5 dicas para construir o currículo ideal afim de recolocar-se em 2018
9 de dezembro de 2017
Como controlar seu estoque e evitar prejuízos?
27 de dezembro de 2017

A importância do investidor anjo para o seu negócio

A importância do investidor anjo para o seu negócio

Investimento anjo é um investimento feito por pessoas físicas que possuem um capital próprio e o colocam em startups, empresas em início de atividades e com uma proposta de solução com alto potencial de crescimento.

Mas afinal, o que é investidor anjo? Geralmente é alguém que já foi empresário, empreendedor ou executivo, que trilhou uma carreira promissora e de sucesso e que acumulou recursos ao ponto de poder alocar parte, como 5 ou 10 por cento, em novas empresas. Ele também oferece a sua experiência como um apoio para os donos das startups em que investe.

Diferente de um investidor comum, o investidor anjo não precisa colocar uma grande fortuna em um investimento, afinal, a startup geralmente precisa de poucos recursos para começar a funcionar.

Outra diferença, é que o investidor anjo tem como meta aplicar dinheiro em negócios de alto grau de retorno e que terão um impacto muito positivo para a sociedade, gerando oportunidades de trabalho e de renda.

Mais do que isso, o termo “anjo” refere-se a um investidor que não é apenas financeiro, mas que também apoia e orienta o dono da startup com a sua experiência e conhecimento, para que assim aumentem as chances de sucesso do negócio.

O investimento anjo pode ser feito por um investidor ou por um grupo de duas a cinco pessoas, tanto para a diluição dos riscos quanto para o compartilhamento do empenho. Nesse caso, uma ou duas pessoas são designadas para serem os investidores líderes de cada negócio, agilizando assim o processo de investimento.

O valor do investimento geralmente é de 200 a 500 mil reais, mas pode chegar em até um milhão, dependendo do caso.

Agora que você já sabe o que é investidor anjo, o que acha de entender melhor a importância dele para o seu negócio?

O investidor anjo pode oferecer o capital que você precisa para começar a sua empresa

Se você tem um negócio inovador, em um mercado de potencial significativo, com alto grau de rentabilidade e de crescimento, mas não tem dinheiro para colocar nele, então você pode apostar em um investidor anjo para te ajudar.

Além de ele ser uma ótima fonte de financiamento para a sua startup, o investidor anjo ainda te dará suporte e apoio para que você possa trabalhar da forma mais estratégica possível.

Pode ter certeza de que é muito mais vantajoso para o seu negócio ter esse investidor do que pedir empréstimos em bancos.

Os contratos são flexíveis

O investidor anjo faz o investimento com o seu próprio dinheiro e, portanto, os critérios contratuais são muito mais flexíveis, bem diferente das cláusulas das grandes instituições financeiras, como os bancos. Eles engessam os contratos de financiamento e muitas vezes nem sequer chegam a liberar o valor ao empreendedor.

O investidor anjo pode assumir riscos

Se a sua empresa realmente tem potencial e o seu negócio é mesmo inovador, então provavelmente o investidor anjo vai querer investir nela sem medo de assumir o risco.

Para você, assumir o risco com um financiamento em banco é muito mais difícil do que para um investidor anjo investir em uma startup, pois ele geralmente já tem experiência e vivência como empreendedor e por isso sabe exatamente onde e como investir.

É uma oportunidade de agregar conhecimentos e fazer networking

Ao investir na startup, o investidor anjo leva com ele toda a sua bagagem, o seu conhecimento e a sua experiência em negócios e empreendedorismo, o que é muito valioso para uma empresa. Além disso, ele geralmente possui uma rede de contatos que podem ser extremamente válidas para o sucesso do seu negócio, ao passo que sem ele você provavelmente levaria muito mais tempo e teria mais dificuldades em fazer o seu networking.

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.