas quais sua empresa pode se concentrar para a aquisição e retenção de clientes, melhoria da autoridade entre eles e se destacar da concorrência:

  • Aperfeiçoar a qualidade dos produtos e serviços;
  • Refinar o atendimento e a experiência de compra e pós-venda dos clientes;
  • Compor promoções periodicamente;
  • Adequar os preços de seus principais produtos e serviços.

Consequentemente, para atingir seus objetivos financeiros, é indispensável atender aos carecimentos dos clientes e assim por diante com as outras perspectivas interdependentes do Balanced Scorecard.

3. Perspectiva dos processos internos

Os processos internos de uma empresa são indicadores de quão bem a entidade é executada.

Logo, um Balanced Scorecard coloca em perspectiva as medidas e os objetivos que ajudam o negócio a funcionar de forma mais eficaz e produtiva até atingir a excelência.

Ademais, essa perspectiva avalia se os produtos ou serviços da empresa estão em conformidade com os padrões que os clientes desejam.

Uma parte fundamental dessa perspectiva é responder à pergunta: “Em que somos bons?”.

A resposta, sem sombra de dúvida, irá facilitar a formulação das estratégias de marketing certeiras para entrar em ação e a busca por inovações que levem à criação de novas formas de responder às demandas dos clientes.

4. Perspectiva do aprendizado e crescimento

A quarta perspectiva do Balanced Scorecard tem por objetivo trabalhar no aprendizado da empresa, como o próprio nome sugere.

Ela representa a aprendizagem e experiência fundamentais para que a sua empresa realize suas metas e, desse jeito, cresça cada vez mais.

Vale refletir que, para que todos os objetivos que foram listados acima sejam alcançados, precisamos de talentos capacitados e engajados à cultura da sua empresa.

Entre outros pontos, invista em:

  • Capacitações e treinamentos;
  • Criação de um time mais assertivo e coeso;
  • Iniciativas que promovam a satisfação dos seus colaboradores;
  • Clima organizacional favorável.

Por fim, para montar um modelo de Balanced Scorecard, tudo o que você carece é de uma tabela com as quatro perspectivas e seus respectivos elementos interligados aos objetivos, indicadores, metas e ações, considerando todos os pontos de vista possíveis.

E tudo fica mais simples, por exemplo, usando uma ferramenta para criação de diagramas online, o próprio Excel, quadros físicos, post-its, cartolinas, e, é claro, de acordo com o que se adapta melhor ao seu negócio e maneira de trabalhar da sua equipe.

Quais são os benefícios de utilizar o Balanced Scorecard na sua empresa?

Até aqui, já explicamos como surgiu o Balanced Scorecard, o que é, quais são as perspectivas que norteiam a metodologia, e como implementá-la na sua empresa, certo?

Ainda que todas essas informações já passem uma boa ideia das vantagens desse modelo de gestão estratégica, pode ser que você ainda não tenha ficado convencido do poder que o BSC traz para o seu negócio.

Por isso, resolvemos listar os benefícios que mais se reforçam, que são:

  • Visão mais ampla, clara e intuitiva do planejamento da companhia;
  • Aperfeiçoamento frequente dos processos e das estratégias;
  • Alinha os indicadores às metas, ajudando na mensuração;
  • Fomenta a elaboração de planos de ação mais completos e precisos;
  • Visualização mais direcionada do futuro da empresa;
  • Potencializa o direcionamento das operações e processos;
  • Melhora a comunicação;
  • Ajuda a engajar e motivar os colaboradores;
  • Melhora a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes;
  • Eleva o nível de satisfação dos consumidores;
  • Torna a empresa com mais vantagem competitiva;
  • Recupera a sua imagem e posicionamento no mercado de atuação;
  • Assessora para manter um crescimento e evolução constantes.

Como vimos, aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa traz inúmeros benefícios!

Para isso, é preciso respeitar os princípios e fundamentos do método, porque eles serão os responsáveis por sustentar toda a aplicação das estratégias.

E lembre-se: a importância da mensuração de resultados deve estar sempre presente para gerar melhorias contínuas.

Em suma, o Balanced Scorecard permanece atual e assertivo, agregando pontos complexos de um negócio, que abrangem da relação com o mercado e clientes, até o relacionamento com seus colaboradores e o aprendizado e conhecimento da própria empresa.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.