X
21 de março de 2018

Saiba como criar um ecommerce de sucesso com 5 dicas muito eficazes

Você sabe o que é e-commerce e para que serve? Com certeza a grande maioria das pessoas já sabe muito sobre esse modelo de comércio. […]
14 de março de 2018

Conheça 3 fundadores de startups brasileiras de sucesso e saiba o que eles fizeram para alavancar os seus negócios

  Se você acompanha os meus artigos, então com certeza já sabe que para ser um empresário de sucesso, além de muito trabalho e dedicação, […]
7 de março de 2018

Steve Jobs: saiba por que ele é um dos maiores empreendedores do mundo e aproveite para se inspirar nessa trajetória de sucesso

Ele foi muito mais do que o fundador da Apple. Steve Jobs foi também um dos empreendedores que mais inovaram na história dos negócios, trazendo […]
3 de março de 2018

Mindset, a nova psicologia do sucesso: entenda como ele pode influenciar nos seus negócios

Mindset, a nova psicologia do sucesso, está muito mais relacionado a uma forma de mentalizar as coisas de maneira positiva do que à prática de […]
24 de fevereiro de 2018

3 dicas de liderança para empreendedores de sucesso

Você quer realmente ser um empreendedor de sucesso? Então precisará se cercar de uma série de estratégias para garantir essa meta! Já falei de empreendedorismo […]
14 de fevereiro de 2018

Saiba quais são as estratégias para o seu negócio prosperar em 2018

Você é dono de uma empresa, mas ainda não tem um negócio que gira da forma como espera? Posso imaginar como está ansioso e apreensivo, […]
4 de fevereiro de 2018

Conheça as 3 melhores ideias de negócios para 2018

Quer saber quais são os melhores negócios para 2018? Nada melhor do que começar o ano com o pé direito e já acertar de vez […]
30 de janeiro de 2018

As melhores sacadas de empreendedor para te ajudar a alavancar o seu negócio

Você quer ter as melhores sacadas de empreendedor? Aquelas que realmente vão fazer a diferença no seu negócio? Só quem já empreendeu sabe que o […]
27 de janeiro de 2018

Quer saber como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro? Confira as 4 dicas!

Quer saber como montar um negócio e empreender com pouco dinheiro? Saiba que você não é o único, afinal, o número de pessoas interessadas em […]
16 de janeiro de 2018

Saiba o que é inovação tecnológica e como preparar o seu negócio para isso

Inovar significa fazer algo novo, mudar costumes e práticas, é realizar alguma coisa de uma forma diferente da habitual. Já a inovação tecnológica refere-se especificamente […]

Hoje eu quero falar sobre os impactos do coronavírus no empreendedorismo, mas quero também mostrar que existem algumas estratégias que você pode adotar para evitar perdas e danos maiores no seu faturamento.

Em outras palavras, a dica é que evite olhar apenas o lado ruim da situação e procure encontrar oportunidades de fazer com que a sua empresa continue sendo percebida pelo público.

É possível, por exemplo, realizar o trabalho no home office, apostar no delivery e avaliar a alternativa de oferecer serviços na versão virtual.

Mas atenção: isso não quer dizer que não haverá repercussão negativa, mas sim que é preciso pensar em ações que ajudem as pessoas e que evitarão que o seu negócio tenha grande prejuízo.

Nesse texto você vai saber um pouco mais sobre os impactos do coronavírus no empreendedorismo e também algumas orientações de como minimizá-los.

Então vamos lá!

Quais os impactos do coronavírus no empreendedorismo, afinal?

De fato, os impactos do coronavírus no empreendedorismo são bastante altos.

Com o aumento de casos crescendo no Brasil – 4.256 no dia 29 de março de 2020, segundo dados das Secretarias Estaduais de Saúde apresentados pelo G1 – a rotina na vida das pessoas não tinha como não mudar.

Para piorar, a bolsa de valores chegou a ter queda histórica há alguns dias e o dólar opera em queda de 1,34% (R$ 4,9936), também de acordo com o G1.

Isso sem contar a nossa terrível rotina.

Mal saímos de casa, pouco nos relacionamos e, claro, praticamente não estamos consumindo produtos e serviços com medo da nova pandemia.

E essa é justamente a orientação: ficarmos reclusos e sair o mínimo possível até que se tenha um controle maior da doença.

Mas e você, que é empresário e já está sentindo (ou está prestes a sentir) os impactos do coronavírus no empreendedorismo e no seu negócio? O que fazer?

No próximo tópico você vai conhecer algumas alternativas.

O que fazer para minimizar os impactos do coronavírus no empreendedorismo?

Agora você vai conhecer algumas dicas sobre o que fazer para minimizar os impactos do coronavírus no empreendedorismo, mais especificamente no seu negócio, claro!

1 – Aposte no trabalho remoto

Entrar em pânico diante dos impactos do coronavírus no empreendedorismo ou até na possibilidade da doença atingir você, a sua família e os seus funcionários não vai te ajudar muito.

É preciso seguir com as orientações relacionadas às medidas de prevenção, mas é essencial também pensar na sobrevivência do seu negócio.

Uma das alternativas é colocar a equipe para fazer trabalho remoto (e isso inclui você e os líderes também).

Mas é preciso ter um certo cuidado com essa distância, pois ela pode levá-los ao desânimo e à perda de foco.

Para resolver, faça reuniões diárias por Cisco Webex como forma de alinhamento de ações e estratégias.

Assim os funcionários se mantêm motivados e focados.

Mas é importante que esses encontros virtuais se concentrem nos assuntos essenciais para o negócio.

Afinal, como seres humanos temos a tendência a olhar mais para as coisas ruins do que para as boas, e essa perda de eixo é o que pode colocar tudo a perder.

2 – Use o delivery

Independentemente do seu negócio, os impactos do coronavírus no empreendedorismo poderão ser bastante minimizados se encontrar alternativas de continuar atendendo o seu público.

Uma delas, dependendo do produto, é a entrega por meio do conhecido delivery.

Pois é, em tempos de quarentena, em que ninguém mais sai de casa, a opção de levar o seu negócio até a casa do cliente é realmente uma excelente forma de faturar.

Caso você já utilize o delivery, intensifique a atuação e divulgue essa intensificação ao seu público.

Caso ainda não utilize, passe a aderir à estratégia.

Os clientes agradecem e a saúde da sua empresa também.

3 – Vá para o online

Se a sua empresa atua com aulas, consultorias, terapias ou qualquer outro mercado que seja possível realizar os atendimentos de forma online, não pense duas vezes em aderir à opção.

Assim o seu negócio não para e você também tem a chance de continuar ajudando pessoas que dependem de você. E, quem sabe, até tem a possibilidade de aumentar a clientela.

Portanto, aposte em marketiing no Google e nas redes sociais e tente atrair ainda mais pessoas.

De fato, os impactos do coronavírus no empreendedorismo são inevitáveis e todos estamos sentindo esses efeitos.

Ainda assim existem alternativas para evitar a perda grande de faturamento.

Pense nisso!