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O que é segmentação de mercado e por que apostar na estratégia?

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A segmentação de mercado é uma estratégia essencial para qualquer empresa.

Basicamente, ela permite que você divida o seu público em grupos de acordo com características, perfis de consumo e preferências, e crie ações de marketing específicas para cada um.

Além de direcionar os investimentos, você ainda vai ter a chance de atingir os clientes de maneira mais assertiva, gerar identificação dos diferentes grupos com a sua marca e aumentar consideravelmente os lucros.

Legal, né?

Nesse artigo, você vai saber mais sobre a importância da segmentação de mercado e também como ela pode fazer grande diferença para o seu negócio.

Confira!

O que é segmentação de mercado?

Segmentação de mercado significa dividir em grupos os clientes de uma marca de acordo com os interesses de cada um.

Dessa forma, é possível estruturar de maneira mais assertiva a estratégia de marketing, considerando os perfis dos diferentes segmentos de consumidores.

Veja que todos se beneficiam do que você oferece, porém, as preferências são bem distintas.

Vamos pegar como exemplo um mesmo fabricante de carros?

Alguns clientes compram o modelo compacto, outros o SUV, outros ainda apostam no sedan.

E o que os leva a essas decisões?

Preferência, situação social, perfil, etc.

Para chegar a essa conclusão, é preciso analisar 3 situações: geográfica, demográfica e psicográfica.

A seguir você vai saber o que significa cada uma.

1 – Geográfica

Envolve onde cada grupo está localizado, como cidade, estado e país.

2 – Demográfica

São as características da população, que estão relacionadas à idade, escolaridade, sexo (masculino ou feminino), etc.

3 – Psicográfica

Aqui entram o comportamento, a personalidade, a classe social, os desejos, a maneira de realizar as compras (internet ou lojas físicas) e o estilo de vida.

São contextos que influenciam o tipo de consumo.

A partir do momento que você faz a segmentação de mercado, é possível entender os diferentes perfis de clientes, realizar ações específicas para cada um e identificar oportunidades caso perceba carências relacionadas aos produtos ou serviços.

Mas será que um mesmo produto pode atender diferentes públicos?

Sim!

Dependendo do que a sua empresa oferece, você pode adaptar a solução para suportar todas as necessidades.

E isso vai depender de uma série de variáveis, como preço, funcionalidade e expectativas dos consumidores.

Por que fazer a segmentação de mercado?

Agora que você já sabe o que é segmentação de mercado, é importante que entenda por que ela deve ser feita.

Basicamente, essa divisão permite que você otimize e direcione as ações de marketing de maneira mais assertiva e precisa.

Assim, é possível realizar um tipo de ação para um primeiro grupo de clientes, outro para um segundo grupo e assim por diante.

Então, você atinge o grupo A com campanhas específicas que resolvam os seus problemas e facilitem as suas vidas. 

O mesmo é feito para o B, o C, o D…

Mas afinal, o que vai acontecer se você tiver 3 segmentos diferentes e fizer a mesma ação para todos eles?

Ela pode fazer sentido para o grupo A, mas não para o B, que não vai se identificar e pouco será beneficiado.

Talvez ele comece a entender que a sua empresa na verdade não tem uma boa solução para ele.

Enfim, a segmentação de mercado é uma forma de conversar com cada tipo de cliente de maneira assertiva e oferecer aquilo que de fato vai solucionar os seus problemas.

Consequência?

Além do investimento certeiro, você vai evitar gastos desnecessários, uma vez que as campanhas serão feitas para os públicos certos, e ainda por cima terá um retorno mais concreto desses investimentos.

Como fazer a segmentação de mercado?

É possível fazer uma pesquisa de segmentação de mercado para entender cada público.

O envio de questionários aos seus clientes é uma estratégia muito interessante.

Mas é importante que eles contenham perguntas que permitam que identifique as situações geográfica, demográfica e psicográfica.

Então você divide esses públicos em grupos e aposta nas estratégias de marketing mais assertivas para cada um!

Viu como a segmentação de mercado é importante?

Se ainda não fez, pode apostar na técnica.

O seu negócio agradece!A

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