e-Commerce: entenda a melhor forma de estruturar e vender seu negócio online
12 de novembro de 2017
Qual a importância do marketing digital e como se beneficiar com ele?
2 de dezembro de 2017

Empreendedor: 3 dicas de como estruturar um bom negócio e lucrar com ele

Que muita gente quer empreender não é nenhuma novidade. Ser dono do seu próprio negócio, fazer as coisas do seu jeito, ter autonomia e melhor: escolher algo que você goste e ainda ganhar dinheiro com isso, é o que quase todo mundo quer.

Mas será que montar um negócio dá realmente certo? Será que é possível lucrar com ele? Essas são as dúvidas mais comuns de quem quer empreender.

Se você se sente assim, não se preocupe. Faz parte do receio que qualquer pessoa teria, afinal, é um investimento e, como todo investimento, ele pode não dar certo.

Mas existem algumas técnicas que você pode aplicar para evitar ao máximo os erros e fazer com que o seu projeto se torne um bom negócio.

Quer saber quais são elas? Então confira!

1 – Conheça-se

Antes de mais nada você precisa se conhecer, ou seja, saber qual é o seu perfil e qual papel você conseguirá desempenhar bem no seu negócio.

Sua habilidade pode ser mais voltada a:

– Empreender, direcionando o negócio e tomando decisões;

– Gerir, fazendo a administração da empresa;

– Operar, executando as tarefas.

Se o seu perfil for mais voltado a empreender, você precisará de alguém para gerir e operar, se for mais voltado a operar, precisará de alguém para empreender e gerir.

Todas as pessoas possuem um perfil mais voltado a uma ou duas dessas características e geralmente precisam de alguém para complementar os pontos de menor habilidade.

Uma alternativa é ter um sócio que te auxilie com as habilidades dele. Mas se prefere trabalhar sozinho, um mentor ou um coaching podem te ajudar muito a desenvolver as características que você não tem. Outra possibilidade é pagar uma pessoa por hora para te ajudar a operar, por exemplo.

Você não é perfeito, sempre uma ou outra característica irá se sobressair, por mais que se esforce para desenvolver o que falta. Seja aberto para aceitar os pontos que precisa melhorar e humilde para pedir ajuda quando for preciso. Mas considere que qualquer bom negócio precisa dessas 3 habilidades para que tenha sucesso!

2 – Prepare-se

Você precisará conhecer muito bem o seu mercado, estudar sobre ele, sobre a concorrência, sobre as melhores práticas e fazer cursos de gestão e empreendedorismo. Se informe sobre os riscos do seu negócio, sobre fluxo de caixa, capital de giro, vendas e marketing.

Muitas pessoas se enganam ao montar um negócio já conhecido por elas, geralmente relacionado a algo que já fizeram nas empresas em que trabalharam.

Muito cuidado. Não se iluda ao achar que por conhecer um serviço você pode tranquilamente montar um negócio sobre ele. Empreender é muito mais do que conhecimento de produto ou de solução. É estar preparado para o mercado, ter dinheiro suficiente para investir no negócio e fazê-lo girar, lidar com fornecedores e clientes e muito mais.

Um dica interessante é montar um modelo de plano de negócio bem estruturado. O Canvas é uma ótima ferramenta para isso. Ela é simples e prática e tem ajudado muitos empreendedores a dar início aos seus projetos.

3 – Seja aberto às mudanças

Você estruturou o seu negócio e está começando a dar o primeiro passo, só que no meio do caminho você percebe que talvez ele tenha que ser feito de um outro jeito para que realmente dê resultado.

Que bom que percebeu a tempo e que ainda tem a chance de fazer diferente antes de perder dinheiro, não é mesmo?

Infelizmente nem todos os empreendedores pensam assim e muitos não estão preparados para perceber que chegou a hora de mudar o rumo dos seus negócios. Isso acontece porque não estão abertos o suficiente para as mudanças ou que estão extremamente apegados com as suas ideias iniciais.

A primeira pergunta que você deve se fazer é: “eu quero ou não quero lucrar com o meu negócio?” Simples assim! Se quer ganhar dinheiro, vai ter que ter a mente aberta para qualquer mudança que precisará ser feita no meio do caminho, mesmo que seja para alterar completamente a estrutura do seu negócio.

Procure não se apegar. Lide com tudo de forma madura e profissional. É claro que é importante fazer o que gosta e o que acredita, mas é importante também ganhar dinheiro. Se for o caso, repense e reestruture o seu projeto para que ele se torne de uma vez por todas um bom negócio!

Presleyson Lima
Presleyson Lima
Ajudo empreendedores e intraempreendedores obterem resultados em seu negócio através da segurança da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.