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Cultura Organizacional: peça-chave para o crescimento da sua empresa

A cultura organizacional é a peça-chave para desenvolver as características necessárias para o êxito do seu negócio.

Uma vez bem estruturada, você terá efeitos consistentes não só nos lucros, mas para atrair e manter novos talentos, na melhoria da produtividade e satisfação da equipe, do relacionamento com os clientes, e na superação da concorrência.

Antes de aprofundar o tema, se faz útil entender que a cultura aqui proposta representa o conjunto de valores, hábitos, comportamentos e crenças, compartilhados por um núcleo de pessoas, dentro do contexto empresarial.

Esse mesmo conjunto impacta diretamente na dinâmica do grupo em questão, nas relações interpessoais e consequentemente nos resultados atingidos.

E digo mais: muitas vezes, funciona como norteador do planejamento estratégico, das decisões e outras chamadas de ações importantes em prol do coletivo.

Por isso, quanto antes tiver definido a identidade da sua empresa, o tipo ativo de liderança e gestão e o jeito de tornar esses atributos culturais valiosos para o seu time, público e parcerias, melhor.

Em suma, sua cultura organizacional simboliza o reflexo dos valores essenciais da sua empresa.

Então, o primeiro passo que você precisa ter em mente é entender qual é a cultura atual da sua organização, se ela realmente funciona para todos e como transformá-la, se válido for.

Para melhor absorver esse conteúdo, vamos identificar um case de sucesso que aplica com excelência a cultura e quais suas peculiaridades que permitem transformações e crescimentos no mundo dos negócios.

A importância da Cultura Organizacional para alavancar resultados

A busca principal de todas as empresas é obter bons resultados.

Entretanto, é exatamente por priorizar a cultura organizacional que cada uma delas cria oportunidades para colher os frutos.

Veja o exemplo a seguir:

A Microsoft, com desempenho de classe mundial e marcas renomadas, foi positivamente transformada por Satya Nadella, que sucedeu Steve Ballmer e Bill Gates, e assumiu desde 2014 a posição de CEO da corporação.

Até essa ocasião, suas receitas e lucros eram sustentados pelo produto que impactou a empresa desde o início da era dos computadores pessoais: o Windows.

E você pensa que Satya Nadella manteve o modelo do Windows como centro das atenções e competitividades?

Claro que não!

Ele embarcou em um programa para refinar a cultura da Microsoft, uma atuação desafiadora que mudou completamente a visão da Indústria: contribuir exclusivamente com as dores e os desejos dos consumidores.

E não pára por aí:

  • Oferecer lançamentos diferenciados como: computação em nuvem e inteligência artificial;
  • Alinhamento, motivação e aprimoramento constante dos funcionários;
  • Comunicação e confiança entre os setores, pois cada contribuição é bem-vinda;
  • Substituir burocracia e estagnação por novas formas de pensar e operar inovação;
  • Aprender que os concorrentes são potenciais aliados na estratégia corporativa;
  • Conhecer a fundo os clientes, inclusive os que compram dos concorrentes;
  • Fornecer suporte psicológico e feedbacks construtivos aos colaboradores;
  • Criação de um ambiente de trabalho seguro, onde todos se sintam reconhecidos.

Hoje, seus resultados reportaram lucro líquido de US $15,4 bilhões no segundo trimestre fiscal de 2021 (meses de Outubro a Dezembro de 2020), um avanço de 32% em relação ao mesmo intervalo de 2019.

Ficou animado para incorporar algumas dessas qualidades de alto desempenho da cultura organizacional em suas metas para este ano?

Lembre-se: a cultura de cada organização é diferente e é essencial reter o que faz a sua única!

Se você quiser saber mais sobre esse processo de transformação da cultura organizacional dentro de uma companhia, não deixe de ler “Aperte o F5: A transformação da Microsoft e a busca de um futuro melhor para todos”, escrito pelo próprio líder Satya Nadella, em 2018.

“Quando você muda a forma como vê o mundo, muda o mundo que vê”.

Vale cada página!

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