Como controlar seu estoque e evitar prejuízos?
27 de dezembro de 2017
Quer abrir uma startup? Conheça as ideias de negócios mais inovadoras dos últimos tempos para você se inspirar
Quer abrir uma startup? Conheça as ideias de negócios mais inovadoras dos últimos tempos para você se inspirar
9 de Janeiro de 2018

3 dicas para você ter sucesso ao apresentar o seu projeto a um investidor anjo

3 dicas para você ter sucesso ao apresentar o seu projeto a um investidor anjo

3 dicas para você ter sucesso ao apresentar o seu projeto a um investidor anjo

investidor anjo é uma pessoa física ou jurídica que investe em startups. Geralmente é alguém que já foi um executivo ou um empreendedor e que reserva parte das suas economias para fazer um investimento anjo em uma empresa com grande potencial de crescimento.

Além do financiamento, o investidor anjo também oferece um suporte ou até uma mentoria ao dono da startup e acompanha de perto toda a evolução do negócio.

Se você tem uma startup, mas não tem dinheiro para investir na sua ideia, não hesite em procurar um investidor anjo. Ele vai financiar o seu negócio e ainda te dará dicas e orientações muito valiosas para você crescer e alcançar os seus resultados.

Mas não pense que tudo é tão simples quanto parece. Primeiro você precisa convencer esse investidor de que o seu projeto é rentável e que tem alto potencial de crescimento. Sua ideia deve ser inovadora e fazer a diferença na vida dos potenciais clientes. Se não for assim, pode esquecer o investimento!

Para te ajudar, listei algumas dicas bem interessantes para você apresentar o seu projeto ao investidor anjo e garantir o financiamento que você precisa. Confira!

1 – Prepare-se

Antes de mais nada, você precisa se preparar muito bem para apresentar o seu projeto ao investidor anjo. Lembre-se de que essa será a oportunidade de ele te conhecer e, dependendo da sua apresentação, será também a última vez que ele vai te ver.

Estude muito bem tudo que vai apresentar, comunique-se de forma clara, objetiva e assertiva e mostre seriedade, compromisso e propósito com o seu projeto.

Tenha cuidado com gírias e cuide bem da sua aparência. Apesar do conceito de startup ser de uma empresa jovem e inovadora, isso não significa que você deve abusar da informalidade.

O investidor precisa confiar em você ao ponto de colocar dinheiro no seu projeto, acreditando que é a pessoa ideal para garantir o sucesso do negócio.

2 – Foque nos resultados

Para investir em um negócio, o investidor anjo precisa saber se ele terá sucesso e, portanto, a parte que mais interessa é a dos resultados.

Você precisa mostrar o quanto a sua ideia é valiosa e o quanto ela vai ajudar pessoas, resolver problemas e facilitar a vida de quem adquirir o produto ou a solução.

É claro que a sua apresentação precisa contemplar todas as etapas do projeto, mas é essencial que você dê um foco maior ao resultado que o seu negócio deve atingir para que esse investidor perceba que ele realmente vai lucrar.

3 – Siga as 3 etapas primordiais

Para você apresentar um projeto ao investidor anjo é muito importante que siga 3 etapas fundamentais:

– Pitch

Conhecido como Discurso do Elevador, o Pitch é uma rápida apresentação de 5 a 10 minutos e que consiste em vender a sua ideia de forma clara e objetiva. É como se você encontrasse o investidor anjo no elevador e tivesse o tempo em que ele sobre até o seu andar para apresentar a sua ideia.

Com um tempo tão curto é muito importante que você forneça ao investidor as informações essenciais para que ele compre a sua ideia logo de cara.

Foque no que é importante e tente chamar a atenção dele. A dica é falar sobre:

O mercado e a necessidade que será atendida;

Como o produto ou solução atenderá essa necessidade;

Qual é a inovação da sua ideia e o diferencial dela;

Qual é o potencial do seu negócio;

Fluxo de Caixa, Break-even, Payback, VPL e TIR;

E o time que executará;

Se preferir, use alguns slides para facilitar o seu trabalho.

– Sumário Executivo

É um material complementar de uma ou duas páginas com informações relacionadas à empresa e ao modelo de negócio, incluindo os sócios e a equipe.

– Apresentação do modelo de negócio

Utilize cerca de 20 slides para apresentar o seu modelo de negócio e detalhe bem todos os tópicos.

Uma ferramenta bastante interessante, objetiva, simples e muito eficaz para elaborar o modelo de negócios é o Canvas. Ela é bem eficiente e facilitará muito a sua apresentação!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Empreendedor, Empreendedor Social, Investidor, Palestrante, Mentor, Conselheiro, Cientista, Político por vocação e Amante da inovação.

2 Comentários

  1. Parabéns Presleyson!

    Sempre com excelentes dicas ao mundo dos negócios!

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *