3 dicas de liderança para empreendedores de sucesso
3 dicas de liderança para empreendedores de sucesso
24 de fevereiro de 2018
Steve Jobs saiba por que ele é um dos maiores empreendedores
Steve Jobs: saiba por que ele é um dos maiores empreendedores do mundo e aproveite para se inspirar nessa trajetória de sucesso
7 de março de 2018

Mindset, a nova psicologia do sucesso: entenda como ele pode influenciar nos seus negócios

Mindset, a nova psicologia do sucesso_ entenda como ele pode influenciar nos seus negócios

Mindset, a nova psicologia do sucesso, está muito mais relacionado a uma forma de mentalizar as coisas de maneira positiva do que à prática de ações eficientes.

Pelo menos é o que menciona a psicóloga Carol Dweck, professora da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e autora do livro Mindset A nova psicologia do sucesso.

Mindset A nova psicologia do sucesso

Basicamente, o termo trata-se das formas pessimista e otimista de ver a vida e, consequentemente, de como você se porta diante das coisas ao seu redor.

Apesar do assunto já ser meio clichê, ele nunca foi tão utilizado para a estratégia de sucesso de um negócio como tem sido ultimamente.

Muito mais do que um modismo, a atitude de otimismo que Carol Dweck propõe, faz com que você comece a enxergar a vida de uma outra maneira e a realizar ações assertivas para garantir o seu sucesso.

Para você entender melhor, vou explicar cada uma das duas mentalidades: a fixa e a progressiva.

1 – Mentalidade Fixa

Essa mentalidade faz parte da maioria das pessoas. Ela está presente em quem acredita que não possui capacidades e habilidades natas e que nunca terá a chance de desenvolvê-las.

São as pessoas que ficam facilmente desmotivadas e geralmente permanecem estagnadas em um mesmo emprego ou função ou, quando são empresárias, deixam de fazer ações de melhoria para os seus negócios.

Por acaso você gostaria de empreender, mas acha que nunca vai conseguir ter sucesso e continua no emprego que não gosta? Tem medo de se mostrar no trabalho porque acredita que pode ser demitido, então começa a estudar para concursos em busca de estabilidade? Quer ser um líder, mas prefere ficar quieto na sua função, pois acha que se tentar buscar um cargo maior possivelmente não vai atender as expectativas?

Caso tenha se identificado com alguma dessas situações, então você tem uma mentalidade fixa.

Será que não consegue ser um empresário? Que não será um bom líder? Que precisa de estabilidade para viver melhor?

Quem disse que essas situações te fazem ou te farão feliz?

A vida é feita de desafios e de altos e baixos e só quem sabe lidar com eles consegue ter uma vida mais feliz. Portanto, talvez essa seja a hora de você começar a pensar de uma outra forma.

Mas não é simples deixar de ter a mentalidade fixa e isso nunca vai acontecer de uma hora para outra. O que você precisa é começar a exercitar a sua mente para que aos poucos ela se torne progressiva.

Evite, por exemplo, expor os seus defeitos e quando achar que não é bom em algo, avalie quais são as maneiras de começar a ser melhor naquilo. Estude, leia artigos e livros e fale com pessoas.

Não tenha medo de não saber de alguma coisa. Mark Zuckerberg também nãos sabia de muitas coisas até ter a ideia genial de criar o Facebook. Agora ele é uma das pessoas mais inteligentes, estratégicas, influentes e ricas do mundo!

Comece a se movimentar, a pensar, a procurar e a evoluir.

Se muitos conseguiram, então você também consegue. Ninguém é melhor do que ninguém. A diferença está apenas na forma de pensar. É ela que vai te guiar ou não para o sucesso!

2 – Mentalidade Progressiva

Essa é a mentalidade que todos nós deveríamos ter e é ela que faz parte da vida dos nomes de maior sucesso.

Mas o primeiro passo para chegar nessa mentalidade não é tão simples: você precisa saber lidar com a frustração, algo bastante difícil considerando a cultura da sociedade em que vivemos e as expectativas que são colocadas em nós desde que somos meras criancinhas.

A maioria das pessoas não tenta algo novo por medo de como vão se sentir se cometerem erros e falhas.

Mas o que elas não sabem, é que o fracasso é essencial para o aprendizado. Falhando você ganha experiência e tem a chance de fazer tudo de uma forma melhor.

Ao invés de não tentar alguma coisa ou de tentar e se frustrar, ficar deprimido ou se sentir culpado, que tal encarar isso de uma outra maneira?

Fale para você mesmo: “Que bom que eu tentei, agora eu já sei como isso funciona”.

É claro que todos nós ficamos tristes e desanimados em algum momento da vida, até o Mark Zuckerberg deve ficar de vez em quando. Mas isso não pode ser a premissa para você desistir ou não tentar evoluir.

Mas atenção: a frustração aqui está relacionada a algo grande, como ter um negócio que não deu certo.

Não estou me referindo a situações pequenas do dia a dia e a contextos isolados que, na verdade, nem precisaríamos do mindset para deixarmos de lado.

Mas se você costuma se preocupar com coisas pequenas, comece a exercitar o mindset progressivo também nesses contextos.

Considere que a nova maneira de pensar deve ser com relação a tudo que acontece ao seu redor!

Lide com a sua frustração, mas seja rápido para pensar em melhores estratégias, em alternativas diferentes e em novas formas de chegar no sucesso.

Só assim você vai usar o Mindset, a nova psicologia do sucesso, a seu favor!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

1 Comentário

  1. […] fim, seu modelo de gestão estratégico e humanitário — pautado na valorização dos funcionários — e sua visão de dar […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.